09/04/13

IBÓ

DATA DA EXPEDIÇÃO: 20.10.2012
DESTINO: Estação Ibó
LOCALIZAÇÃO: Município Santa Rita do Passa Quatro – SP
COORDENADAS: 21°46’59.97″S 47°28’51.44″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1917
CONSTRUÇÃO: Companhia Paulista de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Demolido, nada restou no local
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Vinicius Costa

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Fomos até Ibó atrás de informações, relatos, resquícios, enfim, algo que enriquecesse o nosso acervo ferroviário com dados relevantes sobre aquela estação. Pois já sabíamos de antemão que ela fazia parte do antigo Ramal de Santa Rita, denominado assim, após a compra do trecho pertencente a Estrada de Ferro Santa Rita, pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Exploramos a região, encontramos o local, mas nenhuma alma viva além de mim e do Vinicius estava por lá para nos contar algo sobre o vilarejo. E olha que era por volta do meio-dia quando isso ocorreu, enfim, talvez estivessem almoçando, né? Por lá, somente algumas poucas casas, galpões e uma igrejinha abandonada bem simpática ainda resistem. O leito da antiga estrada de ferro pelo que vimos, cortava a vila (bairro?) ao meio, e hoje serve como uma estrada de terra para os moradores da região. Ibó está localizada a uns 400 ou 500 metros da Rodovia vicinal que liga Porto Ferreira a Santa Rita do Passa Quatro, e foi por onde viemos. O que marca o local onde a estação provavelmente existiu, é uma grande árvore próxima à igreja na margem da estradinha (vide fotos e mini-filme) e nada mais. Infelizmente por lá não conseguimos nenhum tipo de detalhe sobre a estação e nem sequer encontramos os restos da plataforma, caixa-d’água ou qualquer coisa parecida. Ibó naquele dia foi o nosso fim de linha, saímos de lá, tomamos uma lata de cerveja geladíssima em Santa Rita e voltamos para casa.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER IBÓ

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

4Comentários

  1. 17/05/13 às 1:00
    Antonio Otaviano:

    o local onde estao desiginando para a estao esta totalmente equivocado. neste local nunca existiu a estaco. o local real esta a uns 100 metros para baixo sentido sul. Neste local no solo ainda existe partes d fundacao e um poco d’ agua.

  2. 17/05/13 às 15:49
    marcelo:

    Olá Antonio, tudo bem? Se você puder marcar no mapa (Google Maps) o local exato, e me enviar, eu altero e te dou o crédito. Caso tenha mais informações como fotos ou relatos, pode enviar também, ok? Abs.

  3. 15/08/13 às 16:48
    marcos antonio silva:

    boa tarde a todos aqui no passado existiu uma ferrovia e hoje nada restou para conta a historia desta regiao por onde trafegou no passado varios trens que levou a riqueza por muitos vilarejos no interior desta regiao e hoje que podemos ver nada restou para conta a historia de gloria desses ferroviario que trabalhou neste lugar abs marcelo.

  4. 29/01/14 às 15:49
    Leonardo Figueiredo:

    Estive ano passado em meados de outubro, com a pouquíssimas informações e ninguém por perto.. apenas a antiga igreja!!

Deixe seu Comentário