02/12/13

PRADÓPOLIS

DATA DA EXPEDIÇÃO: 06.09.2011 e 23.11.2013
DESTINO: Estação Pradópolis
LOCALIZAÇÃO: Município Pradópolis – SP
COORDENADAS: 21°18’58.09″S  48°8’8.66″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim, ainda sendo utilizado
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1901
CONSTRUÇÃO: Companhia Paulista de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, mal conservado, favelizado e servindo de moradia
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Jeferson Tomaz Querino, Edson Souza de Jesus e Vinicius Costa

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Estivemos em Pradópolis em três ocasiões, sendo duas delas após o início deste Projeto. Na primeira, ainda não colhíamos vídeos dos locais, daí a necessidade de retornarmos para complementar nossa tarefa. A antiga estação da Cia. Paulista antes chamada de Martinho Prado, está há muito tempo desativada, ainda que por aquela linha trafeguem composições carregadas de açúcar da Usina São Martinho, o velho prédio não possui função nenhuma e é o fim do ramal, visto que a linha que seguia sentido Barrinha não está mais operacional há muito tempo. Os trens por ali, seguem pelo ramal da usina aonde são carregados e partem no sentido de Campinas, sem parar na estação (para evitar furtos, segundo um segurança da usina nos disse). O local, afastado uns 7km da cidade, está favelizado, tendo sido ocupado aparentemente de forma desordenada e tanto a estação, quanto as casas da vila ao seu redor estão servindo de moradia para famílias carentes. O lugar não é muito amistoso, nossa presença por lá despertou a atenção, a curiosidade e até uma certa animosidade por parte dos moradores, que provavelmente sentiram-se ameaçados, pela sua condição informal de ocupação do lugar. O prédio ainda conta com dísticos aparentes e legíveis, com plataforma coberta, sustentada pelas elegantes mãos-francesas características da Cia. Paulista, com algumas sinalizações internas, com caixa-d’água e até uma placa de ferro marcando a quilometragem bem ao lado da plataforma. Fora isso, o ar de abandono e descuido, está mesclado com elementos modernos de conforto, como ar condicionado split e mini-parabólica de tv por assinatura, que nos levam a crer que por ali, os “donos” da casa, não são tão carentes assim. Andamos pelo local, fotografamos, filmamos, conversamos com alguns moradores e as perguntas foram sempre na mesma direção: – O trem vai voltar a passar por aqui? Quando? Vai ter trens de passageiro? Vocês vão tirar a gente daqui? Percebendo que pouco a pouco, passávamos a ser vistos como possível ameaça, concluímos a documentação do local e seguimos para Córrego Rico e Guariba, estas sim, estações digamos… mais amistosas.

PANORÂMICAS DA ESTAÇÃO:
Com o compromisso de oferecer o máximo de detalhes que puder colher cada local visitado, agora disponibilizo também imagens panorâmicas, para que tenham a sensação não só da estação, como também do seu entorno, espero que curtam.

Lado oposto.

Lado oposto.

Olhem bem isso.

Olhem bem isso.

Mais de perto.

Mais de perto.

Vista frontal da estação e do seu entorno.

Vista frontal da estação e do seu entorno.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER PRADOPOLIS

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

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5Comentários

  1. 02/12/13 às 23:21
    marcos antonio silva.:

    estação pradopolis ano de sua construção 1901. o que restou dela nos dias atuais.como podemos ver nessa reportagens.o grande descaso com esse patrimonio que no passado foi motivó de orgulho é glória para quem trabalhou é dedicou ao longo de sua atividade. hojé como podemos ver o que restou foi apenas a velha estação.tomada por pessoas sem morádia.como sempre nesse pais sem mémória na sua conservação desté patrimonio que levou sonhos é alegrias a tantas pessoas em diversas regiões é vilárejos tão distantes. que só esse meio de transporté poderia chegar. nessas localidades. nos tempos .no passado é futuro.que não leva a lugar nenhum. com tantas desativações. nesse meio de transporté.que para nossos governos não tem mais nenhuma utilidades para eles.a não ser na sua privatizações.deixando de investir nesse segmento chamado ferrovia.marcelo só uma pergenta a quem pertence essas construções como podemos ver nessa reportagem.envolvendo está estação.nestá região.porque então não demoli esté prédio junto com o vilárejo.deixando esté ramal limpo é sem moradores.porque ao que parece eles também não conservão está que já foi uma importante estação no passado.passado marcelo que não volta mais tanto nos anos de glorias de sua atividades nestá estação.1901 o que lembra para essa região. com a chegada da ferrovia. sonhos de prosperidade para essa região.como podemos ver tudo ficou no esquecimento de nossos governos.até mais marcelo. vou para a próxima. abs de marcos silva.

  2. 03/12/13 às 2:03
    marcelo:

    É Marcos, a cada expedição que faço, vejo mais e mais desmandos e mazelas. Abs

  3. 03/12/13 às 4:41
    marcos antonio silva.:

    é marcelo. graças ao seu trabalho.as vezes sólitário.ou até mesmo com sua equipé.é que possamos ver o grande descaso.com as nossas ferrovias. que está sumindo na sua malha. tudo largado a própria sorté. por isso marcelo graças ao seu trabalho. em resgatá o que foi no passado.a velha sonhada é esperança chamada ferrovia. continui com esse esforço mesmo não tendo apoio. de quem deferia ter .porque para eles o principal marcelo é não mostra para nós . o tamanho descaso com esse patrimonio de tantas lutas é lagrimas de quem trabalhou para levar o progresso. mais uma vez a lugares distante de dificil acesso .por esses trilhos que já não existé mais em tantas estações visitadas por voce marcelo . fica com deus. que sua luta possa mostrá o grande descaso com o passar dos anos chamado ferrovia. abs boa sorté no seu empenho é dedicação.chamado estações brasileiras.o sonho que ficou no passado.com sua desativações.abs.

  4. 05/02/14 às 11:12
    roni ramos:

    É uma pena ver uma construção antiga sendo extinta dessa forma, é um desrespeito com a história.
    Além do mais a situação das pessoas que vivem ali é muito ruim.

  5. 18/10/14 às 23:31
    marcos antonio silva:

    RONI RAMOS sou seguido constantes desta estaçoesbrasileiras como nos podemos ver essa e a mais pura verdade da historia de nossa ferrovias nesse pais de tantos descaso com esse patrimonio e tantos outros aqui um exemplo como voce citou construções antigas e ferrovias estão sendo extintas de varias formas possivel esse e o nosso pais com sua historias s sua preservação ate mais abs.

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