21/01/12

MANUEL AMARO

DATA DA EXPEDIÇÃO: 22.10.2011
DESTINO: Estação Manuel Amaro
LOCALIZAÇÃO: Município Cravinhos – SP
COORDENADAS: 21°16’39.17″S 47°40’24.40″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1910
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, conservado, particular, cercado e servindo como armazém e possível moradia.
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Jorge Luis Caleffi

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Manuel Amaro foi uma grata surpresa, veio ao nosso encontro de forma despretensiosa, obra do acaso, eu diria que foi uma dessas gratas coincidências que acontecem de vez em quando nas nossas vidas. Bem, estávamos eu e o Caleffi (Jorge Caleffi), meu parceiro de expedição naquele dia, fazendo nosso roteiro na região, quando ao passarmos pela estrada que liga Serrana a Cravinhos, avistamos Manuel Amaro bem ao nosso lado direito. A princípio, não sabíamos se era ou não uma estação, pois ela não constava no nosso roteiro inicial, mas ao nos aproximarmos, não restou mais nenhuma dúvida, prédio bem conservado, padrão típico da Mogiana, caixa-d’água, dísticos (um pouco apagados, mas lá), enfim, era sem dúvida a estação Manuel Amaro. Conseguimos de lá boas imagens, não pudemos entrar no prédio, nem chegar muito perto, pois ela está cercada e hoje é uma propriedade particular, mas mesmo assim, obtivemos boas imagens, não só da estação, como também de uma espécie de “vilinha” no seu entorno. Manuel Amaro fica num local baixo em relação a rodovia de onde se pode facilmente avistá-la, e atrás dela existe um antigo pesque-pague, uma roda-d’água, uma capelinha e várias casinhas típicas das antigas vilas, de onde conseguimos belas imagens (vide galeria de fotos). Manuel Amaro em si é relativamente simples, mas seguindo a estradinha de terra que dá acesso a ela por mais uns 200 metros a frente, encontra-se um belo e esquecido cenário, que reflete bem o que um dia foi aquele local. Gratíssima surpresa.

FOTOS DO LOCAL:


MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

2Comentários

  1. 19/07/12 às 23:56
    andre luis bonavina:

    sempre passo nesse caminho realmente esta estação é linda, porem seguindo para cravinhos tem outra do lado esquerdo bem escondida só podendo ver quando cana esta baixa.tenho vista outras estações maravilhosas,pois estou sempre na estrada. um abraço para todos e parabéns pelo trabalho de vocês.

  2. 18/08/13 às 5:40
    marcos antonio silva.:

    municipio de cravinhos está outra estação totalmente abandonada mais o que parece está com seus moradores ali dentro mesmo sem trilhos nestá região a vida ainda continua e resiste a tanto descaso com esté patrinonio que sé chama ferrovias .vamos resgatar um pouco dessa mémoria tão esquecida nestá jornada vamos catalocar todos detalhes que ainda possa oferecer para nós.abs

Deixe seu Comentário