O Projeto

ESTAÇÕES BRASILEIRAS é um projeto pessoal em que busco retratar de formas variadas a situação atual das mais de cinco mil estações ferroviárias existentes ou que já existiram no Brasil. O projeto é amplo e tem como seu ponto de partida o site, que reunirá um importante banco de dados destinado a recompor na memória dos brasileiros a real importância deste meio de transporte, que já foi e ainda poderia ser um dos mais importantes do Brasil.

Todo material disponibilizado em cada post inicial deste site é ORIGINAL (imagens, filmes, posters, resumos, mapas e ilustrações), nada foi aproveitado de outras fontes, exceto os dados históricos sobre cada estação, frutos de pesquisas locais e em diversos sites e publicações, tendo grande destaque o site: ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS DO BRASIL do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, como base inicial de pesquisa. Todas as imagens e vídeos foram gerados em cada expedição, por mim e pelos meus companheiros de viagem, o que garante um alto grau de exclusividade para cada postagem aqui realizada. A intenção é documentar de forma detalhada e o mais importante de tudo, “in loco” o atual estado de cada estação ferroviária do país. Para isso, no ritmo atual (contando somente com recursos próprios) serão necessários mais de 25 anos de pesquisas, elaboração de roteiros, viagens, captura de imagens, fotos, edições, manutenção diária do site, do canal no YouTube, página do Facebook, Galeria do Flickr, enfim, um árduo trabalho que visa compartilhar informação, resgatar história e contar histórias.

Hoje o projeto é totalmente sustentado pelos meus próprios recursos, por enquanto as viagens são curtas, as estações abundantes e o desafio motivante. Espero conseguir apoio para concluir o projeto no menor espaço de tempo possível, mas sem abrir mão deste formato, desta identidade e desta liberdade que são e sempre serão a marca deste projeto.

VEJAM O MAPA DAS ESTAÇÕES JÁ VISITADAS ATÉ HOJE: