17/09/14

VALINHOS NOVA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 13.02.2012
DESTINO: Estação Valinhos Nova
LOCALIZAÇÃO: Município Valinhos – SP
COORDENADAS: 22° 58’08″S 46°59’35″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim, em pleno uso
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1872
CONSTRUÇÃO: Companhia Paulista de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, fechado, aparentemente servindo como museu
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Claudinéia de Marchi

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Estive na estação Valinhos Nova vindo de Vinhedo, foi uma passagem rápida, porém suficiente para documentar o atual estado da antiga estação da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Bem ao lado de uma grande indústria centenária (Unilever), a estação ainda mantém boa parte das suas principais características, tendo grande destaque a entrada principal e a “gare”, com uma grande cobertura metálica, ainda bastante imponente. Hoje ali, funciona um museu municipal, que estava fechado na ocasião da visita. Por lá, havia ainda a placa de quilometragem e altitude, a plataforma, a linha, desvio, algumas sinalizações e  uma passagem subterrânea ligando os dois lados da plataforma mas estava trancada e não pude vê-la por dentro. Andei por todo lado, chegando até o prédio da antiga estação, que está pouco à frente deste, mas dela falarei em breve, e tive a sorte de ver uma composição de locomotivas da MRS seguindo sentido Jundiaí enquanto estive documentando o lugar. Por lá, como em tantas outras, havia bastante sujeira, um certo ar de descuido, e aquele clima de tristeza. Pessoas perambulam o tempo todo pelo local, o que dá um pouco de vida, mas isso passa longe do ideal para um lugar com tamanha carga histórica. Como não poderia faltar, a ferrugem dava um toque final ao local. De lá, segui em frente no sentido de Campinas…

FOTOS DO LOCAL:


MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
VALINHOS_NOVA_POSTER_OFICIALnet

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

3Comentários

  1. 08/10/14 às 20:08
    marcos antonio silva:

    ano de sua construção 1872 quantas historias se confunde com o passar dos anos nesta estação valinhos nova aqui mesmo sem o movimentos de passageiros como no passado desde sua inauguração podemos ver a conservação em varios segmento que faz parte de sua historia nesse uinicipio de valinhos aqui os orgãos competente ainda bem que preservou essa reliquia em detalhes vindo sem duvida nenhuma da europa como na estação da luz e julios preste e tantas outras em nosso estado e pais aqui marcelo faltou um detalhe os movimentos das locomotivas indo e vindo nessa região mais tudo bem o principal e que ela apesar da idade de 142 anos ainda sobrevive e esta viva em outras funções desse municipio que aqui voce resgatou em mostrar para nos o verdadeiro significado das palavras estaçoesbrasileiras ainda bem que o sonho de muitas ainda não acabou nesse transporte tão pouco aproveitado no transporte de pessoas em nossos interior por onde existiu ou ainda exista essa maravilhas chamado estrada de ferro o silencio em muitas acabou mais em outras vive a esperança que um dia possa volta a fluir com vidas e sonhos de muitos ate as proximas marcelo abs.

  2. 10/10/14 às 13:24
    marcos antonio silva:

    aqui um pequeno comentario sobre trilhos porque em outros paises a malha ferroviaria vem em 1 lugar no transporte de diversos produtos e passageiros e continua sobrevivendo atraves do tempo aqui em nosso pais chamado brasil isso não existe o que existe de verdade são descasos e desativações em muito lugares ate mais abs.

  3. 11/10/14 às 0:27
    marcos antonio silva:

    ola marcelo de toda sua viagens por esse imenso estado e pais de nosso brasil quantas ferrovias que voce catalogou nas sua postagens que ainda estão em plena atividade no segmento ferroviario por isso mais uma vez esse e o nosso pais na preservação desse meio de transporte sobre trilhos a medida que voce juntamente com sua equipe que ti acompanha e vai em busca de novas estações quem esta do outro lado que todos nos sabemos procura apaga a historia e o sonhos de tantos colaboradores que deram sua vida na construções nesse transporte que vem perdendo força e trilhos por diversas regiões exemplo maior que voce citou na estaçao que foi demolida alguns dias depois de sua reportagens sobre sua historia enquanto durou suas atividades no transporte sobre trilhos por isso não pare não recua mesmo tendo em sua frente qualquer obstaculo que possa surgi em seu caminho abs

Deixe seu Comentário