26/03/13

JOSÉ HONÓRIO

DATA DA EXPEDIÇÃO: 19.05.2012
DESTINO: Estação José Honório
LOCALIZAÇÃO: Município São Sebastião do Paraíso – MG
COORDENADAS: 20°54’53.24″S 47°04’10.24″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim, apenas alguns trechos
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1911
CONSTRUÇÃO: Estrada de Ferro São Paulo e Minas
STATUS DO PRÉDIO: Demolido, nada restou no local
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Jeferson Tomaz Querino e Vinicius Costa

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Estivemos na região de São Sebastião do Paraíso em busca da estação José Honório, mesmo sabendo de antemão que ela havia sido demolida há anos, ainda assim, acreditávamos que poderíamos encontrar algo, nem que fossem apenas resquícios da sua plataforma, mas não, nem isso conseguimos. Chegamos ao local exato em que, segundo nossas pesquisas teria existido o antigo prédio, o local está dentro de uma fazenda por onde o antigo leito da Estrada de Ferro São Paulo e Minas passava (e ainda passa, apesar de desativado), pudemos chegar ao local e, hoje por lá, há apenas mato e uma cerca velha (vide fotos abaixo). Depois de algum tempo, fomos abordados por um casal (provavelmente donos do local, uma fazenda linda, diga-se de passagem), a quem perguntamos sobre a existência da estação, mas nada sabiam, a não ser “de ouvirem falar” que há muito, sim, houve uma estação por ali. Andamos, tentamos encontrar mais depoimentos, mas nada conseguimos, então de lá voltamos para Guardinha, onde conhecemos um Cristo e uma igreja que ficam no alto do Morro da Mesa, de onde se tem uma vista magnífica (vide fotos abaixo), desfrutamos de um simpático riachinho e seguimos nosso caminho.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER JOSÉ HONÓRIO

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

3Comentários

  1. 26/03/13 às 23:36
    Geraldo Amoroso:

    A Estrada de Ferro São Paulo e Minas tinha a sua Sede em Bento Quirino e pertencia ao Governo do Estado de são Paulo.Era em bitola estreita de 1,00 M e ligava São Sebastião do Paraizo (Morro do Ferro) a Ribeirão Preto (Uzina) e Bento Quirino. No inicio transportava minério de ferro do Morro do Ferro para a Uzina. Porém, após constatar que o teor de ferro no minério era pobre não compensando a sua transformação em ferro foi fechada a Uzina e passando a Estrada de Ferro a transportar outras mercadorias como cimento, cal,adubo calcário, café, etc. e passageiros.

  2. 27/03/13 às 17:15
    marcelo:

    Valeu Geraldo pelas informações, e se tiver mais contribuições é só mandar. Abs

  3. 03/08/13 às 4:09
    marcos antonio silva.:

    boa madrugada marcelo estou eu aqui visitando novamente estação e estrada de ferro desativadas. nessa ferrovias que existia a belo cenario tanto de paisagem como de montanhas me lembro quando visito a cidade da minha sogra que fica tambem em minas gerais existe belos cenario que aqui estamos vendo pelo seu trabalho e sua equipe ( só porque o teor de ferro no minerio erá pobre decidiram desativar essa ferrovia porque não deixaram para transporta passageiro tambem como ponto turistico ) essa seria uma bela ferrovia se fosse reativada por alguem competente abraço marcelo.

Deixe seu Comentário