04/10/12

PARQUE REINO DAS ÁGUAS CLARAS

DATA DA EXPEDIÇÃO: 18.01.2012
DESTINO: Estação Parque Reino das Águas Claras
LOCALIZAÇÃO: Município Pindamonhangaba – SP
COORDENADAS:  22°52’40.33″S 45°34’48.19″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim, em uso pelos trens turísticos da E.F.C.J.
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1972
CONSTRUÇÃO: Estrada de Ferro Campos do Jordão
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, é apenas uma estrutura de ferro com cobertura e bancos
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Claudinéia de Marchi

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Vínhamos de Campos do Jordão sentido Pindamonhangaba quando decidimos conhecer a Parada do Parque Reino das Águas Claras. Pelo que vimos, outrora o local devia ser movimentado, mas naquele dia estava interditado devido a uma chuva (enchente se não me engano), e não pudemos ver nenhum fluxo de pessoas por ali. É uma parada simples, com telhas de amianto sobre uma estrutura de ferro e alguns bancos, está bem conservada, mas ao que parece o trem suburbano já não trafega mais por ali, restando apenas o trem turístico da E.F.C.J. que passa sem parar. Andei pelo local, vi uma gôndola G1 trafegando com trabalhadores e restos de árvores em cima (vide mini-filme), vi também algumas casas da vilinha que fica às margens da linha, e nada mais. É um lugar aprazível, embora tenha um ar decadente, até um pouco depressivo, mas de uma beleza ímpar. De lá, seguimos para Pindamonhangaba…

FOTOS DO LOCAL:


MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

2Comentários

  1. 27/02/13 às 19:24
    SUELI ROCHA DA SILVA:

    Gostaria de reservar passeio para o Reino das Águas Claras no próximo sábado, dia 02/03 para 03 adultos e 1 criança.

  2. 16/10/14 às 13:05
    marcos antonio silva:

    aqui parece que o tempo parou em tantas formas de se expressa mais no contesto ainda continua no que chamamos de maravilha sobre trilhos que ate hoje permanece como no passado da sua construção nesta região desse parque vendo ainda mais essa pequena locomotiva em plena atividade no dia a dia sua bitola parece pequena mais se torna grande na sua vida util aqui belo cenario deste parque bela preservação de quem administra ate nos dias de hoje.

Deixe seu Comentário