16/12/13

NHUMIRIM

DATA DA EXPEDIÇÃO: 07.09.2012
DESTINO: Estação Nhumirim
LOCALIZAÇÃO: Município Santa Rosa de Viterbo – SP
COORDENADAS: 21°31’28″S 47°22’08″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1910
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé e abandonada
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e José Antonio Thomaz

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Estive em Nhumirim juntamente com o meu Tio Zé e vimos cada detalhe do prédio e do pequeno vilarejo. A estaçãozinha que durou pouco mais de cinquenta anos, e foi fechada no final de década de 1960, ainda está em pé, firme, forte e na luta, como muitos gostam de dizer. Não sei por quanto tempo mais ela aguentará esta batalha que trava pela sua existência, pois os sinais de desgaste são bastante claros na sua estrutura. O prédio está abandonado, com as portas abertas e tudo revirado no seu interior, a plataforma ainda mantém a cobertura de telhas de cerâmica, as lousas e o guichê de venda de bilhetes também estão lá, os dísticos ilegíveis, os frontões completam o cenário. Aonde era o pátio virou uma rua e uma praça, com uma mesa e bancos de concreto, aonde imagino, seja o ponto de encontro dos carteadores de plantão. Em frente tem um bar denominado: “Bar  Estação” (nome deveras sugestivo não é mesmo?), mas estava fechado, e infelizmente não pude experimentar a temperatura da cerveja servida ali, mas quem sabe, um dia volto lá? O meu amigo Miguel El Debs, me disse ter passado bons momentos naquele lugar (casa da avó se não me engano), o que foi devidamente lembrado por mim durante a visita. Enfim, Nhumirim está lá, ainda viva, ainda parte do extinto Ramal de Cajuru e ainda esperando uma função mais nobre do que a de somente existir. Me recuso a crer que não consigam uma função para aquele prédio histórico, belo e ainda com muito a oferecer. Pensem pessoal, e o principal… ajam.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER NHUMIRIM

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

3Comentários

  1. 18/12/13 às 20:59
    marcos antonio silva.:

    ano de sua construção 1910. já se passou 103 anos desté a sua inauguração é hojé como sempre vemos mais um grande descaso com esté patrimonio. que está se acabando por completo. em nossos estados é regiões que faziam parté de seu caminho.como podemos ver aqui existé um grande descaso com esse patrimonio que levou progresso a cidades por todas a sua atividades em quanto durou. mais infelismente como de constumé tudo ficou no passado a memória a lembrança o sonho que um dia existiu uma ferrovia nesté local. está marcelo é a realidade de nossas ferrovias hojé 2013 como será nós próximos anos será que vai sobreviver com tanto descaso é abandono por nossas autoridades. que deveriam cuidar é preserva. esté é o retrato desse brasil com o passado. até mais marcelo fica com deus. de marcos silva.

  2. 20/12/13 às 15:49
    marcos antonio silva.:

    Marcelo essa e para você. qual a sensação de se chegar a esses lugares para mostra para nos o que foi no passado a alegria a esperança de ser transportador por essa maravilha chamada ferrovia.ao se deparar com a não mais existência com sua desativações em seus trajeto que existia no passado não muito distante. qual a sua expectativa nesse meio de transporte que com o passar dos anos vem se acabando. qual e a resposta para nos .abs Marcelo fica com deus de marcos silva.

  3. 22/12/13 às 21:06
    marcos antonio silva.:

    olá marcelo. esté coméntario se basea se refleté nesse projéto de levar aquilo que foi de tão importante no passado chamado ferrovias. mais um ano que terminá é nada foi feito para preserva a riqueza que levou sonhos esperança alegria a várias regiões de nosso estádo é litorál. mais que infelismente não está sendo preservado como deveria. é tristé lembra que tanta lutá tantos sonhos está nessa situação de total abandono.tudo sucateado tudo retirado tudo invádido. é nada mais uma vez é feito. esse é o retrato de nossas ferrovias. o passado ficou para trás. o presente parou no tempo. é o futuro não existé nesse segmento. aqui termino´marcelo desejando a voce a toda sua familia de coração . ( BOAS FESTÁS UM FELIZ ANO NOVO) que seu trabalho em 2014 seja reconhecido por quem deveria cuidar mais desse patrimonio chamado ferrovia o sonho para muitas dela marcelo já não existé mais.o passado não se misturá com o presente á até com o amanhã.. abs marcelo de marcos silva. até as próximas postagens em 2014.

Deixe seu Comentário