14/11/11

MONTEIROS

DATA DA EXPEDIÇÃO: 29.09.2011
DESTINO: Estação Monteiros
LOCALIZAÇÃO: Município Guatapará – SP
COORDENADAS:  21°28’8.03″S 47°58’53.23″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1912
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Demolido
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Fábio Cuervo e Vinicius Costa

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Ir até Monteiros foi no mínimo inusitado, o calor de 42 graus era nosso companheiro inseparável e o trajeto não muito amigável. Monteiros hoje nada mais é do que um amontoado de mato e tijolos, cercados por arame farpado. Cercado por quê? Foi essa pergunta que fiz a mim mesmo, quando tive que passar pelo arame para tentar chegar até o local onde, provavelmente estaria a antiga plataforma, mas não teve como, mato, pedras, enormes buracos e um desnível coberto de mato simplesmente não nos permitiam chegar até lá. O engraçado é que estava tudo ali, a menos de 50 metros na nossa frente, mas chegar lá era outra história. O Vinicius subiu o morro de onde se podia avistar a base da antiga caixa-d’água, mas nem de lá dava acesso, contornamos o local por todos os lados, mas nada. Monteiros estava ali, hoje um grande nada cercado por arame farpado. Como disse o Vinicius, há viagens em que o destino (estação) é o melhor, e há outras que o melhor é a jornada. Monteiros foi assim, que jornada bacana, e destaque para a mata de bambus e a venda junto ao campo de futebol, lindos. E o calor seguia conosco para Vila Albertina, que é outra história…

FOTOS DO LOCAL:

 

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

5Comentários

  1. 16/07/13 às 23:43
    marcos antonio silva:

    linda paisagem pensa se ainda existisse a ferrovia nesse local quantas Familias ao seu redor seria beneficiada como ponto turistico.

  2. 23/08/13 às 5:20
    marcos antonio silva.:

    aqui o que podemos ver nessa reportagens que não sobrou nada da antiga estação juntamente com a velha ferrovias.tudo foi retirádo para não deixar rástro o que foi um dia nesté lugar a velha ferrovia que ligava várias região nesse trájeto como podemos ver nesse documéntários o que sobrou foi apenas um base do que séria a velha caixa -d aguá totalmente sendo coberta pelo mató.o vilárejó está totalmente abandonado como sé fosse cidade fantasma.sem ninguém para contar a história desse lugar por isso que a cidade grandes está totalmente desordenadas sem construções para qué veio do interior coma desátivações de tantas ferrovias ao longo de tantos anos.sé não há ferrovias nesses lugares como a população vai sobreviver sem emprego sem renda sem atividades nesses lugares esquecido por esses governos só é lembrado na epóca das eleições só isso nada mais do que isso.abs marcelo

  3. 22/09/14 às 1:04
    marcos antonio silva:

    aqui algum dia teve vida teve esperança nesse lugar hoje o que restou nesta região são apenas o silencio de cada amanhecer de cada anoitecer o cenário que componha a estrada por onde varias pessoas já passaram ainda continua bela como se fosse um túnel do tempo pena que aqui também o tempo parrou em tudo em ferrovia e no progresso sem esperança não há vida como em muitas regiões que perderam o seu maior legado em malha ferroviária ate mais marcelo

  4. 19/04/15 às 22:58
    marcos antonio silva:

    aqui seu vilarejo perdeu seu principal fonte de renda que era sua estrada de ferro que surgiu como esperança para muitos mais tudo isso ficou na lembrança de quem viu seu surgimento como a esperança e o progresso nesta região hoje a realidade e outra cidade sem vida sem esperança so resta o seu desaparecimento por completo de seu arquivo como o caminho que um dia se levou progresso enquanto exitiu a velha estrada de ferro hoje esta nessa situação abandono em todos segmentos a esperança se foi por falta de coragem desses que um dia viu seu surgimento como a esperança de muitos nessa região esse e a verdade de nossa malha ferroviaria em nosso pais e estado apenas um amontoados de sucatas em todas as formas possivel que se possa se imaginar nesse segmento estrada de ferro para onde ia num passado tão promissor que se locomover atraves da estrada de ferro era sinonimo de progresso e esperança para muitos hoje a realidade e outra muitos descasos com esse transporte sobre trilhos abs.

  5. 13/03/16 às 23:05
    marcos antonio silva:

    aqui a historia foi completamente apagada por completo vendo nesta fotos o que restou foi seu vilarejo que dependia da malha ferroviaria nesta região mais como todos nos sabemos a estrada se ferro se foi para que para deixar seu povo esquecido e mais a historia aqui tambem se foi para sempre com sua desativação no meu ver para que de tantas construções no passado desta maravilha sobre trilhos que com o passar dos anos tudo isso ia se apagado em diversas regiões por onde existiu ou ainda exista o pouco que resta dessa maravilha chamada estrada de ferro para onde vai para onde foi todo progresso que era transportado nela qual significado de tudo isso se apagar em diversas regiões de nosso estado chamado são paulo aqui esta os grandes descasos com a historia ferroviaria enquantos outros paises se preocupa em recupera a malha ferroviaria de suas cidade aqui e diferente procurar apaga a historia de tantas lutas e conquista no periodo de glorias hoje 2016 a historia se resume em entulhos deixado para tras quantos caminhos de trilhos foram apagado em diversas regiões afinal passado para eles não pode se misturar com o presente e futuro desse segmento que estamos falando estrada de ferro sonho que ficou no passado para muitos abs marcelo de marcos silva carapicuiba sp.

Deixe seu Comentário