24/12/13

MOCOCA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 05.10.2012
DESTINO: Estação Mococa
LOCALIZAÇÃO: Município Mococa – SP
COORDENADAS: 21°28’22″S 46°59’24″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1890
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, cercado e servindo como setor da prefeitura
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Pedro Gandra de Carvalho

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
A estação de Mococa fazia parte do Ramal de Mococa, e foi desativada por volta de 1966. Embora o nome fosse “Ramal de Mococa” ela não era o ponto final da linha, pois além dali, ainda havia outra estação chamada Canoas (aonde também estivemos numa outra ocasião), esta sim era o final, situada bem na divida entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, junto a um aprazível vilarejo com acesso somente por estradas de terra. A estação é hoje um departamento da prefeitura municipal (oficinas, garagens, depósitos…) e, não se pode dizer que está em boas condições, mas está “utilizável” (vide fotos e mini-filme). É um lugar de acesso controlado e para entrar lá, tivemos que colocar em prática nossas habilidades sociais. Tentei por vezes argumentar com o porteiro, que me deixava solenemente falando ao vento, acerca da importância do Projeto e o legado (palavra da moda) que ele deixaria, mas nada disso tocou o coração seco do obtuso ser, porém foi neste último momento que tudo mudou, a poucos metros atrás de mim,  estava o responsável por todo o local e me ouviu tentando explicar os porquês do Projeto e a necessidade da entrada para que fizéssemos fotos e vídeos, e então ele me chamou, e fez o convite: “Entre, vou te mostrar tudo por aqui!”. daí por diante, a coisa toda mudou, o obtuso de plantão se transformou na pessoa mais interessada do mundo pelo tema ferroviário… meu Deus, que engraçado. Enfim, conheci todo o complexo, vi os detalhes do prédio, os frontões já sem os dísticos, as lousas ainda estão lá, mas as placas de altitude e quilometragem não, sendo que de um lado, foi construído um “puxadinho” de cobertura metálica, para abrigar caminhões de lixo, e do outro, uma rampa de concreto para a troca de óleo dos veículos. Por lá não há mais trilhos, mas aquele prédio inconfundível jamais deixará o local ser dissociado do universo ferroviário. O homem que me autorizou a entrar (o qual acabei esquecendo o nome, infelizmente), ainda fez a enorme gentileza de ligar o seu computador e me mostrar fotos de época do local, e me contar um pouco do que sabia sobre a ferrovia que um dia passou por ali. Agradeço aos dois personagens que permearam este relato, ao obtuso porteiro e ao seu superior, um pela capacidade inequívoca de expôr com clareza a sua limitação e arrogância, e ao outro pela atitude ativa e nobre que teve, e que, mesmo sem precisar, entrou na conversa e salvou esta história, que poderia nunca ter existido. Obrigado!

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER MOCOCA

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

8Comentários

  1. 29/12/13 às 23:24
    marcos antonio silva.:

    ano de sua construção 1890 o que ocorreu deste a sua inauguração ate os anos de 1966. ao que parece no meu ponto de vista se fosse um ramal muito importante ate nos dias de hoje estaria em plena atividades servindo ambas regiões mais como sempre tudo se acaba com o passar dos anos. este e o triste retrato de nossas ferrovias nesse pais. sem memoria sem cultura sem interesse do poder publico em resgata este patrimônio que tanto contribuiu com o progresso dessas regiões que esperou por um caminho de ferro que pudesse levar ate os dias de hoje a tao sonhada ferrovia. ferrovia nos tempos de hoje . nada restou por completo. hoje olhando para esta fotografia com a movimentada plataforma com seus principais colaboradores tudo aquilo ficou no passado de glorias e lutas desses bravos ferroviários. que aqui deixaram seu legado para todos nos. como vai sr os próximos anos de muitas dessas ferrovias que ainda sobrevive com tanto descasos de nossas autoridades nesse segmento chamado ferrovia. (estação Mococa e mais uma que ficou no passado sem seus trilho que tanto levou progresso a esta regiões a entre são Paulo e minas gerais hoje tudo ficou na lembrança de quem viveu a tao sonhada maravilha chamada ferrovia) ate a próxima fica com deus que ele ilumine o seu caminho para trazer este triste relato sobre o que foi o que e hoje chamado ferrovia. abs de marcos silva.

  2. 30/12/13 às 23:49
    marcos antonio silva.:

    visitas em 2013 nas postagens sobre nossas malhas ferroviaria.ao que parece uma boa parte delas como estamos vendo deixou de existir por completo nesse segmento. como vai ser nos próximos anos é no futuro o nome que se refere-se ferrovia.esté legado deixando pelo bravos ferroviario.é o nosso pioneiro.(BARRÃO DE MÃUA) como nossos governantes vão se comportá nesse nome ferrovia existi ainda esperança nesse meio de transporté que com o passar dos anos vem sendo lápidado por completo nas mãos desses grupos de logisticas juntamente com o nossos governantes.é tanto descaso com esse meio de transporté. será que no futuro próximo vai deixar de existir esse legado esperó que não é voces qual a sua opinião veremos no decorrer de cada postagens.atraves dessa pessoa que tanto quer mostrar o grande descaso do passado no nome ferrovia.será que podemos esperá alguma contribuição desses governos. que não importá com esse patrimonio largado a propria sorté.como vai ser os proximos anos no setor ferroviario investimento ou descaso mais uma vez.o nome ferrovia será que pertubá tanto o sonhos desses politicos.qual a razão de tudo isso. alguém tém essa repostá para nós.fica com deus marcelo abs de marcos silva.

  3. 31/12/13 às 23:14
    marcos antonio silva.:

    este comentário se refere-se aos bravos ferroviários e aqueles que contribuirão ao longo de suas vidas nesse segmento chamado ferrovia.e a você Marcelo pelo seu empenho em detalhar cada visita a essas estaçoes que hoje esta no total abandono e descasos. a todos vocês desejo um ótimo feliz ano novo. que em 2014 seja repleto de felicidade para todos nos QUE DEUS ILUMINE CADA MOMENTO DE NOSSAS VIDAS. abs.de marcos silva.

  4. 18/01/14 às 5:45
    marcos antonio silva:

    a cada projeto de construções dessas ferrovia do passado.se houve planejamento em cada detalhes em cada caminho em seu percurso.hojé o que vemos é a triste realidade desse setor que está sem investimento por parté dos governos é do setor privado. o que existé não vai dura para sempre . como estámos vendo nesse setor tão castigado ao longos dos anos.por falta de manutenção em tudo que se refere-se no chamado ferrovia. sonhos de muitos é ao mesmo tempo tudo se apaga é fica na total escuridão esse é o retrato desse pais chamado brasil sonhos que foi embora. com suas desátivações nesse setor ferroviarios. o passado não pode ser resgatados em muitas delas. porque afinal ném ser quer exité mais o tão sonhada ferrovias de sonhos é tristeza. até mais marcelo de marcos silva.

  5. 21/01/14 às 22:53
    marcos antonio silva.:

    esté comentários se refere-se a cada governos estaduais de cada municipio aonde se existia a velha tão sonhadas ferrovias de tanto orgulhos do passado.quais os motivos de tantas desátivações com a velhas ferrovias. será que não pode conserva esté patrimonio que trouxe a tantos lugares o progresso de diversas regiões em vários estados de nossa união.quais mais uma vez os motivos desses descasos com esse meio de transporté. que só trouxe esperança na sua chegada pelo nossos pioneiros que bravamente desbravaram esse pais de ponta a ponta. que hojé infelismente estámos vendo a sua degradação por completo em todos os sintidos. está mais uma vez é a realidade de um pais que não se importá com a realidade dessa maravilha chamada ferrovias. como será no futuro não muito longe. para se mostra para a nova população que já existé é que ainda vai chegar nesse mundo de tantas injustisas não só com esse meio de transporté mais sim com a população que assisti os desmando de nossos politicos está é a história desse meio de transporté que está chegando ao fim de suas jornadas por onde existiu. ou aonde existé o pouco que restá. da tão sonhada ferrovia.será que existé esperançã ou não mais. abs marcelo fica com deus de marcos silva.

  6. 19/02/14 às 3:57
    marcos antonio silva.:

    hojé o temá ferrovias em muitos lugares em diversos vilárejos desse nosso pais.está rotulado arquivado esquecido em gavetas por nosso politicos.que manda é desmanda.esse é o retrato desse setor chamado ferrovias.que mais uma vez está sucateados por completo.qual a esperança para muitos desses bravos ferroviarios o sonho acabou ou não.vamos ver abs marcelo de marcos silva.

  7. 11/03/14 às 2:51
    marcos antonio silva.:

    o que falar de um passado magestoso de tanto orgulho vivido por nosso pioneiros que aqui chegaram trazendo essa maravilha. chamada ferrovias de tantas lutas para se construir um meio de locomoção que com o passar dos anos vem sendo desátivado esquecido é abandonadas pelo poder publico é privado.em cada ferrovias que hojé se encontra em total abandono existiu uma história de sonhos de orgulho de lutas para se levar a riqueza desse imenso pais.é ném assim essa maravilha que foi criada com tanto esforço é dedicação. não se tem respeito algum de quem a construir como foi quantas vidas se perderam em cada dessas ferrovias que foi construidas para se levar novamente sonhos esperança a tantos lugares que nunca ninguém jámais imáginou que pudesse existir esse é o retrato de um passado que pede socorro. para volta a trilhar por ferrovias que ainda existi que ai estão completamente abandonadas por meró capriço de nossos politicos.em cada uma delas existi historia que nunca vai ser apagada. mesmo ao cair da noite em total escuridão por onde trilhou a velha tão sonhada locomotivas.que tanto levou a esperança de um pais sem memoria com esse meio de transporté esquecido é abandonado em várias regiões desse imenso brasil.esse mais uma vez é o fim de um passado que não voltá mais.abs marcelo fica com deus de marcos silva.

  8. 17/06/14 às 3:47
    marcos antonio silva:

    aqui ainda bem que esta estação Mococa sobreviveu com o passar dos anos mesmo não seguindo seu caminho de trilhos por onde levou muitos sonhos hoje esta abrigando a prefeitura deste município porque então as outras não tiveram o mesmo destinos de prosseguir com sua historia de sobrevivência mesmo em outras atividades esse seria o destinos de muitas outras que estão abandonadas ou simplesmente nem se quer existe mais Mococa ainda sobrevive mesmo com algumas alterações mudando no seu perfil de como era no passado de glorias ate mais marcelo

Deixe seu Comentário