29/11/11

GUATAPARÁ NOVA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 10.09.2011 e 29.09.2011
DESTINO: Estação Guatapará Nova
LOCALIZAÇÃO: Município Guatapará – SP
COORDENADAS:21°29’49.11″S 48° 2’25.70″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim (em uso)
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1973
CONSTRUÇÃO: Companhia Paulista de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, mal cuidado, abandonado, porém com moradores
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Jeferson Tomaz Querino, Fábio Cuervo e Vinicius Costa

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Guatapará Nova (Cia. Paulista) é uma depressão só, tudo abandonado, tudo fedendo, lixo por todo lado, prédio ruindo, cobertura enferrujada, enfim, coisa feia mesmo. Estive lá por 2 vezes, sendo uma com o meu sobrinho Jeferson e outra com os meus amigos “Venicius” e “Fabito” e em ambas comprovamos a mesma situação. Guatapará Nova tem um ar pesado, por lá nada parece dar sinais de melhora, mesmo com o movimento diário de trens carregados de açúcar, a velha estação que hoje serve somente como parada, é apenas um prédio morto e feio. Conversamos com os maquinistas da ALL, com o pessoal da manutenção da linha e sinceramente percebi que eles no seu dia-a-dia atribulado, mal percebem a velha estação por ali, é como se ela nem existisse. Eu achei triste, mas triste mesmo é o estado atual dela, uma pena.

FOTOS DO LOCAL:

 

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

2Comentários

  1. 19/08/13 às 6:24
    marcos antonio silva.:

    o que falar destá fráse a gente nunca pára qual o significado não reforma as estações que fazem parte destá lógisticas que atuam nesse segmento só com transporte de cargas nestá região. porque não reforma -lá.está estação não deveria abriga ném moradores dentro dela olha o estádo de conservação tudo depredado é sujo .nós trilho o que podemos vér também muita sujeiras ao longo da plataforma também sua caracteristica ném parece que um dia foi uma antiga estação ferroviária com tanto movimento em sua volta hojé que podemos ver mais um descaso emvolvendo governo e logistica que atuam junto para esconder tudo que está sem conservação de sua responsabilidades na horá de assinar o contráto por vários anos para atuar nesse transporte de seu interesse.o que vále pára eles envolve apenas lucros cada vez mais.abs

  2. 14/10/14 às 20:21
    marcos antonio silva:

    aqui um exemplo de grande descaso com sua historia nessa construção nesta região que ainda sobrevive graças a sua vida util nos trilhos e no vai e vem das locomotivas por onde passa nesta região ate quando vai resisti ate vai dar lucros para eles nesse segmento ate mais marcelo abs

Deixe seu Comentário