27/05/12

TANAKA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 17.01.2012
DESTINO: Estação Tanaka (Parada)
LOCALIZAÇÃO: Município Santo Antônio do Pinhal – SP
COORDENADAS: 22°47’22.30″S 45°37’1.14″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim (em uso pela E.F.C.J.)
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1946
CONSTRUÇÃO: Estrada de Ferro Campos do Jordão
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, fechado e bem conservado
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Claudinéia de Marchi

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Visitar Tanaka foi uma aventura daquelas. Rios, cascatas, morros, picos, montanhas, estradas ruins, boas, visuais excelentes, enfim, era mesmo o que esperávamos. Viajar com a Néia (minha esposa) é sempre bom, ela é companheira, se entrega ao projeto, navega, pilota, ajuda a desalolar, passar por buracos, enfim… Mas falemos de Tanaka, é um lugar mágico, parece um Kamidama (pequeno templo japonês em madeira), encravado bem num corte da montanha. Cada minuto que passamos por lá, valeu a pena, o clima frio, as montanhas em nossa volta, enfim, tudo estava perfeito. Tanaka é uma pequena construção de tijolos na margem da estrada de ferro, que liga Campos do Jordão a Pindamonhangaba, hoje o trem turístico já nem pára mais por lá, mas o Toshi, um morador do local que cuida da pequena parada, e quem nos autorizou a documentá-la, nos disse que estava tentando que a E.F.C.J. voltasse a ter Tanaka como parada, para que a mãe dele pudesse voltar a vender seus produtos (pinhões) aos turistas. Tanaka não requer maiores descrições, as fotos e o mini-filme falam por si só, apreciem sem moderação pois faz um bem danado. E se puderem conhecer o local, não hesitem.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

2Comentários

  1. 19/08/13 às 2:51
    marcos antonio silva.:

    olhando este cenário que compõe está antiga é bém conservada estação nesté trajeto ao lado desse parendoes .completando está ferrovia o que podemos falar .( desse vilárejó abaixo da ferrovias com sua vegetação tipica de regiões frias como podemos ver nesse documéntários graças ao esforço dessa equipe de reportagem) está é mais uma pequena estação em busca de atividades.abs marcelo

  2. 22/04/15 às 0:03
    marcos antonio silva:

    aqui o sonho não pode simplesmente se apaga por falta de interesse de muitos por isso que este site estaçõesbrasileiras esta aqui para divulgar a verdadeira historia ferroviaria de nosso estado por isso que devemos contribui para o crescimento deste site estaçõesbrasileiras a verdade esta aqui em nossa frente abs a todos

Deixe seu Comentário