21/11/11

JOAQUIM FIRMINO

DATA DA EXPEDIÇÃO: 05.10.2011
DESTINO: Estação Joaquim Firmino
LOCALIZAÇÃO: Município Ribeirão Preto – SP
COORDENADAS: 21° 8’56.94″S 47°47’2.15″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1913
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em ruínas, apenas as paredes ainda resistem
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Fábio Cuervo e Vinicius Costa

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Joaquim Firmino é uma jóia encravada no meio das curvas de nível de um imenso canavial, suas grossas paredes resistem firmes aos efeitos do tempo. Localizada no município de Ribeirão Preto, na estrada antiga que liga a cidade a Guatapará. Joaquim Firmino só é visualizada quando a cana está baixa, no trajeto até a velha estação, passamos pela mata de Santa Tereza, pelo  tradicional Bar do Zé Goleiro, pela Cruz do Pedro, encontramos macacos, lontras, gaviões, nos deparamos com íngremes subidas e assustadoras descidas, tudo em estradas de cascalho, onde o “Pretinho” (nome do meu Fox preto 1.0, pau pra toda obra) derrapou, enfim, aventura não faltou nessa jornada. Para chegarmos ao local, tivemos que deixar o “Pretinho” no meio da estrada e acabarmos o caminho a pé, o que nos deu uma primeira vista incrível dos escombros da velha Joaquim Firmino. Sem trilhos e sem telhado, ela é um ponto amarelo no meio de um mar verde de cana-de-açucar, como vocês podem conferir nas fotos abaixo, uma curiosidade interessante é a vista aérea através do Google Earth da estação sem telhado no meio da cana, é sensacional vê-la ilhada naquele imenso canavial. O céu nos ajudou muito naquele dia, conseguimos boas imagens e bons “causos”.

FOTOS DO LOCAL:


MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

5Comentários

  1. 12/01/12 às 0:11
    Sérgio Araújo:

    Estas imagens estão um verdadeiro espetáculo. Parabéns.

  2. 21/08/13 às 2:29
    marcos antonio silva.:

    ano da construção 1913 o que levou a sua desátivação por completo. o que podemos comentar a respeito destá antiga estação ferroviaria e que nos dias atuais. foi completamente abandonada mais um descaso de quem já pensava na sua desátivação .então para que construir tudo isso com tantos detalhes nessa que vemos hojé largada no meio de um canavial cercado por todos os lados como sé fosse uma ilhá.quantas alegrias é sonhos passarão por dentro destá estação lá trás quantas pessoas ficavam á esperá das outras ao longo dessa ferrovia que existiu no passado. quantos trabalharam na sua construção com tanto requinte de detalhes o que falar.ainda mais um grande descaso desses administradores dessa região canavieira que né se importaram na sua conservação para ao menos ficar como depósito de material agricola igual a oura estção que está nesse documéntário sobre nossas ferrovias abandonadas é esquecidas por completo de nossas autoridades não competentes. outro descaso que pude marcelo ao longo desse documéntários foi com as queimada nestá região ao que parece existe também ao redor deste canavial vários macacos cadé a policia florestal.hojé se algum agricultor mata algum animal para seu sustento é da sua familia e presó sém fiança.como todos nós sabemos quem tem muito dinheiro nesse pais fica impúni como sempre estou certo marcelo.já começou a propaganda eleitoral o que nós eleitores só ouvimos é como sempre. nas recuperação da rodovias é não das ferrovias por que de tantos descaso com essea malha ferroviaria que no passado foi grande mótivo de orgulho para seus pioneiros.que vergona hojé tudo isso que nós estámos vendo graças ao seu esforço e dedicação marcelo é o que podemos ver tudo isso ai nesse pais é nada mais nada menos de descaso em cima de descaso com nossas ferrovias.será que esses politicos é governo sabém o que é na realidade ferrovia o que significa a palavra ferrovia será que sabé.o que eles sabé na realidade é dos seus alto salários que ganham será que eles estão preocupado com á mémoria de quém trabalhou nesse segmento que se chama ferrovia a esperá de um milagre.abs marcelo desculpe pelo longo comemtário sobre esse temá que para nós interesa para eles não.abs

  3. 02/07/14 às 22:51
    marcos antonio silva:

    hoje em 2014 pouco se faz para resgata aquilo que no passado foi orgulho de muitos e como nos sabemos pouco se faz em preserva tantas construções e linhas férreas nesse pais inclusive em nosso interior aonde foi o berço de tantos progressos por onde existiu o segmento chamado ferrovias hoje o retrato e de total abandono em diversos municípios de nossos interior esse não deveria ser o destino de tantas ferrovias por onde se transportou tantas vidas tantas alegrias ao chegar ao seus destinos mais infelizmente o progresso chega de outra forma e a acabar com aquilo que existe a tantos anos por onde se levou diversas esperanças a tantos lugares desconhecidos em nosso interior o passado para muitos e motivo de velharia e não há lugar no presente e futuro para esse segmento que estamos se referindo ate mais Marcelo fica com deus.

  4. 14/10/14 às 1:39
    marcos antonio silva:

    aqui o tempo parou para esta velha construção no meio desse canavial no municipio de ribeirão preto a estação joaquim firmino hoje nem se quer exite apenas suas paredes ainda resiste com ação do tempo e do homem que não a conservou como deveria para se conta sua historias de lutas e progresso nesta região enquanto existiu seus trilhos hoje o que vemos nesta antiga reportagens são apenas nuvens que chora comtanto descaso na historia ferroviaria em nosso estado e pais o sonho de muitas ja se acabou apenas esta imagens na estaçoesbrasileiras ficara marcada para todo sempre abs marcelo

  5. 27/04/15 às 1:48
    marcos antonio silva:

    esse e o retrato verdadeiro de total abandono nesse segmento chamado estrada de ferro para onde ia porque foi interrompido la tras qual o verdadeiro motivo de tudo isso que sempre estamos citando nesse site estaçõesbrasileiras a verdade esta aqui para quem e apaixonado nesse tema a estrada se foi mais o sonho continua ainda vivo nas lembranças de muitos que deram sua contribuição e compartilharam desse momento inesquecivel desse passado que jamais podese chegar nesse ponto que estamos sempre vendo como estara muitas dessas ferrovias que estamos vendo aqui nos dias atuais assim ou não com tantos descasos atraves dos tempos que se deu lugar a tantos descasos e abandonos no chamado estrada de ferro a esperança ainda continua ou não abs marcelo.

Deixe seu Comentário