17/11/11

PASSAGEM

DATA DA EXPEDIÇÃO: 18.09.2011 e 13.10.2011
DESTINO: Estação Passagem
LOCALIZAÇÃO: Município Pitangueiras – SP
COORDENADAS: 21° 1’20.68″S 48°10’33.89″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim (sem uso)
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1903
CONSTRUÇÃO: Companhia Paulista de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Abandonado, sem utilização
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, José Antonio Thomaz e Daniel Franc

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Desde o primeiro dia em que vi Passagem pelo Google Earth, jurei para mim mesmo que iria até lá. Uma estação que juntava as Companhias Paulista e Mogiana, com galpão troca-truque, antigas composições abandonadas no pátio, enormes armazéns ao redor, um grande rio ao lado, ponte caída, ponte ferroviária antiga, enfim, tudo que eu queria para documentar. Ir até lá, valeu cada instante, tanto que voltei outras 2 vezes, e voltaria outras tantas. Passagem tem um típico visual de filmes Western, o prédio está lá, inteiro, na verdade, tudo está lá, mas abandonado, deixado no tempo. Passagem é encantadora, subir nos vagões e na plataforma antiga que abastecia os vagões graneleiros, de onde se tem uma visão espetacular do pátio, espantar os cães, tomar cuidado com as cabras, ir até a antiga ponte sobre o Rio Mogi-Guaçú, caminhar na curva da velha linha por entre os bambus, tudo era motivo de descobrimento por lá. Passagem hoje é isso, fragmentos de um lugar que já existiu para muitos… e para mim, continua existindo. De lá seguimos para Macuco…

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

ILUSTRAÇÃO DO LOCAL:
Tendo como base as imagens reais de cada local colhidas pelo Projeto Estações Brasileiras, eu desenvolvo uma ilustração que retrate emocionalmente o espírito de cada estação/parada, ou mesmo do seu entorno, no caso de já não existirem mais. A intenção é que sirva de estímulo para a interpretação crítica de cada um, seja de forma positiva, negativa, carregada de saudosismo, ou mesmo de forma contemplativa apenas. Espero que curtam.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

20Comentários

  1. 27/01/12 às 18:08
    oseias:

    Legal, Parabens D+ faltou Sertãozinho

  2. 04/04/12 às 2:49
    paulo sergio gomes:

    e triste ver em lugar que fui criado e hoje ver a situaçao que esta estou emocionado…

  3. 24/08/12 às 23:31
    paulo sergio gomes:

    Fiquei muito emocionado,foi ai que fui criado meu Pai era manobrador de trens nos ano 70, nos anos 80 fomos morar em pitangueiras isto depois que meu Pai aposentou, hoje moro em Sorocaba Sp, um abraço .todos…

  4. 09/09/12 às 22:31
    marcelo:

    Isso é gratificante. O Projeto está aqui para isso, resgatar emoções e estimular nossa memória. Abs.

  5. 20/04/13 às 1:00
    Paulo Sergio Gomes:

    E triste ver um lugar aonde fui criado eu estudava em Pitangueiras,ia de trem todos os dias,isso e culpa dos governantes tenho muitas saudades,lembro do meu pai ele era manobrista de trem.

  6. 16/07/13 às 23:34
    marcos antonio silva:

    boa noite Marcelo,vendo esta estação completamente abandonada e um descaso de nossas autoridades vendo esses vagões completamente parados sem nenhuma utilidade,
    me lembro como se fosse hoje indo para meu trabalho nos anos de 1987 existia uma fabrica qual nome era cobrasma na regiao de osasco aonde se recuperava todos esses vagões que nos estamos vendo os trabalhadores ficavam ao ar livre com sol ou chuva para recupera esse patrimonio que esta esquecido pela nossas autoridades.

  7. 21/08/13 às 4:30
    marcos antonio silva.:

    ano de sua construção 1903 já se passaram 110 anos de ináuguração.com muita festá póliticos falando aos quatro ventos sobre está ferrovia que ia ser o élo de ligações para várias cidades do interior.mais como nós sabemos que tudo tem um fundamento por trás disso. muito se gastou para sua construção para que hojé o que podemos ver tudo abandonado a própria sorté com muito descaso com dinheiro que não pertençe a eles.mais sim da sociedade que tanto sofré com transporte público sém qualidade sem seguranças por esse imenso brasil é de nosso estádo.olhando em volta destá antiga estação tudo foi largado parece de próposito qual interese por trás disso.tanto se construiu em sua volta há varios galpão bém proximo da ferrovias vagões esquecido ao longo dessa ferrovias para que.j se não fosse ter utilidade para o futuro que ném chegou até para quém viveu nessa ferrovia de tantas lutas na sua construção é o que falar de tudo isso deixar envelhecer com o passar dos anos. ou cair nó esquecimento para eles séria um ótimo atrativo.ainada bém que tudo isso que estámos vendo hojé tem o nome chamado marcelo parabéns pelo seu esforço para levar todo esse descaso ao seus leitores.( ferrovia hojé é um grande fardo ou um descaso para esses politicos qual séria está respósta para eles em suas campanhas) abs.

  8. 28/09/13 às 5:39
    marcos antonio silva.:

    bom dia marcelo mais um coméntario sobre essa ferrovias é construção em sua volta.destá que um dia foi motivo de orgulho para tantos.hojé o que vemos é o maior descaso com todo esse patrimonio desté em construções é ferrovias.tudo foi completamente abandonado é esquecido por nossas autoridades.ao meu ver marcelo mais uma vez parece que toda essa aréa foi contaminada.para deixar quilometros de trilhos e vagões.galpões esquecido dessa maneira no total abandono a propria sorté como estamos vendo mais uma vez.hojé o nosso estado perde nesse segmento chamado ferrovia.porque de tudo isso de total absurdo quanto tempo levou para essas instalações fosse concluida.é hojé vemos tudo isso largado esquecido quantos quilometro de trilhos estão ai nessa estação largado dessa maneira.qual interesse de tudo isso para eles.é para os moradores dessa regiões.o que restou para eles foi apenas saudades.abs marcelo fica com deus até mais.

  9. 19/01/14 às 3:27
    marcos antonio silva.:

    mais um comentário daquilo que foi chamado ferrovias.é o que restá em nosso estado são paulo existé kilometros de ferrovias desátivadas que poderiam ser util no transporté de cargas ou de passageiros.como seria ver algumas dessas ferrovias sendo reativadas trazendo o vai é vem das locomotivas transportando o que há de produção nessas regiões como no passado não muito distante.o que falta é força de vontade de nossos governos nesse meio de transporté chamado ferrovias enquanto muitas delas adormece no esquecimento por falta de interesse. o outro setor está com o grande volúme de carros é caminhões.enquanto a velha ferrovias está a esperá de um grande milágre que não possa vir por meró capricho.quanto volumé de trilhos já foram roubado de lá prá cá por falta de interesse parece que nossos governos não se importá com aquilo que lhe pertence. prefere deixar jogado esquecido esse patrimonio de tantos sonhos de muitos que contribuiu para se levar progresso de tantas regiões que hojé também estão a merce de nossos governos está é a triste realidade desse meio de transporté que levou sonhos a lugares mais uma vez desconhecido. ferrovias hojé é sinonimo de descaso .até mais marcelo de marcos silva.

  10. 01/07/14 às 23:35
    marcos antonio silva:

    infelizmente no meu ver que nossos municípios do interior que tanto contribui para o crescimento de nosso estado chamado são Paulo pudesse deixar as nossas ferrovias nessas situações que estamos vendo graças a um trabalho em resgata em mostra o que foi no passado o motivo de tanto orgulho no chamado estrada de ferro e hoje pouco se faz em resgata a memoria em resgata tantas ferrovias desativadas em varias regiões de nossos interior e como esquecer a memorias de muitos colaboradores que tanto fizeram nesse segmento a estação passagem e um exemplo de grande descasos de nossos governante com esta região e seu moradores grande construções em sua volta da ferrovias desativadas vagões esquecido por mero caprichos a estação que foi construída para se levar o progresso a diversas regiões que fazia parte da malha ferroviária hoje se encontra nessa situação de total abandono e não há ninguém que possa fazer em resgata esta ferrovias para outros fins esse e sem duvida para mim o grande descasos nessa região com essa malha ferroviária hoje o que vale para os nossos governantes e se fazer grandes obras na linhas férreas no centro urbanos de nossas cidades mais pouco se faz em nosso interior o que existe esta nessa situações que estamos vendo o que foi criado para se levar sonhos a diversos lugares em nosso interior foi desativado são tantos municípios que perderam sua malha ferroviária ao longos dos anos que e difícil calcular o tamanho do prejuízo em quanto isso o que existe esta nessa situação de total abandono o que há por traz de tantas desativação com a malha ferroviária em nosso interior isso e apagar a historia por onde existiu as grandes estradas de ferro a estação passagem e um exemplo de grande descaso com esse patrimônio que levou anos para se construir e hoje mais uma vez esta sem vida por dentro e fora de suas instalações em quanto ainda resisti com a ação do tempo e do homem o que vemos nessas reportagens que a malha ferroviária em nosso interior hoje pouco importa para os nossos governos e fácil esquecer e fácil desativar e fácil abandona mais em resgata e difícil para eles esse e o retrato de nossas ferroviárias por onde existiu ou ainda exista o que falta e coragem e vergonha para esses políticos com o povo de nossos interior ate mais Marcelo fica com deus

  11. 27/07/14 às 23:24
    marcos antonio silva:

    ate hoje não me conformo em toda vez que vejo essa reportagem da estação passagem que esta completamente desativada abandonada com sua malha ferroviária e suas construções nesse estado de total abandono sem nenhuma utilização nesse transporte sobre trilhos qual o significado em deixar nesse estado como se fosse uma cidade condenada pelo seu passado serra que nosso governo do estado não tem realidade dessa situação ate hoje nessa região que viu chega o progresso através desses trilhos que hoje esta no total abandono sem utilização sem vida circulando por dentro e por fora dessas construções que tanto não muito distante se levou progresso e sonhos que foram interrompido sem explicações ate hoje esta sem vidas sem esperanças que algum dia possa volta a ver o fluxo que foi no passado de idas e vindas através desses trilhos que hoje se encontra nesse estado abandono ate mais marcelo

  12. 21/09/14 às 23:58
    marcos antonio silva:

    a verdade esta estampada deste que nossos ilustres políticos deixaram nossa malha ferroviária nas mãos de varias empresas logísticas em nosso estado e pais esse sem duvida nenhuma e a mais pura verdade recebe o que foi feito pelo esforço de muitos brasileiros em troca eles deixam as velhas construções que um dia teve vida alegria esperança de muitos no vai e vem das velhas locomotivas que afinal nem ser quer existe mais a esperança de muitas ferrovias que vemos aqui graças a esse trabalho magnifico em mostra a verdade de grandes descaso com esse patrimônio que vendo lapidado por essas empresas que aqui chegou em nosso pais e recebeu de graça em troca o que eles fazem e deixar e desativar o que não for de seus interesse exemplo maior e estação passagem no meu ver esse e o brasil que se gasta muito em politicas e não recupera o passado de muitos ate mais Marcelo.

  13. 04/10/14 às 2:13
    marcos antonio silva:

    aqui o tempo passou para a estaçao passagem tudo foi abandonado tudo desativado por completo vidas e sonhos foram interrupidos no momento que tudo isso parou de fucionar e ai por quanto tempo tudo que esta nas reportagens e postagens como estamos vendo hoje ainda vai permanecer ainda de pé mesmo nesse estado lastimavel por falta de interrese de quem deveria zelar por esta historia que foi construida com tanto esforços de muitos para se acabar nessa situaçao de total descasos o sonho de levar progresso para diversas regioes acabou mais a historia desta estaçao passagem estara viva na memoria de quem construiu e de quem trabalhou nesse ramal esta e a realidade de nossas ferrovias em 2014 o passado nao representa a verdadeira historia desse transporte sobre trilhos nesse pais sem cultura ate mais abs

  14. 14/10/14 às 1:51
    marcos antonio silva:

    aqui sempre que vejo esta imagens da estação passagem lembro como era na sua epoca de atividades nesta região de pitangueiras SP hoje o tempo passou para elas e tudo que fazia parte de sua vida util ja nã existe mais apenas as cabras que possa ainda existe por dentro da antiga estação tudo abandono tudo desativado como se fosse uma região contaminada ou condenada por alguem que ha condenou na sua historia de vida no segmento ferroviario neste lugar sempre que posso deixo mais um comentario não importando ha quantidade que ja exista nesta pagina esta e minha forma de se expressa na estação passagem abs.

  15. 28/03/15 às 14:30
    marcos antonio silva:

    este e o nosso pais com seu passado chamado estrada de ferro aonde se deu a origem de tanto lugares belos de cidades turisticas hoje o tempo passou e a grande maioria dessas ferrovias que em muitos lugares nem se quer existe mais por falta de investimento em resgata a verdadeira historia de nossas ferrovias que aqui chegou no seculos passado e hoje em 2015 a grande maioria desapareceu completamente do mapa e da historia de cada um dela abs marcelo

  16. 24/05/15 às 3:19
    marcos antonio silva:

    aqui novamente para comentar o que foi feito de um projeto que foi criado para si levar progresso esperança a tantos lugares que foi desbravado por tantos colaboradores numa epoca de pouca tecnologia mais ao inves de preservar essa reliquia chamada ferrovia fizeram ao contrario tudo foi abandonado esquecido jogado a propria sorte mais com o passardos anos tudo permanecer igual deste da sua desativaçao nesse ramal hoje como podemos ver o que foi feito deste projeto de tantas esperança para muito o que restou foi apenas saudade de um passado majestoso de tanta lutas mais atraves dos tempos tudo esta adormecido e esquecido passado presente e futuro não existe nesse lugar esse e o nosso brasil com sua historia ferroviaria e de tantas outras historias que pena que tudo se acabou por falta de coragem e determinação desses governos e empresas que atuam nesse segmentos chamado estrada de ferro para onde vai so deus sabe aqui marcelo esta os grandes descasos com a historia ferroviaria de nosso pais nada se faz para proteger essas construções historicas abs de marcos silva carapicuiba são paulo

  17. 24/05/15 às 3:27
    marcos antonio silva:

    aqui novamente não importa quantos comentarios que se possa posta nesse site estaçõesbrasileiras o que importa e a verdade que estamos vendo graças a um trabalho magnifico de uma pessoa que esta dedicando seu tempo sua vida em trazer a verdadeira historia ferroviaria de um tempo glorioso e de tantas lutas que si foi abs marcelo aqui esta uma pessoa que e apaixonado por ferrovias mesmo não conhecendo tantos lugares como voce mais mesmo assim não desista va em frente a historia se confunde com o tempo que se foi para muitas delas de marcos silva carapicuiba são paulo abs.

  18. 24/05/15 às 3:38
    marcos antonio silva:

    estação passagem como esta nos dias de hoje deste que foi visitada deste a primeira vez qual razão de sua destivação nesse ramal ate nos dias de hoje isso e nosso pais com sua historia ferroviaria historia que esta sendo apagada por varios lugares aonde existiu o nome estrada de ferro abs marcelo de marcos silva carapicuiba são paulo

  19. 07/06/15 às 19:13
    marcos antonio silva:

    aqui estou novamente para comentar o verdadeiro descaso com esse patrimonio chamado estrada de ferro o que aconteceu aqui de verdade para que tudo isso ficase nessas condições que estamos vendo graças a um trabalho magnifico que leva o nome estaçõesbrasileiras a verdade sobreo que aconteceu com esse setor ferroviario nos dias de hoje não tenho explicações porque estou sempre comentando sobre esta estação ( PASSAGEM ) o que houve de verdade aqui nesse ramal entre varios municipios que dependiam desse ramal porque de tudo isso jamais teremos algumas explicações de quem deveria dar não e mesmo marcelo abs de marcos silva carapicuiba são paulo

  20. 29/02/16 às 18:31
    marcos antonio silva:

    ola como estara hoje em 2016 a estação passagem sera que seus trilhos ja foram removidos seus vagões ja foram tambem sucatiados ou ainda permanecer do mesmo estado quando foi feito a primeira reportagens desta que um dia foi de fato um meio de transporte como estara hoje alguem pode da alguma situação de fato que pena que esse e o nosso brasil com esse meio de transporte sobre trilhos não existe mais a magia de se locomover atraves de tantos lugares belos que faziam parte de suas historias por onde existiu essa estrada de ferro abs marcelo que em 2016 seus projetos sejam realizados não importando as dificuldades que possa surgir em seu caminho .

Deixe seu Comentário