25/05/12

VOVÓ LAURINDA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 18.01.2012
DESTINO: Estação Vovó Laurinda (Parada)
LOCALIZAÇÃO: Município Pindamonhangaba – SP
COORDENADAS:  22°52’12.39″S 45°35’6.26″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim (em uso pela E.F.C.J.)
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1986
CONSTRUÇÃO: Estrada de Ferro Campos do Jordão
STATUS DO PRÉDIO: Em pé e bem conservado
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Claudinéia de Marchi

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Vovó Laurinda é um lugar lindo, fica às margens da rodovia que liga Campos do Jordão à Pindamonhangaba, e ir até lá foi uma aventura muito interessante. Viemos desde a estação Piracuama seguindo a linha da E.F.C.J. por onde deu e por vezes até por onde não deu, rerere… mas o importante é que conseguimos o nosso objetivo, que era documentar a parada Vovó Laurinda com riqueza de detalhes. É um local bucólico às margens do rio Piracuama, de onde pudemos avistar belas paisagens beirando a linha férrea. Lá tem morros, rios, pequenas quedas d’água e claro, a estaçãozinha (parada), que fica bem ao lado do rio, de onde pode-se ouvir perfeitamente o som das águas rolando por entre a mata. Vovó Laurinda nada mais é do que uma plataforma coberta por telhas, com algumas casas da E.F.C.J. ao lado. Andar por lá foi uma terapia, o som da água acalma, o dia estava lindo e a estaçãozinha bem conservada. Hoje já não serve mais nem mesmo como parada, mas continua charmosinha. Para quem gosta de aventuras ferroviárias, vale uma passada por lá, pois o acesso é fácil e com sorte, quem sabe até role um mergulho no rio para relaxar? De Vovó Laurinda seguimos para o Parque Reino das Águas Claras, mas esta fica para uma outra oportunidade…

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

3Comentários

  1. 18/08/13 às 5:26
    marcos antonio silva.:

    está pequena estação com o nome de vovó laurinda fico imaginando com estés detalhes destá casas bem simples a beira dos trilhos de uma ferrovia que ainda leva alegria para outras cidades. como podemos ver nestá reportagens.ao mesmo tempo esté belo rio em volta destá estação com suas corredeiras de águas cristalinas em seu leito podemos ver que há muitas pedras no seu leito.é o cenário com bastante vegetação as montanhas a sua frente a ti esperá para um convite para passear neste trajeto em quanto há vida nessa ferrovia.abs.

  2. 04/01/16 às 22:28
    Glauber Gleidson Peres:

    Sou de Pindamonhangaba SP, mais precisamente de Moreira César.
    Conheço uma estação de Trem que fica atrás da Novelis em Coruputuba, usada no passado distante
    por moradores da antiga fazenda-fábrica de papel para ir de trem à Aparecida ou ao Centro de Pinda.

    Seu acesso é pelo Bairro Laerte Assunção, pela Avenida 2, que margeia a linha férrea da MRS Logística. Fica a Dica

  3. 05/01/16 às 17:45
    marcelo:

    Boa, vou anotar e certamente irei, abs!

Deixe seu Comentário