20/02/16

PEDREIRA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 03.03.2014
DESTINO: Estação Pedreira
LOCALIZAÇÃO: Município Pedreira – SP
COORDENADAS: 22°74’253″S  46°91’186″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1875
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, reformado, servindo de banheiros públicos e um centro de artesanato local
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Claudinéia de Marchi

O FILME:
“Aguardem!”

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Estive em Pedreira por três vezes e em todas elas pude ver um “mundaréu” de gente ao redor do prédio da velha estaçãozinha do ramal de Amparo. Como o local hoje é uma referência em comércio de artigos de artesanato, cerâmicas e afins, a vida ferve por ali nos finais de semana e feriados. O prédio está bem conservado, foi pintado recentemente de amarelo, e pelo que pesquisei, já foi azul e bege antes de assumir essa cor atual. Fica no meio de uma avenida/rodovia que liga Jaguaríuna a Amparo e chama a atenção de quem passa por ali. Andei, entrei, fotografei, filmei, especulei, admirei e vivi aquele momento da melhor maneira que pude, para que, exatamente como agora, eu o pudesse reviver em detalhes ao escrever este texto. Por lá, não havia placas de altitude, nem de quilometragem, também não encontrei a antiga caixa-d’água, e nem trechos de linha, desvios ou qualquer coisa que lembrasse o universo férreo, exceto claro, a própria estação. Plataforma, dísticos legíveis e cobertura suportada por mãos-francesas na entrada dos banheiros ainda estão lá e ao que parece, ficarão por bastante tempo, pois cumprem uma nobre função decorativa e de resgate histórico. Pedreira era a primeira estação no sentido de Amparo e foi fechada em 1967 juno com o próprio ramal. Andar por toda aquela linda região perseguindo estações antigas e suas ricas histórias foi uma experiência maravilhosa, tudo ali cheira história e o clima ameno da região motiva grandes incursões por entre o morros e vales. De lá, seguimos sentido Serra Negra. Boralá com a gente?

PANORÂMICAS DA ESTAÇÃO:
Com o compromisso de oferecer o máximo de detalhes que puder colher em cada local visitado, agora disponibilizo também imagens panorâmicas, para que tenham a sensação não só da estação, como também do seu entorno, espero que curtam.
PANORAMICA_PEDREIRA_01

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER PEDREIRA

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

1Comentários

  1. 03/04/16 às 23:56
    marcos antonio silva:

    aqui a velha estação ainda sobrevive neste lugar neste mundo cheio de constraste cercado por esta rodovia ligando dois municipios mais como todos nos sabemos atraves do tempo sua magia em se locomover atraves dos trilhos foram removidos sua historia em transportar sonhos vidas progresso para tanto lugares que seus ramais ligava hoje em 2016 ja não existe mais esse e o progresso de nosso pais se apaga o que foi belo em nossas ferrovias para dar lugar a isso que estamos vendo progresso no meu ver não e desativar mais sim dar segmento atraves do tempo basta querer marcelo gostaria de saber em seus registro sobre nossas ferrovias voce tem a historia da estrada de ferro sao paulo santos no antigo leito turisticos que fazia parte de um passado gloriosso no transporte de passageiro neste trecho se for possivel marcelo gostaria de ver nesta reportagens estaçõesbrasileiras como esta hoje em 2016 abs marcelo de marcos silva de carapicuiba sp.

Deixe seu Comentário