27/12/13

ITAOCA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 18.08.2012
DESTINO: Estação Itaoca
LOCALIZAÇÃO: Município Cajuru – SP
COORDENADAS: 21°19’03″S 47°17’44″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1912
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Demolido, absolutamente nada restou no local
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Miguel Iacovelo El Debs e Luiz André Barbosa de Melo

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Estivemos na fazenda Santa Helena da Ytaoca, no município de Cajuru, aonde procuramos por todos os cantos o local exato e o que ainda pudesse existir da antiga estação da Cia. Mogiana, mas nada encontramos. O Ramal de Cajuru, era composto por oito estações, e Itaoca era a penúltima delas, apenas Cajuru vinha depois, finalizando o ramal. A estaçãozinha durou pouco mais de 45 anos e foi demolida por volta de 1957, segundo relatos. Entramos na fazenda, percorremos bons quilômetros por lá, conhecemos cachoeiras lindíssimas (vide fotos e mini-filme), morros e até a própria sede da fazenda, aonde pudemos conversar com o morador, que nos disse já ter ouvido falar a respeito desta estação, mas que há muito tempo nada mais restara dela. Fomos até o local exato da nossa referência e realmente, por lá existe apenas cana. Sendo assim, documentamos o local, o entorno, o antigo leito e seguimos viagem para Sampaio Moreira na fazenda Santa Cecília, logo a frente. Neste dia, fui acompanhado pelos amigos: Miguel Iacovelo El Debs e Luiz André Barbosa de Melo.

EU NA ESTAÇÃO:
Alguns momentos meus nos locais visitados.
EU ITAOCA

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER ITAOCA

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

10Comentários

  1. 03/01/14 às 21:14
    marcos antomio silva.:

    estação itaoca. municipio de cajuru SP.o que houvé desde a sua criação em 1912 muita coisa se deu nessa epóca nessa ferrovia que foi criada para levar o progresso destá região.é muito sonhos que ficaram apenas na memória de quem viveu essa epóca mágia. hojé em 2014 nada restou para se conta a história desse passado vitorioso que tanto se investiu nessa região.esté é um tipico de cenário que muitos turistá queriam aproveitar o belo cenáro natural dessa região para compartilhar nesse transporté que foi desátivado por completo é nada restou se contar a historia dos bravos que um dia desbravaram está região com todo seu empenho no chamado ferrovia. qual será o futuro de nossas ferrovias nestá epóca é no futuro bém proximó será que vai ainda resitir a tanto descaso é falta de investimento de nosso governantes. alias hojé tudo está nas mãos de grupos de logisticas que nada é feito para recuperar aquilo que foi construido com tanto esforço é dedicação.desde a sua criação pelo nosso pioneiro chamado barrão de maua.esté é o retrato de nossas ferrovias hojé naquilo que restou em 2014.abs marcelo de marcos silva.

  2. 03/01/14 às 22:59
    marcos antonio silva.:

    esté outro coméntario se refere-se. ao tempo de sobrevivençia desse ramal que faziam parté mais 8 estação.hojé nos dias atuais nada restou até o ponto exáto da estação hojé está com outra atividades chamada canavial.o que leva a sua completamente desátivação nestá região.apenas foram 45 anos de atividades que se encerrou 1957.esté é o grande descaso como sempre nesse segmento se constroi é ao mesmo tempo tudo é demólido para se encerrar a velha ferrovia de tantos sonhos é esperança. para que se com o passar dos anos tudo é esquecido tudo abandonados por falta de interesse por partés de nossos governantes. esse mais uma véz é o retrato da realidade chamado ferrovias. de sonhos é esperança para muitos que hojé se encontra nestá tristé realidade.abs marcelo de marcos silva.

  3. 06/01/14 às 0:29
    marcos antonio silva.:

    esté comentário se basea no passado das regiões é cidades que faziam parté do ramais de muitas ferrovias.que deixaram de existir por meró capriço de nossos governos.hojé em 2014 como estão está cidades é regiões sem esse meio de transporté nós dias atuais.muitos vilárejos deixaram de existir no momento de suas desátivações por esse meio de transporté chamado ferrovias.que tanto inspirou histórias sonhos é romantismo de quem viveu nesse tempo glorioso. que a ferrovia erá o orgulho de muitas regiões é cidades. hojé com o passar dos anos tudo ficou na lembraça. mas o descasos continua nesse segmento chamado ferrovia nada é recuperado naquilo que está nesse documentários . o que está nós dias atuais pede por socorro mais infelismente nada é feito para recuperar o passado glorioso de tanats lutas dos bravos ferroviarios que contribuiram com esse pais . que não importá mais uma vez com esse segmento chamado ferrovias que levou progresso a lugares desconhecido que cortou montanhas tuneis para levar sonhos ao povo que tanto esperou por esse sonho chamado ferrovia. que por falta investimento está nessa situação de total abandono como estámos vendo graças a esse trabalho em resgatar o que restá para mostrá o passado glorioso em nossas ferrovias.está pessoa é voce marcelo que em 2014 continue com esse belo trabalho em mostrá para todos seus seguidores conté comigo.para comentar.abs de marcos silva fica com deus.

  4. 08/01/14 às 0:23
    marcos antonio silva.:

    esté comentários não se refere-se a está estação. mais sim naquilo que o pais deixar de investir nesse segmento chamado ferrovias a falta de investimento é a baixa demanda por vagões é locomotivas fazem com que as industrias ferroviaria estejá parada por falta de pedidos.é mais a nossa malha ferroviaria opera a mais de 60 anos sem investimento nesse setor. hojé o brasil só transportá o volumé de cargas equivalente a 353 milhões de tonelada.isso por falta de investimento.é mais o brasil perde em extensão ferroviaria até mesmo para a nossa vizinhá argentina.o brasil hojé possui em extensão 28.538 km de linhá ferréa é quanto a nossa vizinhá possui cerca de 35.000km em malha ferroviaria istó para o nosso pais é uma vergonha por falta de investimento por parté de nossos governos. o brasil perde em malha ferroviaria até mesmo para a india que ocupá o 4 lugar com cerca de 63.974 km de linhá ferréa. o nosso pais perde em tudo não só com o transporté de carga. mais sim em investimento de grupos que possa investir nesse segmento chamado ferrovia.a empresa logistica (ALL) está sim é a maior nesse segmento ferroviario é o que parece não está ném um pouco em investir no brasil ao contrário como estámos vendo nessa postágens sobre nossas ferrovias é estações nada faz para recuperá o já existé o que foi entregué a ela no exáto momento de suas privatizações.está é a realidade até mais de marcos silva.

  5. 15/02/14 às 2:07
    marcos antonio silva:

    ao naçer de cada projeto no temá chamado ferrovias. trás também vidas em sua voltá no seu percurso mas com o decorer dos tempos tudo ficou para trás novamente. a tão sonhada ferrovias hojé infelismente ficou só no pensamento. daqueles que há construirão lá trás.hojé com a modernidades em todos os lados só restá a lembrança dos tempos. que ficou no esquecimento é que não voltá jamais para recuperar o tempo perdido.lembranças não se resumé apenas em fotos. mais sim no respeito com seu patrimonio é com seu semelhante.isto é a realidade desse pais chamado.brasil.

  6. 19/02/14 às 3:41
    marcos antonio silva.:

    mais um comentario sobre o tema ferrovias.hojé com a chegada da mordenidade em todos os setores.fico imáginando por qual mótivo de não se investir nas ferrovias que tanto brilhou no passado com sua chegada no brasil.olho para essas reportagens sobre o tema ferrovias me pergunto o que acontece nesse segmento de tantas desátivações no setor.ferrovias que foram construidas para se levar esperança a tantos lugares distante é desconhecido é hojé vemos tudo isso abandonados largado a propria sorté.sem interesse de ser reativada mesmo que não venha com o mesmo proposito. mais sim de reativa-lá com outro segmento no turismo. para que as localidades que ficaram abandonadas com o fechamento de tantas ferrovias.possa volta a viver possa volta a sonhar com dias melhores para todas essas comunidades que ficaram sem esse meio de transporté chamado ferrovias.ferrovias para muitos é motivo de orgulho com o imenso territorio que temos em nosso pais chamado brasil .porque então não voltá a investir nesse segmento chamado ferrovias.a esperança nesse setor está em suas mãos nossos politicos.vamos olhar o que foi no passado de tantas glorias.glorias que com o passar dos tempo está se apagando por completos.abs marcelo de marcos silva.

  7. 25/03/14 às 22:26
    marcos antonio silva:

    tanto que falamos nesse tema que abrange o significado ferrovias. ferrovias hoje esta em pessima situaçao em todo o nosso estado tudo largado a propria sorte. o que resta nao e aproveitado para outros fins. exemplo como transporte de turista em varias regioes desse imenso estado chamado sao paulo.entra governo sai governo e nada e feito para resgatar o pouco que resta desse imenso abandono no tema ferrovias. lugares que surgiu com a chegada da ferrovia. lugares que ficou isolada por falta desse transporte com sua desativaçoes ao longo dos anos.por mero capricos.ferrovias que transportava passageiros para varios lugares tanto no interior como litoral.hoje o que restou desse caminho de trilhos que tanto levou o progresso.sao amontoados de lixos em seus percusos. trilhos que foram arancados nesses trajetos.o que falar o que pensar dessa maravilha que em tao pouco tempo de existencia se encontra nessa situaçao de total abandonos e descasos construçoes que foram feitas com tanto caprichos e hoje estamos vendo a sua decadencia por falta de manutençao. ferrovias que estao perdidas no meio do nada pontes que estao em pessima conservaçao. tuneis que nao levam a lugar nenhum. vilarejos em seus trajetos que estao abandonados. o que falar disso. sera que tem soluçao. basta querer e investir novamento naquilo que foi orgulho de um passado gloriosso. ate mais marcelo de marcos silva.

  8. 17/06/14 às 3:34
    marcos antonio silva:

    estação itaoca o que foi o que e nos dias de hoje apenas belas paisagens completando o vazio deixado da malha ferroviária nesse lugar belo que jamais se imaginasse que algum dia tudo que foi construído fosse se acaba completamente deixando apenas o silencio envolver esse lugar de tantas belezas naturais o tempo aqui passou para a velha ferrovia apenas a placa mostra que estação era no passado ate mais Marcelo.

  9. 27/07/14 às 22:53
    marcos antonio silva:

    hoje a nossa realidade sobre o tema que abrange as nossas ferrovias e crua tudo que foi construído para se levar progresso sonhos esperança a diversos lugares tudo isso acabou com o passar dos anos o progresso chegou em muitos lugares sobre rodas e as estradas de ferro foram sendo desativadas por completo hoje o que vemos nas grandes cidades e o caos tanto no transito como no transporte sobre trilhos trens lotados e descarrilhando constantemente a falta de investimento para se construir mais malhas ferroviárias fica na promessa por que então não recuperar a malha ferroviária de nossos interior para trazer de volta o progresso que foi interrompido com tantas desativações nesse segmentos sobre trilhos essa e a realidade dos tempos de hoje se fala muito e pouco se faz no transporte sobre trilhos em são Paulo e como em muitas outras cidades de nosso pais e interior existe alguma esperança depois que nossas ferrovias foram privatizadas e lapidadas por essas empresas que hoje opera somente no transporte de cargas em nosso pais qual a verdade por traz de tudo isso ate mais .

  10. 13/03/16 às 3:13
    marcos antonio silva:

    que belo cenario aonde existiu a velha estrada de ferro hoje este e o retrato de que foi a velha estrada de ferro nada mais restou apenas o cenario deslubrante valeu marcelo mais uma vez abs de marcos silva de carapicuiba sp.

Deixe seu Comentário