28/11/13

PALMÉIA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 04.07.2013
DESTINO: Estação Palméia
LOCALIZAÇÃO: Município Muzambinho – MG
COORDENADAS: 21°21’12″S 46°27’26″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1914
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, cercado e servindo como escola municipal
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Alexandre Neves, Pedro Gandra de Carvalho e Rodrigo Faustino

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Estivemos em Palméia e pudemos documentar “in loco” as reais condições da velha estação da Cia. Mogiana em terras mineiras. Palméia a princípio estaria em terras pertencentes à Monte Belo, mas durante nossa pesquisa percebemos que ela estava em território de Muzambinho, cidade vizinha e então corrigimos o curso das coisas. É um vilarejo (não sei se é um distrito ou somente uma vila), bastante simpático e quando lá estivemos, possuia um clima bem agradável, um vento gostoso que dava um ar de frescor e liberdade. A estação está ao lado de uma igreja e do lado oposto há ainda casas da antiga vila ferroviária em bom estado de conservação. Frontão com dísticos legíveis (ruins, mas legíveis), plataforma e lousas ainda estão lá, e o prédio hoje serve como uma escola municipal. Andamos por todo o local, filmamos, fotografamos, mas infelizmente como era bem cedo, não encontramos ninguém que pudesse nos contar histórias acerca do lugar. Sei que antes de se chamar Palméia ela chamava-se São Domingos e que foi fechada em 1966.  Ao que parece, todo o ramal era dedicado ao escoamento da produção cafeeira local, muito forte na época e ainda hoje. Um detalhe interessante é a linda vista que se tem a partir da plataforma (vide fotos e mini-filme), é um vale rodeado de belos morros cobertos de verde, muito bonito mesmo. De lá, seguimos para Montalverne

PANORÂMICAS DA ESTAÇÃO:
Com o compromisso de oferecer o máximo de detalhes que puder colher cada local visitado, agora disponibilizo também imagens panorâmicas, para que tenham a sensação não só da estação, como também do seu entorno, espero que curtam.

PANORAMICA_PALMEIA_01

Palméia vista da rua.

PANORAMICA_PALMEIA_03

Frontão de Palméia.

PANORAMICA_PALMEIA_02

Estação ao lado da casa de fé.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER PALMEIA

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

1Comentários

  1. 29/11/13 às 0:27
    marcos antonio silva.:

    olá marcelo mais uma visita nesse tema chamado ferrovia.o sonho que ficou no esquecimento. desses politicos..estação palméia minas gerais.mais uma estação desátivada por completo desté a sua inauguração.até o fim de suas atividades. no segmento de transporté de passageiro ou de cargas.o que leva mais uma véz.a desátivação de tantas ferrovias ainda mais em minas gerais.vendo na foto 21 olhá o belo cenário que a região propociona para aqueles que viveram a mágia de ser transportado nesse meio de transporté chamado ferrovia. o brasil infelismente perdeu boa parté de sua malha ferroviaria.antes o nosso pais chamado brasil tinha no total de 8 mil kilometros de ferrovias em todo nosso pais.com o passar dos anos .deixando nas mãos de logisticas é de grupos extrangeiros. o total da malha ferroviaria está atualmente em 4 mil kilometro em todo o pais. olhá quanto o nosso pais perdeu nesse segmento por falta de interesse. tanto dos governos federais é estaduais ´hojé nas mãos de logisticas olhando para essa região´quanto os moradores perderam na epóca de sua desátivação.como sempre sem nenhuma explicações .tudo voltado por interesse mais uma vez por politicos que mandam nesse meio de transporté.que foi motivo de tantas glorias no passado.hojé mais uma vez marcelo é só descaso com esse meio de transporté .nessa estação ainda bém que está bem conservada.atualmente hojé e uma escola municipal nessa região que um dia teve esse meio de transporté chamado ferrovia.sonhos que ficaram para trás é quanto a esses moradores o que pensar o que restou para eles nadadesse meio de transporté.até mais marcelo. até outro coméntários nesse temá. de marcos silva.

Deixe seu Comentário