07/08/12

MACAÚBAS

DATA DA EXPEDIÇÃO: 04.02.2012
DESTINO: Estação Macaúbas
LOCALIZAÇÃO: Município Batatais SP
COORDENADAS: 20°78’49″S 47°57’10″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1899
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, bem conservado e servindo de moradia
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Vinicius Costa, Pedro Gandra de Carvalho, Fábio F. Rivaben e Fernando F. Rivaben

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Encontrar Macaúbas não foi muito fácil não, fora da estrada, tivemos que andar um bom tempo pelo meio dos canaviais de Batatais até encontrá-la. Após muitas perguntas aos trabalhadores rurais e moradores (poucos) da região, chegamos até ela. Conservada e aparentemente servindo de moradia, Macaúbas hoje ao que parece, descansa em paz. Caixa-d’água, placas de altitude e quilometragem, leito da linha (sem trilhos), e até um campo de futebol, tudo estava lá, mas gente mesmo, não tinha ninguém, apenas algumas crianças brincando, a quem perguntamos sobre a origem da estação e sobre os seus atuais proprietários, mas elas pouco sabiam. Sendo assim, pedimos para fotografar o velho prédio e fomos embora. Macaúbas é um lugar belo e muito bem cuidado, andando por lá, sentimos a energia de um lugar que outrora foi de grande importância para as pessoas, para a região e para a ferrovia. De lá fomos fazer um churrasco no haras do Fábio e repercutimos nossa jornada regados a boas e geladíssimas cervejas.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

3Comentários

  1. 30/08/12 às 22:23
    Dankwart Bernsmüller:

    Parabéns pela iniciativa e pelo empenho, Marcelo! Coloco-me à disposição para acompanhá-lo em algumas incursões pelo Rio Grande do Sul, começando por minha cidade, São Leopoldo, onde a velha estação foi muito bem integrada na nova, do trem suburbano que une a cidade a Porto Alegre (30 quilômetros). Dankwart

  2. 09/09/12 às 22:21
    marcelo:

    Olá Dankwart, muito obrigado pelo elogio e disponibilidade em nos ajudar no RS. Assim que definir um roteiro aí pelo sul, entro em contato, ok? Abs.

  3. 17/08/13 às 3:43
    marcos antonio silva.:

    mais uma vez ano da construção 1899.o que ocoreu nesse epóca para cá com sua desativação destá ferrovia. por qual interese por trás de tanto descaso. ainda bém que está estação sobreviveu por tantos anos juntamente com outras casas no seu trajeto que um dia foi um importante meio de transporte destá região. a fachada destá antiga estação bem conservada toda restaurada ao longo deste anos de sua existencia se não seria igual as outras abandonadas e esquecida.abs.

Deixe seu Comentário