01/10/14

JOAQUIM EGÍDIO

DATA DA EXPEDIÇÃO: 04.03.14
DESTINO: Estação Joaquim Egídio
LOCALIZAÇÃO: Município Campinas – SP
COORDENADAS: 22°53’21″S 46°56’13″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1894
CONSTRUÇÃO: Ramal Férreo Campineiro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, totalmente reformada e servindo de sede da Guarda Municipal
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Claudinéia de Marchi, Carolina R. Tomaz e Jeferson Tomaz Querino

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Estive na estação de Joaquim Egídio depois de ter ouvido muita gente falar a respeito da beleza do pequeno distrito da cidade de Campinas. Joaquim Egídio por volta de 1890, possuia grandes engenhos de cana e, que com o passar dos anos, foram cedendo vez às fazendas de café. Com isso, por volta de 1889 foi preciso construir um ramal férreo para facilitar o transporte da produção das fazendas e ligar a então vila até a Estação Ferroviária de Campinas. O então recém-criado Ramal Férreo Campineiro (RFC) tinha 33 Km de extensão e possuía no início apenas quatro locomotivas a vapor. A ferrovia seguia o curso do Ribeirão das Cabras principal afluente do rio Atibaia na região. Anos maios tarde, o ramal foi eletrificado e os bondes substituíram as Locomotivas a vapor até os anos 1960,levando moradores dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio para o centro da cidade de Campinas. A antiga estação foi demolida nos anos 1980, e teve a sua reconstrução nos anos 2000, tendo o prédio atual, seguido em grande parte os padrões do prédio antigo (mas não ficou idêntico não). Andei pelas ruas multicoloridas, obeservei os detalhes de cada construção, vi a forte influência estética dos casarões típicos dos áureos anos do café, tudo isso ainda muito vivo naquele local. Na estação atual, funciona um centro de educação ambiental e a guarda municipal. Para quem gosta de um programa diferente e bem agradável, uma boa caminhada pelas ruas, e depois uma boa cerveja gelada nos simpáticos botecos da vilinha, é a dica ideal. Eu fiz e gostei, rerere…

PANORÂMICAS DA ESTAÇÃO:
Com o compromisso de oferecer o máximo de detalhes que puder colher em cada local visitado, agora disponibilizo também imagens panorâmicas, para que tenham a sensação não só da estação, como também do seu entorno, espero que curtam.

PANORAMICA_JOAQUIM_EGIDIO_01

Esquina multicolorida.

PANORAMICA_JOAQUIM_EGIDIO_02

Frontão do prédio reformado.

FOTOS DO LOCAL:


MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER JOAQUIM EGIDIO

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

3Comentários

  1. 09/10/14 às 15:09
    Amand Werner Assmann:

    é muito bom recordar, voltar ao tempo bom da vida, quando o ser humano se respeitava

  2. 09/10/14 às 15:10
    marcos antonio silva:

    ano de sua construção 1890 muitas reformas foram feitas em nosso pais desde essa epoca de sua construção nesta região de campinas os engenhos de cana de açucar e as fazendas de cafe se foram com o passar dos anos mais sua historia mesmo que seja em outra construção da antiga estação Joaquim Egidio permanecer nesta região sua historia juntamente com seu vilarejo ainda estão vivas na memoria não dos seus antepasado mais sim na nova geração que mora ali os trilhos e os passageiros nem se quer existe mais aqui sua historia não foi apagada por completo ate mais abs.

  3. 09/10/14 às 20:17
    marcos antonio silva:

    aqui mais um comentario que não foi citado belo cenario que fazia parte desse ramal que foi desativado por completo mais seu vilarejo ao seu redor da antiga e nova estação estão bem vivas em diverentes cores em suas construções otimo atrativo para quem gosta de lugares assim sua historia sua gente estarão vivas para sempre enquanto houver preservação neste lugar e determinação de todos por isso aqui esta um belo exemplo de cidadania voltada em seus moradores nesta região de campinas ate mais abs.

Deixe seu Comentário