15/10/12

PIAÇAGÜERA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 12.02.2012
DESTINO: Estação Piaçagüera
LOCALIZAÇÃO: Município Cubatão – SP
COORDENADAS: 23°51’4.66″S 46°22’25.99″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim, em uso
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1902
CONSTRUÇÃO: São Paulo Railway
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, operacional, bem conservado
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Claudinéia de Marchi

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Deixamos Praia Grande num dia de tempo feio e chuvoso, para conhecer as estações de Raiz da Serra, Perequê e Piaçagüera. Esta última é hoje um pátio de manobras com um pequeno prédio de monitoramento e controle da concessionária atual. Fica cercada e vigiada, por isso o acesso não é tão fácil, mas, com a já tão praticada “habilidade social”, conseguimos acessá-la para compartilhar com vocês as informações (vide galeria e mini-filme) que obtivemos. Pragmática, Piaçagüera serve hoje apenas como uma espécie de corredor ferroviário para o porto de Santos, e ali pude ver de fato, um movimento intenso. O prédio atual é relativamente recente, tendo sido construído alguns metros antes da velha estação (sentido da Serra do Mar), que hoje já não existe mais. Piaçagüera nada tem a ver com as imagens românticas que vemos das décadas de 40, 50 ou até 60, fica hoje no meio de indústrias e de um emaranhado viário que confunde quem quer chegar até ela, nós não só conseguimos desatar estes nós, como também seguimos de lá até Raiz da Serra, um pouco à frente, morro acima, que foi bastante desafiadora e gratificante.

FOTOS DO LOCAL:


MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

4Comentários

  1. 13/04/13 às 1:54
    oseias moretto:

    queria que voces visitassem a estação ellison

  2. 13/04/13 às 3:13
    marcelo:

    Nossa Senhora! Que estação linda. Não a conhecia, assim que puder, estarei lá sem dúvida nenhuma. Obrigado Oseias pela indicação.

  3. 13/08/13 às 0:13
    marcos antonio silva.:

    essa outra estação pelo menos está operando com estamos vendo só no transporte de carga dessa empresa logistica.(M.R.S) por isso está bem cuidada ao contrário das outra ao longo de suas reportagem. marcelo abs.

  4. 20/01/14 às 17:38
    Fábio alex:

    Gostaria de saber o telefone da estação de piaçaguera

Deixe seu Comentário