29/05/12

TORIBA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 17.01.2012
DESTINO: Estação Toriba (Parada)
LOCALIZAÇÃO: Município Campos do Jordão – SP
COORDENADAS: 22°46’15.44″S 45°36’5.87″W (bastante aproximadas)
TRILHOS NO LOCAL: Sim (em uso)
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1943
CONSTRUÇÃO: Estrada de Ferro Campos do Jordão
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, muito bem conservado
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Claudinéia de Marchi

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Um lugar lindo, é assim que descrevo a pequena estação (parada) Toriba. Esqueça o acesso por estrada, e também o caminho por dentro do hotel, que já não funciona mais (vide foto do portão abaixo), portanto, para quem quiser ter estas vistas maravilhosas, ou fará como eu (ir a pé pelo leito da linha) ou de trem partindo de Campos do Jordão ou Pindamonhangaba. Vale lembrar que Toriba já não funciona mais como parada há algum tempo, e de trem (para quem escolher esta opção) terá que observar tudo em movimento, o que é uma pena. A parada Toriba é uma plataforma com colunas em madeira (troncos) coberta por telhas e cercada de verde por todos os lados, a vista de lá é linda, mas a subida para se chegar até ela cobra o preço justo por tal momento contemplativo. Mesmo não havendo nada por lá (o portão de acesso pelo hotel já não dava sinais de uso há algum tempo), a beleza do local impressiona. Eu indico para quem gosta de ferrovias, contemplação e não liga de subir uns morrinhos de vez em quando.

FOTOS DO LOCAL:


MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

ILUSTRAÇÃO DO LOCAL:
Tendo como base as imagens reais de cada local colhidas pelo Projeto Estações Brasileiras, eu desenvolvo uma ilustração que retrate emocionalmente o espírito de cada estação/parada, ou mesmo do seu entorno, no caso de já não existirem mais. A intenção é que sirva de estímulo para a interpretação crítica de cada um, seja de forma positiva, negativa, carregada de saudosismo, ou mesmo de forma contemplativa apenas. Espero que curtam.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

1Comentários

  1. 18/08/13 às 4:07
    marcos antonio silva.:

    está pequena plataforma ainda resisti com o passar do tempos.olhando em sua volta desses trilhos tudo está bem conservado.cheio de flores em sua trajeitoria.quem está do outro lado imagine viajando por esses trilhos numa viagem longa .como uma lua de mel.de recém casados.seria um otimo atrativo nos finais de semana.abs.

Deixe seu Comentário