02/06/12

MIRAMONTES

DATA DA EXPEDIÇÃO: 04.02.2012
DESTINO: Estação Miramontes (Parada)
LOCALIZAÇÃO: Município Franca – SP
COORDENADAS: 20°29’28.78″S 47°23’54.58″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1939
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Parcialmente em pé (restaram somente a plataforma e os postes da cobertura)
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Vinicius Costa, Pedro Gandra de Carvalho, Fábio F. Rivaben e Fernando F. Rivaben

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Miramontes é hoje uma plataforma no canteiro central de uma movimentada avenida de Franca. Completamente abandonada, está tomada pelo mato, e pelo que vimos, não representa mais nada para os moradores locais. Para nós, ela é e sempre será um ponto importante da Linha do Rio Grande, da Cia. Mogiana e também da história ferroviária do Brasil. Miramontes é uma base de cimento, com postes de ferro, que suportavam uma cobertura que já não existe, cercada por mato e nada mais. Possui algumas mesas e bancos de alvenaria, ainda dos tempos em que os aposentados a utilizavam como salão de jogos, fora isso, é só mais um resquício de história solto no tempo. Sem grandes encantamentos à sua volta, documentamos o local e seguimos adiante.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

2Comentários

  1. 18/07/12 às 23:18
    silva:

    18/07/2012 hoje no municipio de franca sp os gestores não se importa com os predios antigos que são caracteristicas da história do municipio pois ha 500 metros abaicho da plataforma tomada pelo mato seguindo a avenida existe um predio da antiga mogiana ocupado por pessoas.

  2. 19/08/13 às 0:33
    marcos antonio silva.:

    está o que sobrou de uma história de glória daqueles que deram sua contribuição na sua construção é hojé que vemos é uma pequena plataforma com seus postés de ferro ao lado de uma principal rodovia dentro da cidade.que não si importá muito com seu passado de histórias sobre nossas ferrovias mais um descaso ou falta de interesse em preserva apenas esté detalhes para mostrás para quém visitá está cidade do interior que um dia tráfegou trens por áqui. mais com tanto descaso virou apenás um monumento esquecido é abandonado no meio destá rodovia abs marcelo.

Deixe seu Comentário