24/07/12

PIRACUAMA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 18.01.2012
DESTINO: Estação Piracuama
LOCALIZAÇÃO: Município Pindamonhangaba – SP
COORDENADAS:  22°51’18.32″S 45°35’48.08″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim (em uso)
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1916
CONSTRUÇÃO: Estrada de Ferro Campos do Jordão
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, lacrado e bem conservado
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Claudinéia de Marchi

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Piracuama é um lugar calmo, relativamente afastado e que manteve aquele ar de vila ferroviária antiga até hoje, e ter ido até lá foi uma experiência incrível. Logo que chegamos, nos deparamos com um caminhão de apoio aos romeiros que faziam uma caminhada pela região, e eles escolheram Piracuama como base de apoio, provavelmente pelo clima ameno e acolhedor do local. Piracuama é ainda uma estação da E.F.C.J. mas já não é mais utilizada nem como parada pelos trens turísticos da região, o que certamente contribuiu para o seu abandono. No seu entorno ficam o pé da Serra da Mantiqueira e o Rio Piracuama (nome que certamente batizou a estação), e paisagens maravilhosas para os contemplativos é o que não falta. Na estaçãozinha tem vila ferroviária, girador, caixa-d’água, desvios, trilhos, dísticos, placas de quilometragem e altitude, enfim, tem tudo… menos vida. Não fosse pelos romeiros ali cozinhando (havia um cheiro de alho refogado maravilhoso no ar), não teríamos visto alma viva por lá. Foi um destino inesquecível, recomendo a todos. De lá seguimos para a parada Vovó Laurinda…

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

3Comentários

  1. 17/08/13 às 23:51
    marcos antonio silva+:

    boa noite ao meu ver está estação bem conservada seria muito atrativo para ponto turistico se nesse região predominase ainda os trens de passageiros mais infelismente não é possivel até o vilarejó está bem conservado mais o principal não existé que é o ser humano.então não existe alegria nestá região.de belo cenários como podemos ver a várias montanhas neste trajeto que ainda resiste por quanto tempo.abs

  2. 18/08/13 às 1:22
    marcos antonio silva.:

    mais uma visita nestá estação completamente solitária juntamente com sua ferrovia e vilárejos de seus antigos moradores que foi nada mais nada menos seu funcionários da antiga e bém conservada estação. mais o que parece ainda bém que está operando ainda nesté trajeto que aqui vemos com seus cenário de montanhas bastante vegetação.em volta dos seus trilho.pena que não existá promessa de reativa para passageiros nesté trajeto boa sorte marcelo.

  3. 06/03/16 às 22:39
    marcos antonio silva:

    mais um comentario neste tema sobre nossas ferrovias por qual motivo de não mais se transporta passageiros neste ramais que estamos vendo neste documentarios sobre ferrovias sonhos ou falta de vontade de se levar adiante o mais precioso o sonho de levar passageiros neste trilhos que ainda estão neste caminho de luta e esperança abs marcelo de marcos silva de carapicuiba sp.

Deixe seu Comentário