11/02/13

NOVA PERUÍBE

DATA DA EXPEDIÇÃO: 11.02.2012
DESTINO: Estação Nova Peruíbe
LOCALIZAÇÃO: Município Peruíbe – SP
COORDENADAS: 24°17’51.54″S 46°58’55.47″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim, apenas em alguns trechos
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1960* (data aproximada)
CONSTRUÇÃO: Estrada de Ferro Sorocabana
STATUS DO PRÉDIO: Demolido, apenas uma plataforma tomada pelo mato
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Claudinéia de Marchi

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Nova Peruíbe é apenas uma plataforma de concreto, abandonada no meio de um matagal na avenida que margeia o antigo leito do ramal de Juquiá. Estive por lá, colhi imagens mas não encontrei nada além disso. Ninguém sabia nada a respeito daquele monolito de cimento no meio do canteiro da via pública. Soube que um dia ela se chamou Parada do Km 174 e teve cobertura de telhas de amianto e uma mureta de tijolos, nada além disso. Andei várias vezes sobre a plataforma, olhei para todos os lados e tentei imaginar um pouco das histórias vividas por quem utilizava o trem naquela região. Foi só o que me restou ali.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

3Comentários

  1. 12/08/13 às 0:23
    marcos antonio silva:

    esta nao tem muito em falar nao resto nada apenas uma base de concreto aonde existia a estaçao mais quanto foram gasto nessa construçao dessa ferrovia nesse percurso e ao mesmo tempo abandonado por qual interrese .quantos ao mesmo tempo perderam seus empregos com esta desativaçao sera que ninguem pensou nisso la tras.abs.

  2. 08/06/14 às 14:39
    Paulo Fernandes Dias:

    Gostei muito, relembrei quando morei ai em 1960, saudades.

  3. 21/01/16 às 1:50
    Viriato Espinha:

    Meu pai tinha um pequeno sitio em Peruibe na estrada do Bambu e lá pelos idos de 1963 fomos muitas vezes de trem da Sorocabana de São Vicente onde morávamos à PARADA PRADO onde aparecem as ruinas da plataforma de embarque.
    Era somente uma plataforma de concreto com uma cobertura de telhas de amianto e uma placa retangular escrito PARADA PRADO.
    Só eu e meu pai desembarcávamos ali,mais ninguem.
    Em 1969 meu pai montou uma granja de frangos que sobreviveu não mais que um ano e meio.

    Era uma boa caminhada até o sitio que hoje é um depósito de materiais de construção dos Irmãos Vida.

    Restou a saudade da infância que ficou lá longe.

Deixe seu Comentário