17/11/13

HIPÓDROMO

DATA DA EXPEDIÇÃO: 24.04.2013
DESTINO: Estação Hipódromo
LOCALIZAÇÃO: Município São Carlos – SP
COORDENADAS: 22°2’4″S 47°53’23″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim, em pleno uso
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1916
CONSTRUÇÃO: Companhia Paulista de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, servindo de moradia
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Alexandre Zeri e Amarildo Lopez

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Hipódromo é um ex-posto telegráfico e uma pequenina construção próxima à estação principal de São Carlos e que fica entre ela e Conde do Pinhal, ainda dentro dos limites urbanos da cidade. Está na Vila Prado, local aonde antigamente havia um clube social e um Hipódromo e que há muito foram demolidos, não tendo restado absolutamente nada deles no local e nem nos arredores. Andamos por lá, vimos as casas da antiga Vila Ferroviária, o leito da linha atual em pleno uso, tendo sido através dele que tivemos acesso visual à estaçãozinha de Hipódromo. É um prédio diminuto, acanhado, por vezes parecendo até uma casinha de bonecas, está cercado e servindo como moradia para alguma família. Quando estávamos lá, fomos abordados por uma senhora que nos perguntou se estávamos ali para tirá-los de lá, o que me mostrou que de fato, aquele pessoal encontra-se ali de forma irregular, bem como tantos outros que conhecemos nessas incontáveis jornadas pelas estações brasileiras. Obviamente não estávamos lá para isso e pude tranquilizá-la, tendo ela saído com um ar bem mais aliviado depois da nossa conversa. Bem, por lá vimos e documentamos a estação e seguimos para Conde do Pinhal.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER HIPODROMO

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

1Comentários

  1. 21/11/13 às 4:59
    marcos antonio silva.:

    olá marcelo.bom dia.mais uma estação que ficou no tempo esquecida pela nossas autoridades.é logistica. como sempre infelismente como podemos ver. graças a sua reportagem daquilo que já foi um dia motivo de orgulho.hojé o que restá é só saudades é revolta.por deixar todo esses patrimonio mesmo que sejá particular ou até mesmo do governo.nessa situação de total abandono. quantas marcelo que já vimos em toda sua reportagem.sobre nossas ferrovias. que está na mesma situação.ou ném existá mais em seu percurso.como no passado glorioso.chamado ferrovias a esperança está sobre trilhos.que trilhos que não existé mais.em várias regiões é cidades. tanto em são paulo ou em minas gerias.é tantas outras mais.como podemos classifica tudo isso.mostrando a sociedade ou para o governo.que o progresso está sobre trilhos.como podemos ver nessa reportagens. até mesmo as construção está em busca de recuperação.ou até mesmo. investimento para a melhorias.nesse setor que foi tão lapidado pelo nossos governos . estaduais é federal.hojé o que podemos ver são rodovias intransitaveis sem condições de se locomover.pedágios em todo seu trajeto.sem escape quando ocorre algum tipo de acidente.só pedágios na mãos de grupos extrangeiros.que aqui vem para o brasil para especular sobre nós brasileiros.é aquilo que foi construido com tanto esforço no passado.o que restá é apenas sonhos saudades. de um passado vitorioso.cheio de orgulho para tantos.é hojé o que restá são apenas ruinas de vários anos sem conservação.naquilo que já foi motivo de orgulho até a proxima marcelo. fica com deus.

Deixe seu Comentário