17/05/15

TEOTIHUACAN*

ESPECIAL MÉXICO
Nas seções especiais, diferentemente das demais, o intuito é mostrar de forma rápida, algumas estações em que estive fora do Brasil. É somente uma forma de compartilhar informação e vivências acerca do tema ferroviário, de forma breve, leve e descontraída. Espero que curtam.

 

ESTACIÓN TEOTIHUACAN / Maio de 2015
Quando fiquei sabendo que iria para o México, esta estação me chamou a atenção logo de cara, pela sua localização, praticamente ao lado das famosas Pirâmides de Teotihuacan (ou Teotihuacán, como queiram). Situada às margens da rodovia que liga a Cidade do México à Teotihuacan, num acesso um pouco confuso que nem mesmo o motorista do nosso táxi conhecia, lá estava a velha estação, construída a 2.280m de altitude, distando 45 km da estação Buenavista na Cidade do México, com o seu prédio ainda em pé, e suas linhas ainda servindo de forma plena. Por lá, vi apenas cargueiros e uma edificação semi-abandonada, que contava com dois funcionários da ferrovia, que foram muito gentis, me deixando explorar o lugar com tranquilidade. Placa de nome, caixa-d’água, plataforma coberta, dos dois lados dos trilhos, placa de altitude e quilometragem, tudo incrivelmente ainda ali. Também conversei com o gerente de uma pousada exatamente defronte a estação, que infelizmente não me recordo o nome, que me contou que muitos turistas chegam ali, para fotografar a estação e acabam por pernoitar em sua pousada. Ele trabalhou por 26 anos na ferrovia e lamenta (como aqui no Brasil) a falta de investimento e consequentemente o abandono de várias linhas e ramais, que poderiam transportar além de cargas, pessoas e sua histórias. De lá, seguimos rumo às pirâmides, sempre ouvindo claramente os sons da atividade ferroviária dali da estação. E, claro, o motorista (Federico) nos agradeceu por apresentar-lhe a este lugar tão antigo e pouco conhecido do seu próprio país.

FOTOS DO LOCAL:


PANORÂMICAS DA ESTAÇÃO:
Com o compromisso de oferecer o máximo de detalhes que puder colher em cada local visitado, agora disponibilizo também imagens panorâmicas, para que tenham a sensação não só da estação, como também do seu entorno, espero que curtam.
PANORAMICA_TEOTIHUACAN

MAPA DO LOCAL:

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

1Comentários

  1. 16/06/15 às 19:31
    marcos antonio silva:

    ola marcelo qual a senssação de visitar varios paises e jamais esquecer o tema que abrange em seus documentarios sobre o que foi de nossas ferrovias mesmo fora de nossas fronteiras voce a não esquece de documentar para nos que acompanhamos as verdadeiras historias ferroviarias aqui no brasil e nesses paises que voce citou como mexico uruguai e outros que não e diferente daqui tudo e abandonado tudo desativado por qual razão de tudo isso com esse transporte sobre trilhos marcelo o unico pais que se enveste nesse transporte exemplo estados unidos por isso que existe tantas cidades em sua margens que ate nos dias de hoje estão vivas pena que aqui não seja o mesmo abs marcelo por propocionar este momento raro de sua viagens para nos de marcos silva carapicuiba são paulo

Deixe seu Comentário