14/09/12

DESTINO: Estação Guardinha
LOCALIZAÇÃO: Município São Sebastião do Paraíso – MG
COORDENADAS:  20°55’2.58″S 47° 9’5.52″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim (apenas resquícios)
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1910
CONSTRUÇÃO: Estrada de Ferro São Paulo e Minas
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, servindo como moradia e oficina
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Vinicius Costa, Jeferson Tomaz Querino

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Fomos para Guardinha seguindo o leito da antiga linha da Estrada de Ferro São Paulo e Minas e pelo caminho tivemos boas aventuras. Riachos, cachoeiras, pontes, montanhas, trilhas no areião, enfim, o dia foi bem agitado (vide mini-filme), subimos no Morro da Mesa, conhecemos a Igreja e o Cristo que existem lá em cima, e depois de tudo isso chegamos no nosso destino: Guardinha. Hoje a estação é uma oficina, com muitas carcaças de carros ao seu redor, e também está servindo de moradia. Andamos por lá, fotografamos o prédio, as marcações de quilometragem, altitude e a placa frontal logo na entrada da plataforma, o galpão ao lado da estação, que provavelmente era um antigo armazém, sem qualquer problema. Pudemos documentar o que restou da ferrovia naquele lugar, até que fomos abordados por um morador do local, que receoso, nos fez vários questionamentos quanto ao retorno dos trens por ali, que prontamente respondemos que seria bastante difícil, diante no cenário atual. Guardinha está praticamente abandonada, mas ainda inspira um certo charme. De lá, seguimos para José Honório…

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

2Comentários

1. 17/08/13 às 3:19
    marcos antonio silva.:

olha um imenso trajeto entre dois estados para que tudo desativado tanto se envestiu naquelá epóca para que.hoje o que vemos é uma oficina de carros sobre esses trilhos que levou alegria. sonho a lugares que ném possamos imaginar só quem viveu naquela epóca esses sonhos dourados abs.

2. 09/10/13 às 3:01
    dionisio:

Sempre passo ao lado desta estaçao a caminho da EPAMIG. É muito triste ver construçoes tao belas se acabando .