21/07/12

TAMOIO

DATA DA EXPEDIÇÃO: 30.12.2011
DESTINO: Estação Tamoio
LOCALIZAÇÃO: Município Ibaté – SP
COORDENADAS:  21°54’50.67″S 48° 3’6.52″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim (em uso)
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1909
CONSTRUÇÃO: Companhia Paulista de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Abandonado
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Raul Otuzi de Oliveira e José Antonio Thomaz

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Fomos para Tamoio com a cara e a coragem, apesar de mais ou menos sabermos a sua localização, a tentativa e erro naquele dia foi o nosso método mais eficaz. Tanto que acabamos chegando à Usina Tamoio ao invés da estação Tamoio, que era o nosso destino desejado. Lá, descobrimos que outrora, também havia uma ferrovia que ligava a usina a estação da Cia. Paulista, e também casualmente acabamos conhecendo a linda igreja de São Pedro (vide foto na galeria), que hoje fica dentro dos limites da usina. A partir de lá, seguimos para a estação propriamente dita, que fica às margens da rodovia Washington Luis, onde encontramos mais abandono e descaso. Num dia lindo, conseguimos belos registros do prédio, que apesar de destruído ainda se fez imponente nas imagens que captamos. Por lá, tudo inspirava tristeza, eram resquícios do fim de um tempo romântico, por onde hoje, só pragmatismo trafega a bordo dos vagões de carga. Chegar lá é fácil (vide mapa abaixo) e podem ter certeza, que um breve momento naquele local, olhando aquilo tudo como está, de forma nua e crua, fará uma grande diferença para os sensíveis. Para o demais, talvez sejam apenas tijolos, ferro e mato ao sol. De lá seguimos para Ibaté…

FOTOS DO LOCAL:


MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

 

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

1Comentários

  1. 17/08/13 às 4:46
    marcos antonio silva.:

    estação tamoyo pequena na sua construção e ao mesmo tempo valente na sua resistençia para não se apagar com o descaso pelo tempo de tanto abandono desses governo mais uma vez.que não querem resgatar a mémoria do progresso que alí passou hojé o que podemos ver que a própria natureza está retomando o que lhe pertençe.que um dia trafegou pessoas nesta estação indo e vindo de várias região do interior isso é o que podemos ver com dinheiro público jogado no lixo.abs.

Deixe seu Comentário