29/11/11

SÃO SIMÃO NOVA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 24.09.2011
DESTINO: Estação São Simão Nova
LOCALIZAÇÃO: Município São Simão – SP
COORDENADAS: 21°29’14.44″S 47°33’21.78″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim (em uso)
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1971
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, segue em atividade, relativamente bem conservado
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e João Julio Oliveira

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
São Simão Nova é mais uma daquelas estações que fizeram parte do meu roteiro ferroviário infantil, por isso tenho grande apreço por ela. Lá hoje, o cenário é de abandono, o prédio fica ao lado de uma favela, moradores se instalaram bem próximo, praticamente dentro do pátio, o que gera um perigoso movimento de crianças por lá. A estação é pragmática, segue a linha arquitetônica moderna da Mogiana, ou seja, nada de forma, nada de beleza, só praticidade e função. Composições abandonadas complementam o lugar, dão um certo charme, mas um charme baseado em ferrugem, abandono, descaso, então pergunto: que charme é esse? Lá conseguimos boas imagens, boas fotos e uma boa história descrita no mini-filme acima, vale a pena assistir. De lá rumamos para Santos Dumont Nova…

FOTOS DO LOCAL:

 

 MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

5Comentários

  1. 02/12/11 às 1:36
    josé antonio de oliveira andré:

    gostaria de parabenizar tds pelo trabalho que estão fazendo sou nascido em são simão e hj moro em mogi mirim-sp me lembro de todas as estações até hj quando eu estagiava na fepasa como aj. maquinista qd vinha com pm 01 de campinas a ribeirão preto e retornava no outro dia me lembro de cruzar com varios cargueiros da fepasa mas infelismente hj tudo se acabou mas vcs estão fazendo um trabalho para a gente se recordar…….. um abraço a tds josé antonio

  2. 20/07/12 às 16:33
    Silvana:

    Olá,
    Vc já visitou a estação de São Carlos – SP?
    Fica a sugestão

  3. 19/08/13 às 5:53
    marcos antonio silva.:

    o que parece que está estação está sendo reformada nos seu principais ponto como na linha ferréa toda sendo retirada as madeiras que estão em pessimo estádo de conservação ainda bém que alguém acordou nesté segmento sobre nossas ferrovias. falta apenas remover esté entulhos que ai estão do lado da ferrovia para dar uma boa aparencia nesté lugar.qual o transporte nestá região ou de cargas ou passageiros tem essa respostá para nós.abs

  4. 13/04/15 às 0:05
    marcos antonio silva:

    e seu Jose antonio a magia em se locomover atraves dessa maravilha que existia no periodo de tantas conquista atraves da estrada de ferro hoje em 2015 tudo isso ficou na memoria de quem viveu esse universo maravilho que existia nesse transporte sobre trilhos quantas locomotivas ainda pude ver transportando a riqueza de nosso estado atraves de uma estrada que muitos jamais pensava em se acabar em diversas regiões por onde existiu esse transporte sobre trilhos muitos de voces que viveram a magia em operar essas maravilhas nesse periodo de prosperidade que jamais ninguem pudesse imaginar que um dia tudo isso pudesse acabar por completo com sua privatização e abandono pelo nosso governo de são paulo o tempo passa muito rapido mais a saudade estara viva na sua lembrança em se locomover atraves dessa maravilha que hoje a gente so ver jogados em muitos patios de nosso interior hoje tambem as grandes logisticas que opera nesse caminhos que existia e que voces atuaram antes deles pouco fizeram para preservar a verdadeira historia ferroviaria de nosso estado chamado são paulo a fepasa era sinonimo de prosperidade e de muitos empregos nesse periodo onde se locomover atraves de trilhos era esperança de muitos hoje tudo isso se acabou com suas privatizações aonde exitiu o caminho de trilhos o sonho acabou seu Jose mais a sua lembrança ninguem pode apagar de um tempo que não volta mais abs de marcos silva.

  5. 24/05/15 às 15:36
    marcos antonio silva:

    o que leva os nossos governos a deixar as nossas malhas ferroviarias em muito municipios em situação de completo abandono quantos municipios perderam a magia de ser transportado atraves da estrada de ferro que existia ou que ainda exista mais com a chegada de muitas logisticas em nosso estado a magia de ser transportado atraves desse segmento deixou de exsitir tudo foi desativado por completo a historia foi completamente apagada a luta de muitos foi em vão para que para nada isso sim e o verdadeiro descaso com aqueles que deram sua contribuição nesse segmento estrada de ferro para onde vai para onde foi tudo aquilo que existia em nosso estado chamado são paulo abs marcelo de marcos silva carapicuiba são paulo

Deixe seu Comentário