19/12/13

VILA MARGARIDA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 08.11.2012
DESTINO: Estação Vila Margarida (Parada)
LOCALIZAÇÃO: Município São Vicente – SP
COORDENADAS: 23°57’39″S 46°24’17″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim, apenas em alguns trechos
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1960/70 (período provável)
CONSTRUÇÃO: Estrada de Ferro Sorocabana
STATUS DO PRÉDIO: Demolido, apenas alguns restos de trilhos ainda resistem no local
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Claudinéia de Marchi

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
A parada Vila Margarida está exatamente aonde a linha que segue para Samaritá cruza com a Rodovia do Imigrantes em São Vicente. Estive no local e pude ver o quanto é precário (pelo menos em termos de limpeza) e imagino que tenha sido até mais anteriormente, pelos relatos que contam sobre as pedras, que eram atiradas pelos moradores nos trens de cargas e principalmente de passageiros, o que obviamente não demonstra que o lugar contava com um nível elevado de educação e infra-estrutura básica não é mesmo? Andei por lá, vi aonde a plataforma estava localizada, sim, era apenas uma plataforma de estrutura metálica coberta por telhas de amianto e um pequeno alambrado cercando a parte de trás. Em 1999 cessou por ali o transporte de passageiros e em 2008 o de cargas, sobrando apenas o que vimos, trilhos cobertos pelo mato e pelo asfalto, e muita sujeira. Um projeto de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), tramita ali na região com promessas e boatos, mas nada de concreto foi visto por mim  enquanto estive lá. Em resumo, é um lugar que ficou no passado ferroviário da região, estagnado, como tantos outros.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
POSTER VILA MARGARIDA

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

6Comentários

  1. 19/12/13 às 23:05
    andre:

    quanto lixo jogado hein ?

  2. 20/12/13 às 0:29
    marcos antonio silva:

    boa noite marcelo. mais um comentario dessa que no passado transitou por esta cidade no litoral. trazendo turista o progresso.chamado ferrovia que pena que tudo isso se acabou com o passar dos anos me lembro muito bem como se fosse hoje. as velhas locomotiva trazendo os turista para as praias desta regiao.e mais trazendo economia para os comerciante. me lembro em cada detalhes.pena marcelo que nao tenho fotos para ti mandar dessa epoca mais nao esqueci desse passado. dos trens chegando e saindo de sao vicente.hoje mais uma vez graças ao seu documentario que estamos vendo o que foi e como esta hoje em 2013 tudo abandonado largado cheio de lixos nos trilhos. nada mais uma vez foi feito para sua conservaçao desta atividades chamado ferrovia ao que parece marcelo tudo e propocital para se acabar com esse meio de transporte rapido que nao polui muito o meio ambiente.hoje da impressao que nossos governos estaduais juntamente com os municipais estao voltado para o outro meio de transporte pelas rodovias para se ganhar com altos pedagios em todo seu trajetos. esta e a mais realidades dos tempos de hoje o passado nao se mistura no meu ponto de vista com o progresso que chegou nesta regiao atraves desses trilhos que estamos vendo naquilo o que restou.esse e o respeito com o passado de tanats lutas e glorias daqueles que deram sua contribuiçao nesse segmento chamado ferrovia. ferrovia que hoje esta nessa situaçao o respeito mais uma vez com o passado nao existe na mao desses politicos que tenta esconder o grande descaso em nossas malhas ferroviaria em todo nosso estado chamado sao paulo.esse e o retrato desse meio de transporte que esta acabando por toda nossa regiao interior e litoral se fosse em outro paises tudo isso estaria fucionando para levar turista por varias regioes belissima que ainda existe. mesmo sem proteçao nenhuma desse governos imcopetentes que estao no poder por muitos anos culpa maior somos de nos de eleger essa classe politicas. que estao hoje nos desmando de nossos pais chamado brasil. abs marcelo fica com deus de marcos silva.

  3. 21/12/13 às 2:54
    marcos antonio silva.:

    aqui sonhos que foram depositados nesse meio de transporté que aqui como estámos vendo nada restou. a tão sonhada ferrovia ném se quer existé mais em seu longo trajéto que existia cortando está cidade de são vicente. já se passou desté a sua inauguração 43 anos é pouco foi feito para sua sobrevivencia então pouco tempo de atividades. hojé é isto a mais purá realidade desse meio de transporté que com o passar dos anos vem sendo mutiládo por completo. qual a razão de tudo isso.com tantas desátivações em tantos lugares. que poderia aproveitar esse meio de locomoção.ao que parece essa é a formá de se acabar com o passado de lutas é sonhos esperança alegria é lagrimas.lagrimas essa é formá de ver o tamanho descaso com nossas ferrovias. tudo parado no tempo largado a propria sorté.sorté está que ficou no passado não muito distantes.hojé o que restou foi apenas descasos é falta de respeito com aqueles que há construirão com tanto esforço em todo seu detalhes. está marcelo é a mais purá verdade desse passado chamado ferrovia. passado que ficou no esquecimento engavetado. sem investimento em todas as formá que se possa imáginar esse é o retrato de nossas ferrovias esperando por um milágre. que possa demorá . é quando chegar vai ser tarde demais.não hávera nada para se contar. do passado chamado ferrovias. abs marcelo de marcos silva.

  4. 08/01/14 às 3:21
    marcos antonio silva.:

    estação vila margarida. anos de 1960 é 1970 anos de sua construção. como podemos classificar o tamanho dos descasos com essa que um dia foi uma importante linha ferrea.hojé como estámos vendo apenas lixo em seu caminho .que um dia trouxe esperança sonhos para está região. é seus morádores é seus comerciantes.a história dessa ferrovia não existé mais apenas resto da antiga linhá ferrea o passado dessa ficou para trás como muitas outras estações.o brasil é grande em seu tamanho territorial. mais pequeno na memória em conservar o seu passado glorioso chamado ferrovia.ferrovias estás é muitas outras que pede socorro por falta de investimentos nesse setor muitos anos de descasos é desmando por parté de nossos póliticos. até quando vai ficar nessa situação nesse segmento. o brasil perde em malha ferroviaria para vários paises como .russia china india canada frança argentina´é muitos outros.paises que não tém o mesmo tamanho territorial como o brasil. é porque está nós dias de hojé nessa situação tudo sucatea por falta de investimentos nesse setor foram muitos anos de abandonos por parté do poder público.o que tém o que existé ainda que está parado por muitos anos porque então não recuperá uma boa parté delas para prossegui levando o progresso de muitas regiões esse é o sonho de muitos ferroviarios que estão sem empregos nós dias de hojé esse mais uma vez é o retrato desse pais chamado brasil. até mais marcelo de marcos silva.

  5. 11/03/14 às 3:58
    marcos antonio silva.:

    quantos sonhos foram trazido por esses trilhos que hojé estamos vendo completamente desátivados é cheios de lixos naquilo que restou.por onde muitos vinham de longe para se chegar a essas belas praias desse litoral.quantos encontros é desencontro foram vividos naquela epóca.sonhos que com o passar dos anos foi esquecidos é desátivados.a tão sonhada locomotivar ao chegar sempre com seu ápito dava seu sinal de vida. vida essa com o passar dos anos foi morrendo lentamente.hojé infelismente a velha locomotiva não existé mais no seu percurso trazendo também alegria para ambas as partés.sonho de quem viveu essa epóca de magestosa ferrovias de alegria é sonhos para muitos.hojé o retrato é outro tudo desativado é esquecido pelo poder publico de nosso estado.abs marcelo de marcos silva.

  6. 23/06/14 às 23:18
    marcos antonio silva:

    esse e o retrato dessa ferrovia nesse trecho de são Vicente por onde se levou tantos sonhos hoje e outra realidade como podemos ver no que restou de um passado que infelizmente não volta mais a historia aqui acabou para sua população e seus usuários ate mais

Deixe seu Comentário