05/09/12

LARANJA AZEDA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 10.03.2012
DESTINO: Estação Laranja Azeda
LOCALIZAÇÃO: Município Pirassununga – SP
COORDENADAS:  21°57’58.25″S 47°24’31.20″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1886
CONSTRUÇÃO: Companhia Paulista de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, bastante depredado e servindo de moradia
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Thiago Samarino Lages, Jorge Luis Caleffi e João Julio Oliveira

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Estivemos em Laranja Azeda e pudemos ver o que sobrou da velha estação e da vila ferroviária a sua volta. Construída pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro, a estação ainda encontra-se em pé, mas muito depredada, e ao seu redor, famílias inteiras habitam as casas da antiga vila. Estava tudo muito sujo e percebemos ali muita carência. Ainda assim, fomos muito bem recebidos pelos moradores, que nos mostraram não só o prédio da estação, como todo o leito da linha e o local da caixa-d’água também. Tudo por ali estava muito mal conservado, porém um dos dísticos ainda sobrevivia, bastante apagado, mas estava lá, alguns emblemas da Companhia Paulista também marcavam as entradas das casas, mas nada das placas de quilometragem nem de altitude. O cheiro era forte e as imagens do local não menos. De lá, seguimos para a estação de Emas, onde fomos barrados, o que já é uma outra história…

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POSTERS VINTAGE:
São ilustrações com base fotográfica, que faço sobre algumas estações que representaram algo para mim. Também tenho feito sob encomenda para pessoas que querem presentear alguém ou mesmo simplesmente tê-las para recordação de algum momento marcante, ou apenas como decoração. Todo o valor obtido com a venda destas telas, é revertido integralmente para custear novas expedições do Projeto. Nada é destinado a mim ou ao meu sustento, para isso: eu trabalho.
COLLECTION_10

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

4Comentários

  1. 07/09/12 às 23:40
    paula alves silva:

    gostaria que vcs fizessem um documentário sobre a estação ferroviária de pontal sp , uma foi feita mas na fazenda vassoural e não na estação da cidade que hj tem a promessa de trazer o trem da cana para a cidade, sendo que a ferrovia centro atlantica já começou as obras se puder ser feita agradeço!!!!!!

  2. 09/09/12 às 22:18
    MARCELO TOMAZ:

    Olá Paula, nós visitamos Pontal no ano passado, ainda antes da implantação da nova linha do Trem da Cana, que já vimos, está ficando muito boa. Logo, postaremos Pontal aqui, mas será como era antes da reforma, obrigado pela indicação, e se quiser nos enviar material mais atual, postaremos com prazer. Abs.

  3. 17/08/13 às 3:25
    marcos antonio silva.:

    está não tem muito em si falar a propria construção já esta toda depredada sem manutenção pelo atuais moradores nada restou para contar a história passado e presente que um dia trafegou nestá região alguns trens. não se sabe se de cargas ou passageiros.abs.

  4. 19/12/13 às 13:16
    andre:

    a casa grande tem um simbolo da CIA PAULISTA

Deixe seu Comentário