25/09/13

LUÍS ANTÔNIO

DATA DA EXPEDIÇÃO: 17.11.2012
DESTINO: Estação Luís Antônio
LOCALIZAÇÃO: Município Luís Antônio – SP
COORDENADAS: 21°33’09″S 47°42’03″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1910
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, cercado e servindo à prefeitura municipal
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Claudinéia de Marchi, Dog e Junior

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Estive em Luís Antônio (antiga Jataí) junto com minha família (Néia, Dog e Junior), sim, eles me acompanham com freqüencia, quando as expedições permitem. Hoje o prédio da antiga estação serve como garagem e uma espécie de depósito da prefeitura local, está murado e com portões altos e fechados. Tentamos entrar para documentar o prédio em detalhes, porém não foi possível. Ainda assim, andamos pelo local, observamos o que dava para ser observado, fotografamos, filmamos e aqui está: tudo compartilhado em detalhes. A pequenina cidade tinha aquele típico clima interiorano, com pessoas andando pela praça, senhores jogando baralho e um jogo de futebol acontecendo num campinho próximo. O calor era escaldante e o céu azul anil, o que deixou as imagens extremamente belas. A estação de Luís Antônio é uma construção típica da Cia. Mogiana, com seus belos frontões  imponentes (já sem os dísticos) e uma ampla cobertura de plataforma lateral. Seu nome (Luís Antônio) deriva-se do nome do antigo proprietário da Fazenda Jataí, que antes, também cedeu o seu nome à estação (Jataí). Por lá ninguém sabia muito mais a respeito dela, que foi desativada por volta de 1976, então de lá, seguimos para Santa Elisa, pouco à frente no sentido de São Simão…

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER LUIS ANTONIO

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

2Comentários

  1. 25/09/13 às 18:05
    José Manoel Bretas:

    Parabéns pela matéria ! Realmente a estação é usada pela prefeitura, morei lá por 4 anos e conheço um pouco. Também morei em São Simão em 1991, naquela época, ainda tinha trens de passageiros, tive o privilégio de viajar por várias vezes. Sou cartofilista (coleciono cartões postais), tenho um tema em minha coleção que se chama : Estações Ferroviárias e Trens, é um coqueluche em minha coleção.
    Abraços : Bretas

  2. 25/09/13 às 22:28
    marcos antonio silva.:

    ano de sua construção 1910 muita coisa aconteceu de lá prá cá com a desativação por completo de sua ferrovia como sempre.infelismente a maioria das desativações ocorre sempre no estado de são paulo.como podemos ver nessas reportagens.cidades que depende desse meio de transporté estão ficando apenas com suas ligações através das rodovias que por sinal também estão quase todas privatizadas.é como sempre esses moradores dessas cidades distantes da capital tém que pecorrer essas rodovias com pedágios altos é pessimas estradas sem nenhuma segurança.porque então de tantas desativações em nosso estado qual interesse por trás de tudo isso. está antiga estação o que restou foi apenas suas estruturas para servir a atual prefeitura ainda bém.se não estaria como as outras em total abandono.que pena que não tenha mais atividades nessa antiga estação. o que podemos falar sobre isso.é desejar boa sorté a ela antiga estação é seus moradores. abs marcelo fica com deus boa sorté a todos nós.sem mais marcos silva.

Deixe seu Comentário