02/07/15
TAMANDUAZINHO
DATA DA EXPEDIÇÃO: 28.04.2012
DESTINO: Estação Tamanduazinho
LOCALIZAÇÃO: Município São simão – SP
COORDENADAS: 21°36’695″S 47°58’794″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1898
CONSTRUÇÃO: Viação Férrea São Simão
STATUS DO PRÉDIO: Demolido, no local nada restou.
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Jeferson Tomaz Querino.
O FILME:
RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Uma estação de difícil localização pois, como já ocorrido em outras situações, cheguei a dois pontos em que ambos diziam ser o correto, mas como saber? Perambulei pela região toda atrás de um possível referência (confiável) do seu lugar de origem, mas não encontrei nenhuma informação que pudesse “cravar” o seu local exato. Sendo assim, cruzei os dados que tinha, e encontrei o que pode ser realmente a sua localização exata. Hoje no lugar há uma chácara/sítio e, ao que me pareceu, também uma piscicultura. Andei por lá mas não vi nehum resquício da antiga linha da EFSPM e muito menos do prédio (que em tese nunca existiu de fato), da antiga estaçãozinha. Tamanduazinho diziam ser uma espécie de cabine telefônica, e estava bem ao lado do córrego homônimo e um pouco antes da subida sentido Serra Azul. Perguntei ali por onde passei, mas sequer imaginavam que por ali havia existido uma estação. Sendo assim, documentei o que vi e segui no sentido Louzadópolis.
FOTOS DO LOCAL:
MAPA DO LOCAL:
POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.
3Comentários
marcos antonio silva.:
que belo cenario que um dia fez parte da historia ferroviaria de nosso pais que com o passar dos anos tudo foi apagado por completo tudo privatizado tudo abandonado por onde existia ou ainda exista o pouco que resta dessa historia verdadeira dessa luta para se chegar a tantos lugares de dificil acesso que no periodo que não tinhamos tantas tecnologias como existe hoje em 2015 mais infelismente o nosso passado ferroviario se resume em 2 quisito privatizações e ao mesmo tempo abandono em muitas regiões por ondeexistiu essa maquina sobre trilhos abraço marcelo de marcos silva carapicuiba são paulo.
Caetano Stival:
Em 1933 eu moreri em Jussara uma das estaçoes da Mogiana no município de São Joaquim da barra depois eu mudei pra lojge e nunca mais tive noticias daquela estação. Será que ela existe ainda??
marcelo:
Não existe mais não Caetano. Estive lá e somente uma grande árvore marca o local. Logo postarei Jussara, continue por aqui. Abs
Deixe seu Comentário