27/06/14

RIBEIRO DO VALLE

DATA DA EXPEDIÇÃO: 05.10.2012
DESTINO: Estação Ribeiro do Valle
LOCALIZAÇÃO: Município São José do Rio Pardo – SP
COORDENADAS: 21°33’25″S 46°52’47″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1890
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, fechado e aparentemente bem cuidado
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Pedro Gandra de Carvalho

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Estivemos em Ribeiro do Valle, vindos de São José do Rio Pardo, ela é uma bela estação e está relativamente bem conservada, provavelmente tem servido de moradia ou depósito. Está localizada às margens do Rio Pardo, próxima à uma pequena ponte pênsil, a qual não resistimos e tivemos que atravessar, nos proporcionando uma pequena aventura, pois do lado oposto, haviam cães nada amistosos, rerere… O prédio estava pintado de amarelo, com os dísticos legíveis, o suporte da antiga caixa-d’água já sem a mesma, as lousas de avisos, a plataforma, enfim, tudo lá, porém nem sinal das placas de altitude e quilometragem. O fato de estar dentro de uma propriedade particular ajudou a mantê-la em bom estado, pois o acesso não foi dos mais fáceis não. Para chegarmos até ela, andamos muito e foi tudo na base da tentativa e erro, um dos métodos mais utilizados por nós, rerere… A estaçãozinha deixou de servir como tal em 1968, tornando-se parada, e o ramal de Mococa, deixou de partir dali dois anos antes, o que certamente ajudou a definir o seu fim. Os trilhos foram retirados de lá por volta de 1992 e o seu nome teve origem no Conde Ribeiro do Valle, que foi presidente da Companhia Ramal Férreo do Rio Pardo, fundada em 1884. Andamos por lá, exploramos cada detalhe, vimos  tudo o que pudemos, o leito da antiga linha, seus cortes na terra, suas curvas e seguimos em frente. Infelizmente por lá não havia ninguém que pudesse nos contar mais sobre o local. Uma boa referência para localizá-la é a Fazenda Tubaca, que está ao lado da estação. De lá, seguimos para Engenheiro Gomide…

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER RIBEIRO DO VALLE

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

7Comentários

  1. 08/08/14 às 15:05
    Rodrigo:

    Rapaz que trabalho sensacional!

  2. 18/08/14 às 13:53
    marcos antonio silva:

    estação ribeiro do vale ano de sua construção 1890 quantas historias de vidas se passou por dentro dela enquanto estava em suas plenas atividades nessa região do interior de são Paulo mais o tempo foi passando e sua historia foi ficando esquecida mais com tanto abandono ainda resiste com o passar dos anos tudo em sua volta e belo e majestosos a velha ponte sobre o rio ainda resiste que pena que tudo isso foi desativado para que os trilhos que faziam parte de sua historia foram removido para onde so deus sabe esta e a historia da estaçao ribeiro do vale o tempo para ela passou mais sua historia ainda resiste mesmo sem atividades sobre trilhos ate quando estará em perfeita condições mais uma vez so deus sabe ate as próxima postagens Marcelo bom inicio de semana.

  3. 24/08/14 às 0:24
    marcos antonio silva:

    quantas anotações foram feitas nesses quadros de avisos nesta estação avisando da chegada da partidas de cada locomotiva que percorria esses trilhos que nos dias de hoje nem se quer existe mais quantos sonhos foram realizados em cada momento de sua existência nesse ramal a cada partida a cada chegada a esperança de rever seus antes queridos em cada plataforma desta estação e de muitas outras. a suas desativações e como um fechamento de muitas empresas que deixam seus funcionários sem empregos sem expectativa de sobreviver isso e como cada estação juntamente com suas ferrovias na hora de suas desativações a esperança o sonho a luta de muitos que contribuiu para o seu surgimento nesse ramal para se levar progresso a diversas regiões tudo se acaba mais o sonho de quem viveu essa época não vai ser apagada estará viva a cada momento de sua existência ate mais

  4. 08/10/14 às 2:32
    marcos antonio silva:

    aqui a velha estação resisti com o passar dos anos mais afinal o que ouve para um fim no segmento sobre trilhos nesta região tantas historias e chegadas das velhas composições que aqui travegou um dia não importando as dificuldades que poderiam sugir em seus caminhos de trilhos as belas paisagens ainda continuam envolvendo essa construção que teve seus sonhos e de muitos interrompidos num momento de sua desativação como foi a ultima partida das velhas locomotivas nesta região todo aquele movimento de vidas que envolvia essa estação se calou para sempre o que restou nesta região foi a saudade de um tempo que não volta mais nessesegmento sobre trilhos ate mais abs.

  5. 11/08/15 às 10:31
    João Vladimir Folini:

    Prezados
    Sou de Santa Cruz das Palmeiras SP, próximo a São José do Rio Pardo
    Parabéns pelo documentário.
    Sou amigo de dois médicos da família Ribeiro do Vale e estarei comentando com eles sobre esse documentário.

    Um forte Abraço

  6. 23/10/15 às 12:38
    FABÍOLA ZANONCELLO:

    Bom dia,
    Marcelo, Pedro e Equipe

    Adoramos sua reportagem de sobre a Estação Ribeiro do Valle, mostrei este vídeo para minha mãe que morou em uma das casas à qual seu pai trabalhava na Usina Elétrica em Socorro e foi transferido para Ribeiro do Valle em 1948, na época ela tinha apenas três anos de idade e hoje ela esta com 70 anos e quando viu o vídeo ela se emocionou ao ver quando beleza ainda há neste lugar, o barulho do trem no final do vídeo, o som do Rio Pardo no fundo perto das casinhas onde ela morava, tudo a emocionou demais suas lágrimas caem dos olhos sem parar. Ela me pediu para que se for possível mandassem fotos destas casinhas e a única recordação que ela tem desta época é a de um maquinista e sua família, se lhes interessar mando-lhes. Porém gostaria de lhes pedir um favorzinho ou favorzão, não sei onde estão?!Eu moro em Ribeirão Preto/SP e ela mora em Mauá/SP (Grande ABC) e justo este mês ela esta em casa cuidando de mim, pois estou doente e ela contou esta história que moravam em Socorro/SP e que do nada tiveram que se mudar para Ribeiro do Valle. E ela sente muita saudades desta época boa que viveu e gostaria que vocês fizessem uma surpresa para ela , levassem ela até este lugar para conhecer, rever, relembrar, recordar estes momentos que vi em seus olhos, senti em seu coração o quanto foi emocionante esta faze de sua vida, diz ela que ainda esta tremula por ter visto estas fotos, mais mal sabe ela que estou lhes escrevendo. Gostaria que lessem com atenção e carinho, pois aqui esta uma grande fã destes trabalhos de vocês que acredito que irá se refletir por muitas e muitas outras pessoas, e acredito que o mérito muitas das vezes não esta neste mundo, pois ver, fazer uma pessoa FELIZ se sentir FELIZ NÃO TEM PREÇO!!!! Agradeço…Abraços fraternos….. Fabíola e Sineide de Lourdes Rodrigues do Valle

  7. 23/10/15 às 18:42
    marcelo:

    Olá Fabíola, ficamos muito feliz que tenhamos conseguido gerar tamanha emoção, pois este é atualmente o único retorno que temos com o Projeto. Faço tudo com meus próprios recursos e nas minhas horas vagas. Posso certamente procurar as imagens e, caso tenha algo diferente, te enviar sem problemas. Quanto a ir novamente ao local, dependo de tempo, pois tenho uma empresa, trabalho e por isso, não consigo ter disponibilidade nem mesmo para ir a novas estações neste momento. Pode ter certeza que gostaria muitíssimo de retornar lá, mas no momento não dá. Muito obrigado pelo feedback viu, e continue acessando e me ajudando a divulgar.

Deixe seu Comentário