29/05/12

VIRACOPOS

DATA DA EXPEDIÇÃO: 10.02.2012
DESTINO: Estação Viracopos
LOCALIZAÇÃO: Município Campinas – SP
COORDENADAS:  23° 1’26.50″S 47° 9’21.25″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim (em uso)
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1978
CONSTRUÇÃO: Ferrovia Paulista S.A.
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, porém completamente depredado
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Ir sozinho até a estação Viracopos, foi digamos, uma experiência diferente. O acesso é bem difícil, feito por uma estrada de terra bastante acidentada (possivelmente obra das enchurradas), onde tive que deixar a “Pretona” (minha pick-up) pelo caminho e seguir a pé até o local. Viracopos não oferece nada de encantador, é um prédio sem graça, já dos tempos da FEPASA, que em nada despertaria o meu interesse, se não fosse o meu compromisso com o projeto. A jornada foi boa, me fez refletir sobre muitas coisas e o fato que estar o tempo todo sozinho também ajudou a colocar as idéias no lugar. No local, encontrei abandono como já era de se esperar, um prédio semi-destruído, pichado e todo quebrado, com cacos de telha por todo lado e muito mato cobrindo o seu acesso. Lá havia um trem parado, que saiu assim que cheguei, e não havia mais nenhum sinal de vida. Estranho se imaginarmos que eu estava há poucos quilômetros de um grande aeroporto internacional né? Mas era isso mesmo, nenhuma alma viva vagava por lá, só a minha. Viracopos é uma depressão só, a não ser que tenham uma missão como a minha, não vale a pena ir lá não. Melhor usarem o tempo para observarem os aviões chegando e partindo na cabeceira da pista, isso sim é legal.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

3Comentários

  1. 19/08/13 às 3:22
    marcos antonio silva.:

    o que falar da antiga rede ferroviaria antiga fepasa descaso mal administraçãoou incompetençia desses governo que passarão a responsabilidade para as empresa logisticas que atuam nesse segmento de cargas não com passageiros.olha como está a antiga estação totalmente depredada sem nenhuma utilidade apenas para os vandalos que atuam nessa região.completamente abandonada á própria sórte. quantas pessoas que precisa de uma móradia é o que vemos são casarões completamente abandonados porque não recuperar para outros fins. é mais é preverivel deixar assim do que ser utilizado.esses são os nossos governos que nós elegemos para cuidar da população como nósé voces.até mais abs.

  2. 30/04/14 às 21:16
    Sergio:

    Noto que seu projeto tem uma relevância social e cultural enorme. Você tem evidenciado o abandono do patrimonio publico e isso tem dispertado nas pessoas a preocupação de restaurar. O seu projeto é vitorioso!!!

  3. 21/04/15 às 23:56
    marcos antonio silva:

    como podemos classificar o tamanho descaso com a historia ferroviaria de nosso estado e pais que veio para contribui para o crescimento de tantas regiões por onde existiu ou ainda exista a tão sonhada estrada de ferro hoje o que podemos ver são tantas construções que fazia parte da historia ferroviaria se apaga por falta de conservação por parte de nossos governos que pouco se importa com esse passado de lutas de muitos sera que não vale recuperar a verdadeira historia ferroviaria hoje tudo esta no completo abandono como possamos ver nas estaçoesbrasileiras abs

Deixe seu Comentário