18/09/12

PEREQUÊ

DATA DA EXPEDIÇÃO: 12.02.2012
DESTINO: Estação Perequê
LOCALIZAÇÃO: Município Cubatão – SP
COORDENADAS:  23°52’19.46″S 46°25’19.25″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1978
CONSTRUÇÃO: Ferrovia Paulista S.A. (FEPASA)
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, plenamente utilizado
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Claudinéia de Marchi

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Estive em Perequê e pude ver de perto o quão sombria é aquela região. A estação fica no meio de um pólo industrial em Cubatão, bem próxima das estações Piaçaguera e Raiz da Serra, seguindo no sentido Guarujá. É uma estação bastante movimentada, bem às margens da rodovia Cônego Domênico Rangoni, e foi dali que pude fazer as imagens do local. Construída já nos padrões mais modernos e consequentemente mais pragmáticos, o prédio é simples e desprovido de qualquer atrativo estético. Ali pelo que vi, é tudo função e otimização, tudo tem um sentido prático, nada de devaneios históricos, muito menos romantismo. Em resumo, é um lugar feio, por onde trens circulam dia e noite sem parar. De lá, seguimos para Santos.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

1Comentários

  1. 17/08/13 às 3:13
    marcos antonio silva.:

    está ainda está em atividade por enterese que ai estão lucrando com sua privatizações ao longo desses governos que tiram totalmente as sua respossabilidade desté segmento que ai estámos vendo mais uma vez.só com transporte de cargas não a de passageiros como seria voltar no passado em tantas ferrovias que foram lapidadas por esses governos. abs

Deixe seu Comentário