22/03/13

PÂNTANO

DATA DA EXPEDIÇÃO: 20.10.2012
DESTINO: Estação Pântano
LOCALIZAÇÃO: Município Descalvado – SP
COORDENADAS: 21°56’39.11″S 47°40’7.44″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1891
CONSTRUÇÃO: Companhia Paulista de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Demolido, porém uma casa foi construída sobre sua plataforma
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Vinicius Costa

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Fui até Pântano em Descalvado, motivado principalmente pela cachoeira conhecida como Salto do Pântano, que fica praticamente ao lado do local onde um dia existiu a antiga estacão homônima. Ela fazia parte do ramal descalvadense (de bitola estreita) e que durante sua existência serviu basicamente para transportar café e, claro, os moradores da cidade até a cachoeira, para desfrutarem de bons momentos de lazer. Hoje o que existe por lá é somente uma casa, que dizem os locais, está construída sobre a plataforma da antiga estação, mas como comprovar isso de fato? Aparentemente a história confere, tanto pela sua posição geográfica, quanto pelas características construtivas e também pelos relatos. A casa já não guarda mais traços da estação, a não ser pela sua base alta, provavelmente resquício da plataforma. Serve hoje de moradia, está cercada e tem muita vegetação na sua frente, dificultando a sua visualização. Ao seu lado, a cachoeira passa quase que despercebida para quem trafega pela estradinha de terra, pois o mato encobre a visão e, se não fosse pelo barulho da queda d’água, ninguém diria que lá existe uma beleza natural tão imponente como aquela. Exploramos primeiro a estação, mas depois, como não podia deixar de ser, descemos até lá embaixo, e pudemos trazer imagens esplêndidas dela para vocês. Espero que gostem.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER PÂNTANO

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

2Comentários

  1. 14/07/13 às 0:42
    marcos anotonio silva:

    MARCELO boa noite pensa no lugar para fazer turismo se existisse ainda a ferrovia nesse lugar.por isso mais uma vez seu trabalho nao poder ficar em silencio .exite em nosso estado de SAO PAULO um deputado que esta investigando o abandono de nossas ferrovias e o descaso do nosso governador. estou curtindo os novos video de seu trabalho.

  2. 14/07/13 às 20:56
    marcelo:

    Marcos, tenho mais de 310 estações visitadas, mas como tenho que fazer tudo praticamente sozinho, leva tempo para eu conseguir postá-las… mas continue acessando que continuarei postando amigo.

Deixe seu Comentário