25/04/13

SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO (MOGIANA)

DATA DA EXPEDIÇÃO: 06.07.2012
DESTINO: Estação São Sebastião do Paraíso (Mogiana)
LOCALIZAÇÃO: Município São Sebastião do Paraíso – MG
COORDENADAS: 20°54’54.42″S 46°59’56.31″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1914
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, servindo como centro cultural local
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Vinicius Costa, José Antonio Thomaz, Pedro Gandra de Carvalho, Giuliano Martins Thomaz, Rodrigo Faustino e Alexandre Neves

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
A estação da Cia. Mogiana em São Sebastião do Paraíso é hoje um museu e a casa da cultura do município. Está reformada, com pintura nova e muito bem cuidada, estivemos lá vindos de Ipoméia, que partindo de Ribeirão Preto, é a estação anterior. Por lá, já não existem mais trilhos, desvios ou composições, mas ainda estão, os dísticos, as placas de quilometragem e altitude, as lousas, a plataforma, as plaquetas de sinalização interna das salas, hoje adequadas às suas novas funções e a caixa-d’água bem ao fundo e um pouco afastada. Enfim, muita coisa por lá ainda resiste ao tempo com ajuda da prefeitura, o que é muito bom. Andamos por todo o interior do prédio e também ao seu redor, vimos a praça construída aonde era o antigo pátio de manobras, objetos antigos expostos na plataforma, a exposição fotográfica que acontecia dentro do hall da estação (vide fotos e mini-filme), com destaque especial para o ladrilho original que ainda recobre o piso da estação. A estação da Cia. Mogiana fica na mesma avenida a alguns metros (500 ou 600 talvez?)  da outra estação da cidade, a da E.F.S.P.M. (Estrada de Ferro São Paulo e Minas), que é mais antiga e por onde nós também passamos no mesmo dia para conhecer. De lá, trouxemos a imagem de um prédio íntegro, muito belo, e que bem conservado como está, pode oferecer muito ainda aos seus visitantes. É uma opção interessantíssima para quem estiver por lá, seja ou não um entusiasta do tema ferroviário.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
SAO_SEBASTIAO_DO_PARAISO_MOGIANA_POSTER_OFICIALnet

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

7Comentários

  1. 05/08/13 às 7:56
    marcos antonio silva.:

    mais uma estação e ferrovia desativada de longo percuso por qual motivo de tanto descaso desses dois governos do passado e presente só para estimular o transporte por rodovia fora os pedagios altissimo hoje o que nós vemos não exite transporte de passageiro de longo percuso entre os dois estado.um pais sem memoria e um pais sem cultura e tanto abandono como humano e monumentos passado e presente.até mais.

  2. 17/10/14 às 14:28
    marcos antonio silva:

    aqui a saudade que se foi em travegar nesta região enquanto houve o segmento chamado ferrovias o sonho de muitos acabou mais sua historia ainda estara viva por muito tempo enquanto houve preservação nesta estação São Sebastião do Paraiso hoje abriga um centro cultual nesta cidade parabens pela sua conservação e sua historia vivida por muitos em sua epoca de vida ate mais abs.

  3. 08/06/15 às 18:21
    Ademar Costa da silva:

    Trabalho maravilhoso que vcs desenvolvem, pena que neste pais a nossa malha ferroviária está toda abandonada pelos nossos governantes, que deixaram destruir tudo,acabou com os trens de passageiro,
    que por ser filho de ferroviário tive o privilegio de curtir boas viagens de trem na extinta Mogiana e depois fepasa ,hoje só a saudade mesmo que ficou ,quem sabe ainda algum dia ainda teremos novamente os trens correndo .Parabéns pelo lindo trabalho .

  4. 09/06/15 às 13:05
    marcelo:

    Muito obrigado Ademar! Continue por aqui e, se puder ajudar a divulgar, agradecemos muito!

  5. 24/09/15 às 18:57
    Diego Moreira:

    Ola Marcelo, belíssimo trabalho. Quando puder de uma passada em Santa Bárbara MG, fica a 120km de BH, o prédio da antiga estação foi restaurado nos moldes do inicio do século XX. Pena que está desativada , mas deve abrigar um museu.
    http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcb_mg_ramais/stabarbara.htm
    http://www.santabarbara.mg.gov.br/Materia_especifica/6520/Estacao-Ferroviaria

  6. 24/09/15 às 19:31
    marcelo:

    Valeu Diego, está anotado! Irei certamente.

  7. 05/03/16 às 17:55
    Anderson Caldeira:

    Sou filho do último chefe dessa estação ferroviária. Choro de saudade. Foram meus pais que junto a prefeitura requereram o tombamento como patrimônio histórico essa estação. O nobre Sr. Valdir Marcolinni tentou lotear a área por fim perdeu. E os ferroviários residentes nas casas na Av. Oliveira Rezende puderam continuar morando ali. Pois ali já estavam por mais de 25 anos. Muitas saudades. E queria que meus pais recebecem homenagem por isso , em 92 eram eles os representantes do sindicato dos ferroviários.

Deixe seu Comentário