28/06/13

SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO (E.F.S.P.M.)

DATA DA EXPEDIÇÃO: 29.09.2011
DESTINO: Estação São Sebastião do Paraíso (E.F.S.P.M.)
LOCALIZAÇÃO: Município São Sebastião do Paraíso – MG
COORDENADAS: 20°54’36.52″S 46°59’46.21″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1911
CONSTRUÇÃO: Estrada de Ferro São Paulo e Minas
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, servindo ao Corpo de Bombeiros local
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Vinicius Costa, José Antonio Thomaz, Pedro Gandra de Carvalho, Giuliano Martins Thomaz, Rodrigo Faustino e Alexandre Neves

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Seguíamos para um rancho na região de Furnas naquele dia, o que serviu perfeitamente de motivo para que eu organizasse mais um roteiro do Projeto, passando por quase todo o nosso caminho. Por ali existiam o Ramal de Passos da Cia. Mogiana e a linha-tronco da E.F.S.P.M. e tentei documentar o máximo de estações das duas companhias, a fim de otimizar os custos da viagem. São Sebastião do Paraíso a cidade propriamente dita, possuia duas estações, sendo uma da Mogiana e outra da São Paulo-Minas, e é desta última que vamos tratar agora. Construída em 1911, ela chegou antes na cidade, e ocupava lugar de destaque por lá. Estava e está até hoje situada na mesma avenida (ex-leito ferroviário) da outra estação (Mogiana), ficando distante cerca de uns 600 metros uma da outra. Hoje a estação serve de sede ao Corpo de Bombeiros Local, está bem cuidada e ainda mantém parte das suas características originais, por lá ainda vemos os dísticos (embora apagados), a antiga caixa-d’água, a plataforma, as placas de altitude e quilometragem (refeitas, mas lá), enfim, é um local de memória, e o melhor, continua útil. Logo que a estação da Mogiana foi construída, três anos depois, as linhas das duas companhias se fundiram. Os trens de passageiros foram abolidos por volta de 1976, seus trilhos retirados por volta de 1980, e o fluxo de ferroviário saiu da cidade pouco antes de 1990, fruto de um desvio que ligava a linha diretamente a Itaú. Conversamos com os policiais, ouvimos histórias, obtivemos indicações de outras estações na região e seguimos em frente.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER SAO SEBASTIAO DO PARAISO EFSPM

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

4Comentários

  1. 28/06/13 às 13:53
    Sergio Moya:

    Ola Marcelo, muito legal essas expediçoes que vc faz, en busca das “estaçoes perdidas”.
    Se estiver dentro de seus projeto, que tal convidar moutras pessoas tambem para participar, nesse caso eu topo, ok
    Abçs

  2. 28/06/13 às 13:56
    marcelo:

    Está sim Sergio, vou disponibilizar aqui os roteiros futuros para quem quiser ir junto. Abs

  3. 25/08/13 às 6:20
    marcos antonio silva.:

    o que foi uma antiga estação no passado virou hojé uma basé do corpo de bombeiros para que vidas sejám salvas. da antiga estação totalmente reformada com sua plataforma bém conservadas sua cobertura também nada lembra que um dia existiu a velha ferrovia nesté local tão bém conservado por se trata.de uma referençia para quem mora nessa região é vilárejos em sua volta.ainda bém que está estação não veio a cair com o passar dos anos desté a sua construção.e sua desátivação.parabéns para aqueles que tiveram essa idéia de conserva esté patrimonio mesmo que sejá outro segmento nós dias atuais para salvar vidas.portanto se todas essas antiga é velhas estações tive-se o mesmo distino séria ´´ótimo não para a história mais sim para o resgate cultural é patrimonio que se refere-se a esté que podemos ver sobre nossas ferrovias de tantos descaso.(exemplo alquém tém muito ódio sobre o temá ferrovia o que é para onde vai se tudo está largado a própria sorte.abs

  4. 12/01/16 às 13:01
    marco grillo:

    Parabéns pelo trabalho!!!

Deixe seu Comentário