19/05/14

LORETO

DATA DA EXPEDIÇÃO: 30.03.2013
DESTINO: Estação Loreto
LOCALIZAÇÃO: Município Araras – SP
COORDENADAS: 22°20’45″S 47°20’37″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1899
CONSTRUÇÃO: Companhia Paulista de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Demolido, nada restou no local a não ser o leito da linha sem trilhos
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Fabiano Pessôa e Priscila Savoia

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Encontrar o local exato em que Loreto existiu foi uma tarefa bastante difícil. As referências existentes, além de poucas, não eram tão precisas e a própria região também está bastante modificada, o que ajudou a complicar ainda mais a nossa missão. Mas ainda assim, fomos até lá e conseguimos chegar até o ponto aonde as marcações apontavam. A estação ao que me consta, foi demolida na década de 1980 e os trilhos, retirados em 1997. Ali também localizava-se um horto da Companhia Paulista, servido pela estação. Normalmente as Companhias Ferroviárias da época mantinham vários hortos para a produção e utilização de lenhas para dormentes e combustível de locomotivas a vapor. Andamos por todo o local, que fica atrás de uma Companhia de fertilizantes, fomos até a ponte férrea, sobre um rio que passa a uns 300 metros do local da estação, no sentido de Araras, atravessamos a ponte, procuramos por indícios mais consistentes, mas nada encontramos. Os recortes do leito, as pedras, e o próprio caminhos dos trilhos em si estão ainda bem marcados naquela região, e graças a isso, pudemos ter acesso ao local. De Loreto, nada restou. Mas ter estado lá, foi uma boa experiência.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER LORETO

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

11Comentários

  1. 22/05/14 às 22:44
    marcos antonio silva.:

    o que falar desta estação que hoje em 2014 nada restou de sua historia de desbravamento de sonhos e lutas daqueles que deram sua contribuição para o desenvolvimento desta região. que com o passar dos anos a velha ferrovias juntamente com sua estação nada restou de seu passado de gloria e lutas.com 81 anos de atividades muitos sonhos foram realizados neste trajeto de idas e vindas.mais uma pergunta o que acontece com nossas ferrovias neste estado que não se preocupa em resgata a memoria deste transporte que com o passar dos anos vem sendo lapidado por completo.o que leva mais uma vez a sua completa desativação desse transporte. que tantos sonhos foram realizados naquela época sem muita tecnologia. hoje o que vemos em nosso estado e a falta de investimento neste setor.em nosso interior por onde existia uma grande malha ferroviária o que existia esta sendo demolido por completo.por qual razão de tantas desativações em nosso interior sera que a população desta regiões não merece um pouco de respeito com seu passado sua historia vivida neste transporte que tanto progresso levou e chegou a diversas regiões que jamais se imaginava que esse meio de transporte pudesse chegar com tantos obstáculos em seu caminho.não importando as condições climáticas de cada região naquela época .hoje o tempo passou para muitas dessas ferrovias e estações.muitas ficaram apenas na memoria de quem viveu os momentos bons nesse caminho chamado ferrovias.quantas historias cada uma proporcionou para seus. usuários em cada momento vivido dentro desse transporte.as nossas malhas ferroviária estão desaparecendo em muitas regiões de nosso estado por mero capricho de nossos governantes que não importa com sua historia em cada região .o que levou o que aconteceu naquela época não muito distante.hoje em muita delas nem se quer existe mais os seu registro de sua construções e o tempo de sua existência nestas regiões que ficaram abandonadas nesse meio de transporte chamado ferrovias. o sonho de muitas acabou em seus registros em sua construções em suas historias.por onde levou a esperança de muitos.esse e o retrato de nossas ferrovia em nosso estado.muito se fala mais não fazem nada para recuperar as poucas que ainda resta que estão perdida no meio do nada.como seria nos tempos de hoje com nosso pioneiro que trouxe essa maravilha chamada ferrovia.sera que estaria nessa situação degradante trilho sendo roubado locomotivas abandonadas em diversas estaçoes que também estão a mercê da própria sorte.pontes de ferro que vinheram de outros países estão completamente abandonadas sem manutenção esse e o respeito com o passado de nossas ferrovias em nosso estado chamado são Paulo.marcelo peço desculpa pelo longo comentário aqui termino abs de marcos silva.

  2. 26/05/14 às 21:09
    marcos antonio silva.:

    aqui mais uma vez estou para comentar desta estação juntamente com a ferrovia que nos tempos de hoje. nem se quer existe mais por falta de interesse na sua preservação .o que vejo nesses documentários sobre o tema que abrange estaçoesbrasileiras.e a falta de respeito com o passado de tantas lutas e glorias.como seria nos tempos de hoje se essas ferrovias estivesse em plena atividades mesmo sendo utilizadas como no transporte de turismo nessas regiões que ficaram a mercer da sua própria sorte. a realidade seria outras para muitas delas.e mais muitas dessas regiões voltaria ao seu crecimento e desenvolvimento e não ficariam abandonadas como estamos vendo graças ao seu trabalho de cataloga o pouco que resta dessa historia que foi as nossas ferrovias no século passado.passado esse com o progresso e a tecnologia que veio nos tempos de hoje muitas dessas maravilhas que foi construídas com tanto requintes e detalhes ficaram no esquecimento de nossos governantes.nessa estação que foi loreto o que vemos e a velha trilha por onde travegou a velha locomotiva levando sonhos e alegrias para muitos em diversas regiões por onde passou na sua existência chamada ferrovia.daqui algum tempo tudo isso que foi catalogada nessa região a respeito desta estação vai desaparecer por completo dando lugar para a própria natureza desta região.a velha ponte também não vai suporta por muito tempo por falta de manutenção. e tudo aquilo que foi construído com tanto esforço vai sumi por completo que pena mais uma vez que nossos governante não se importa com esse passado chamado ferrovias de nossos interior por onde surgiu grandes cidades que veio a contribui no crescimento de nosso estado chamado são Paulo. um estado que não importa com seu passado e um estado que não importa com seu povo e na sua historia de tantas vitorias e lutas nesse meio de transporte.chamada estrada de ferro.abs Marcelo de marcos silva.

  3. 27/05/14 às 23:40
    marcos antonio silva.:

    por onde trilhou as velhas locomotivas por 81 anos de atividades nesta região o que restou foi apenas a própria natureza para retomar aos poucos o que foi lhe tirado no passado não muito distante que pena que esta ferrovia foi desativada por completo sem explicações para seus moradores desta região isso e o nosso estado e pais com este transporte sobre trilhos este e o retrato de nossas ferrovias em muitos lugares de nosso pais deste que nossas ferrovias foi privatizada para não ter mais o compromisso em manutenção e com custo com mão de obra neste setor o que vemos são muitas ferrovias abandonadas em diversas regiões em nosso estado para quem acompanha o tema estaçõesbrasileiras existe vários exemplos de abandono estação macuco/ pantanal/ e mais ferrovias ligando são Paulo e minas gerais foram as mais desativadas com estas privatizações ao longo de muitos anos pelo poder publico este são apenas alguns exemplos que foram citados neste comentários sobre o tema que abrange ferrovias glorias no passado e descaso no futuro com aquilo que contribui para o desenvolvimento de muitas regiões muitas destas ferrovias que ainda existe pede socorro para o sua reativações basta querer pelo pode publico e políticos ao meu ver o que for de seus interesse vai adiante o que for do passado neste tema e descartado como lixo não importando o tempo de suas construções e vidas que passaram por dentro de cada uma delas não importando o tamanho de sua instalações e nem o lugar por onde muitas foram construídas a onde existiu ou ainda exista o tema que abrange estrada de ferro basta mais uma vez querer reativar algumas delas para muitos segmentos no transporte de turistas ou ate mesmo no transporte de cargas esse e o pais de hoje no transporte sobre trilhos. abandonos e grande descasos em vários lugares ate mais Marcelo fica com deus de marcos silva.

  4. 30/05/14 às 22:15
    marcos antonio silva.:

    mais um comentário sobre nossas ferrovias exemplo de grande descasos no meu ver foi com a estação e ferrovia passagem tudo naquela região foi abandonada uma grande malha ferroviária esta parada sem aproveitamento para nenhum fins vagões abandonadas grande construções como armazéns próximo a ferrovia vilarejo que existia próximo da estação passagem tudo largado a própria sorte tudo abandonado sem explicações uma pergunta Marcelo como esta hoje em 2014 a estação passagem continua abandonada ou foi reativada para alguns fins tem uma resposta para mim esse Marcelo são os grandes descasos com esse meio de transporte chamado ferrovias sonho e lutas do passado esquecimento e abandono no presente e futuro que vemos nos dias de hoje vamos imaginar Marcelo como seria ver alguns destas ferrovias que ainda resiste com tanto abandonos e descasos se pudesse volta as suas atividades mesmo com pequeno percurso em transporte de turista já imaginou agora com os turista em nosso estado para ver a copa do mundo muitas cidades de nossos interior iria receber esses turista trazendo rendas para muitas famílias e municípios nessas regiões mais infelizmente tudo do passado e descartado com entulho em diversos lugares de nosso estado sera que existe algumas explicações ou simplesmente são descasos com esse meio de transporte que estamos vendo em sua reportagens e visitas em diversos lugares que existiu ou ainda exista o nome ferrovias sonhos e lutas mais uma vez do passado .aqui termino abraço Marcelo estou esperando novas postagens e essa resposta sobre a estação passagem de marcos silva.

  5. 30/05/14 às 22:30
    marcelo:

    É Marcos, infelizmente sabemos que isso não vai ocorrer né? Sobre as postagens, tenho umas 30 quase prontas, porém o meu trabalho ultimamente tem me consumido bastante. Logo, logo postarei mais…. abs

  6. 17/06/14 às 3:00
    marcos antonio silva:

    e Marcelo tudo que foi construído com tantos esforço no passado não muito distante para se levar o progresso a diversas regiões desse estado e pais sobre trilhos ate que ponto pode ficar nessa situação de total descasos e abandono pelo poder publico nada se faz para poder resgata algumas dessas ferrovias que se encontra no meio do nada isso quando ainda existe e Marcelo graças ao seu trabalho em resgatar em cada detalhes o pouco que resta dessa riqueza sobre trilhos e que podemos ver o grande descasos nesse segmento sobre trilhos em diversas regiões aonde existiu ou ainda existe mesmo em total abandono mais uma vez graças a esse trabalho magnifico junto com sua equipe e que podemos ver o tamanho do estragos deixado por tantos governos do passado e presente e ate nos dias de hoje por isso que sua luta em mostrar deve continuar mesmo que não tenha a mesma opinião de quem estar no poder em trazer em resgatar essa riqueza construída com tanto esforços de muitos esse e o pais que não se preocupar em preserva o passado desse transporte sobre trilhos mesmo que seja pequena ou grande construções por isso esse trabalho em mostrar o que era o que foi de nossas ferrovias não pode parar mesmo com toda dificuldade pela frente para quem estar no poder e simples não mostrar o tamanho desses descasos por tantas regiões por onde trilhou as velhas locomotivas hoje muitos amantes que compartilharam nesse transporte sente saudades dos tempos que se andar sobre trilhos era aventuras era magia era sonhos era esperança tudo isso ficou no passado de quem viveu essa magia que não volta mais abraço Marcelo

  7. 15/07/14 às 4:45
    joao:

    parabens vai em frente ,nao pare

  8. 19/07/14 às 19:05
    marcos antonio silva:

    hoje o passado de nossas ferrovias que tanto contribuiu para o crescimento de diversos pontos de nosso interior se confunde com suas desativações por onde existiu essa maravilha sobre trilhos pena que nos tempos de hoje esse patrimônio de belíssima construções vem sendo destruído com ação do tempo e do homem as locomotivas a vapor que tanto percorreu o nosso interior nem se quer existe mais essa e a realidade de um passado majestoso enquanto muitos dava valor no chamado ferrovias de nossos interior hoje tudo isso acabou por questão de não preserva aonde existiu ou ainda exista no chamado ferrovias ate mais Marcelo.

  9. 19/08/14 às 21:52
    marcos antonio silva:

    hoje o retrato de nossas ferrovias esta em decadência nos centros urbanos o que vemos nos dias de hoje são falta de investimentos para ser construídos mais linhas férrea nas áreas urbanas exemplos trens super lotados metros também passageiros sendo transportados pior do que animais todos os dias enquanto isso a malha ferroviária de nossos interior esta completamente sendo lapidadas abandonadas e esquecida pelo poder publico esta e a realidades nos tempos de hoje.

  10. 08/10/14 às 2:39
    marcos antonio silva:

    estação loreto de tantos comentarios sobre ela o que restou de verdade foi seu caminho por onde travegou tantas esperanças nesta região levando e trazendo progresso a cada momento enquanto existiu seus trilhos hoje o que resta são apenas saudades e o silencio das locomotivas que aqui travegou ate mais abs.

  11. 26/04/15 às 22:51
    marcos antonio silva:

    quantos caminhos de trilhos que cruzaram tantas regiões para se levar a riquezas de um pais que jamais se preocupou em preservar essa reliquia chamada estrada de ferro para muitos foi o inicio de uma conquista que jamais pode ser esquecida mais infelismente nossos governos lapidadaram nossa malha ferroviaria de uma forma que jamais sera possivel recupera todas que foram construida num passado que se locomover atraves dos trilhos era sinonimo de aventura e necessidade para se chegar a tantos lugares que hoje estão esquecido ou simplesmente nem se quer existe mais por causa dessas desativações da estrada de ferro muitos desses lugares dependiam dessa maravilha sobre trilhos mais aos inves de se preservar tudo isso que estamos citando foram desativadas foram removidas foram apagadas de muitos lugares aonde existiu essa maravilha sobre trilhos hoje em 2015 pouco se faz para recuperar o pouco que resta de nossas ferrovias em muitos lugares que ainda possa existir um exemplo que citei em outro comentarios sobre nossa ferrovias e no municipio de são roque la ainda existe locomotivas vagões mais todos abandonados por tantos governos que deram as costa para essa historia de tantas conquista atraves dos tempos que foram apagadas por esses que governam nos dias de hoje o tempo passou mais a historia de muitas esta aqui nas estaçõesbrasileiras abs marcelo

Deixe seu Comentário