19/11/11

RIBEIRÃO PRETO NOVA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 08.10.2011
DESTINO: Estação Ribeirão Preto Nova
LOCALIZAÇÃO: Município Ribeirão Preto – SP
COORDENADAS: 21° 8’56.94″S 47°47’2.15″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim (em uso)
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1965
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, conservado, serve de sede da FCA (concessionária ferroviária)
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Ribeirão Preto é a cidade onde nasci e daqui viajei de trem por muitas cidades junto com o meu saudoso avô Pedro, por isso tenho enorme carinho pela estação ferroviária de onde parti muitas vezes. A estação Nova de Ribeirão Preto é imponente, de arquitetura moderna, grande, se faz notar até mesmo pelos mais distraídos, seu projeto é semelhante ao da estação de Uberlândia, ambas projetadas pelo mesmo arquiteto (Osvaldo Bratke). Cercada por muros, cercas de reforçadas telas metálicas e arame farpado, a estação de Ribeirão Preto é quase uma fortaleza, o contraponto é a sua ampla plataforma, que vive sem alma viva, andei por lá durante um bom tempo e não encontrei ninguém, daí pensei: por que tantas cercas? A estação hoje serve de base para a administradora do trecho, a FCA, talvez por isso tanta segurança. Enquanto estive lá, pude ver trens transitando em viagens, em manobras, e até a velha maria-fumaça (Mogiana 420) no espaço ao lado, destinado a uma associação de ferreomodelismo, um museu e uma escola de escoteiros. Tive vários momentos de recordação na plataforma, desde o guichê onde se vendiam as passagens (que hoje já não existe mais), até o barzinho onde na infância eu tomava o guaraná antes da viagem. Bons tempos…

FOTOS DO LOCAL:

 

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

8Comentários

  1. 18/07/12 às 22:47
    michelle carvalho:

    eu tambem adoro tenho muitas lembranças destas viagem de trem
    mas ia ficar muito feliz vendo a historia da ferrovia da minha cidade
    BEBEDOURO SP

  2. 18/07/12 às 23:06
    marleneGodoy Andrade:

    Falar em trem,estações,trilhos,colônias…tudo me fascina,assistindo a reportagem pela TV,corri para vêr o site,estou encantada,meu pai foi chefe de Estação da CPEF Companhia Paulista de Estradas de Ferro,quando era removido de um lugarejo prá outro certa vez ao chegar com a mudança,ainda não tinham desocupado a nossa nova morada na colônia,então ficávamos morando no vagão até a casa desocupar!!
    Moramos em
    Conde do Pinhal,Itirapina, São Carlos, Araraquara,Valinhos, Taiuva,Herculândia,Duartina.Meus pais nasceram em Campinas,minha mãe era Taquígrafa na estação da Mogiana e meu pai Telegrafista,foi lá que se conheceram!
    Trem é minha paixão,vou acompanhar todo o trabalho da equipe de vocês!
    Aceite meu abraço,parabéns pelo site!!
    Marlene Godoy Andrade

  3. 21/08/13 às 3:02
    marcos antonio silva.:

    ano da construção 1965 já se passaram aproximadamente 48 longos anos de história nessa ferrovias.o que ouve com o transporte de passageiros nestá região será que existiu ou não. olhando para está cenário me lembro muito bém quando criança que passava minhas férias escolar na casa dos meus tios em serra azul que fica em recife pernambuco com essas composições de maria fúmaça que vinha de dentro dos canáviais em serra azul náquela epóca não se usava o transporte de caminhão tudo erá retirado de dentro dos canaviais através dos tréns. mé lembro quando o trens se aproximava das úsinas de cana de açucar.erá uma grande festá para nós crianças náquela epóca.com o passar dos anos foram retirando dos os trilhos dessa região para dar lugar ao transporte por caminhões tudo foi substituido por outro meio de transporte. hojé marcelo não existe mais nada que lembré que um dia tudo erá transportado pela ferrovia que existia nestá região de serra azul lembranças boas que não volta mais.apenas fica registrado em nossas memórias.daquele passado que não tinha tanta tecnólogia mais tinha o respeito das pessoas para pessoas isso até hojé guardo comigo.é tento passar isso para os meus filhos.hojé não existe respeito por nada ainda mais desse segmento que tanto falamos nesses documentários e reportagens sobre nossas ferrovias abs.

  4. 27/04/15 às 1:58
    marcos antonio silva:

    o sonho de tantas ferrovias ficaram para tras na lembrança na historia de quem viveu esse momento inesquecivel nesse passado que so o tempo ficou marcado na lembrança de muitos que viu seu surgimento e seu desaparecimento por completo em muitas regiões por onde trilhou a tão sonhada estrada de ferro para muitos a esperança e o progresso no crescimento de tantas regiões por onde existiu essa maravilha sobre trilhos que nos dias atuais pouco resta dessa historia de lutas e conquista abs marcelo.

  5. 14/07/15 às 15:41
    Rosemar:

    Sou do condomínio itanhanga e quero saber se o trem precisa buzinar sempre a noite. Porque o barulho de buzina ta insuportável e a velocidade é legalizada? . ..obrigada

  6. 19/07/15 às 1:25
    marcelo:

    Sim, ele tem que apitar SEMPRE que for se aproximar de um cruzamento.

  7. 30/07/15 às 0:55
    Edemir fernandes dos reis junior:

    ola amigo hoje fui ate a estaçao evangelina situada atras do condominio itanhanga é de dar dó ver o abandono e o estrago feito nela ,moro no bairro prq dos flamboyans e adoro quando o trem passa e apita é muito lindo e nao me incomoda em nada adoraria saber onde posso levar meus filhos para poder andar de trem se vc souber me avise obrigado.

  8. 30/07/15 às 1:44
    marcelo:

    Olá Edemir, leve-os até Jaguariúna ou Campos do Jordão, que lá existem bons passeios turísticos e, obrigado pelos acessos. Abs

Deixe seu Comentário