08/06/13

MANOEL DA NÓBREGA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 11.02.2012
DESTINO: Estação Manoel da Nóbrega
LOCALIZAÇÃO: Município Pedro de Toledo – SP
COORDENADAS: 24°13’32.42″S 47°17’16.06″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim, porém só alguns trechos
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1914
CONSTRUÇÃO: Southern São Paulo Railway
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, aparentemente servindo de moradia
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Claudinéia de Marchi

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Manoel da Nóbrega é a estação do Ramal de Juquiá mais distante do litoral em que fomos naquele dia. Ela fica depois de Martim Afonso, no sentido de Musácea, e está localizada numa região tomada por plantações de bananas. É um prédio tímido, com uma cobertura de telhas de amianto, com placas já desgastadas e nomes pouco legíveis, estando bem próximo da ponte que cruza o Rio Itariri, aonde dizia a placa, há a prática de esportes radicais, porém, eu não vi nada naquele dia. Os trens de passageiros passaram por ali pela última vez em 1997 e de lá para cá, o abandono e o esquecimento tomaram conta do lugar. Existem ao lado da estação uma espécie de pomar, uma pequena vila com um empório e algumas casas. Depois de documentar o local, fiz uma paradinha ali para um gole de cerveja extremamente gelada. Valeu a pena.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER MANOEL DA NOBREGA

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

2Comentários

  1. 04/08/13 às 23:27
    marcos antonio silva.:

    mais uma visita. vendo esses trilhos sendo coberto pela vegetação ninguém imagina que um dia trafegou um trem por ali hoje somente resta ser coberto por completo vendo a plataforma a esperá de alguém para socoré-la para que não possa ficar igual as outras nesse documentario sobre nossas ferrovias abraço boa sorte a todos nós.

  2. 06/08/13 às 15:40
    marcos antonio silva.:

    BOM DIA MARCELO. novamente estou aqui visitando nossa ferrovia a tempos atras o brasil vivia exportando locomotiva de outros paises que chegava pelo porto de santos hoje com as privatizaçoes que fizeram nossos gorvenantes sobre nossas ferrovias .nao me lembro qual desta estaçao na sua reportagem existe varias locomotivas abandonadas no patio desta estaçao.tudo isso e um descaso desses governos que ai estao na epoca de politica sempre promete melhora o nosso estado e o brasil tudo mentira pena que estamos vendo todos so dias cenas de trens saindo dos trilhos tanto nos trens metropolitano com no metro sempre a mesma historia culpado sao nada mais nada menos os maquinitas que trabalham sobre pressao se seu encarregados para que subri a demanda de trabalhadoes nesse setores que ai estao marcelo bom inicio de semana para voce a nos todos tambem e seus leitores.mais tarde vou entra novamente na s estaçaobrasileiras ate mais.

Deixe seu Comentário