13/11/13

GUAIUVIRA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 22.12.2012
DESTINO: Estação Guaiuvira
LOCALIZAÇÃO: Município Sales Oliveira – SP
COORDENADAS: 20°50’11″S 47°52’40″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1900
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, cercado e fechado
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e José Antonio Thomaz

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Chegamos à Guaiuvira vindos de Cresciúma e a caminho de Sales Oliveira e lá, encontramos uma das mais belas jóias do passado ferroviário da região. Com um prédio ainda imponente, típico padrão arquitetônico da Cia. Mogiana, Guaiuvira foi uma estação do Ramal de Igarapava, e nela existiram vários tipos de comércio em atividade entre sua abertura no ano de 1900 e seu fechamento em 1979. Eram hospedaria, selaria, bar, restaurante, farmácia, enfim, a estação, como tantas outras, era um ponto de conveniência para os que viajavam pelo ramal e claro, também para os moradores locais. Guaiuvira é o nome de uma árvore ornamental típica da região sudeste do Brasil e o fato de ter emprestado o seu nome à estação, sugere que no local devia existir tal árvore, ou mesmo várias delas. Andamos por lá, vimos em detalhes a plataforma, os dísticos, o antigo leito da linha, as lousas, as casas ao lado da estação, que eram provavelmente do chefe da própria e talvez do pessoal da “conserva” local, enfim. Por lá hoje existe uma espécie de vila de sítios ou fazendas, que não sei definir ao certo, mas há vida ao redor de Guaiuvira, sem dúvida. O que me disseram no local, é que o prédio encontra-se ainda sob a jurisdição do DNIT e que por isso nada podem fazer com ele, daí me veio a dúvida sobre quem o teria pintado e também quem o estaria usando como depósito? Bem, independente disso, ele está lá, relativamente conservado e melhor do que muitos outros que vimos por este mundão afora. De lá, seguimos para Sales Oliveira, o que já é uma outra história que contarei, aguardem!

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER GUAIUVIRA

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

2Comentários

  1. 23/11/13 às 3:41
    marcos antonio silva.:

    como podemos definir mais uma ferrovia desátivada nos seus 79 anos vida.ente idas é vinda nos trilhos que foram colocados para levar o progresso da produção da epóca de orgulho chamado ferrovia.o que leva nossos governantes para desátiva essa é tantas outras. que aqui vemos nessas reportagens. quantos sonhos é alegrias é esperança foram levados nessa epoca. a lugares distantes que só esse meio de transporté dessa epóca podia chegar.com a esperança que nunca iria para de fucionar levando o progresso a várias regiões desse estado chamado são paulo. que não se preocupa com seus patrimonio que no passado foi mótivo de orgulho para seus pioneiros que desbravaram regiões que nunca jamais alguém pudesse imáginar que por ali travegou um dia a velha abandonada chamada ferrovia.hojé tão esquecida.por falta de interesse desses governos. que só querem lucrar no chamado rodovias privatizadas com seus pedágios em todo seus percusos.porque então não investir na velha malha ferroviaria. de tantos descasos.alguma coisa tém que ser feita para recuperar. nessa estação como podemos ver. por qual mótivo da sua desátivação alquém pode explicar para nós leitores dessas reportagens sobre nossas ferrovias que não existé mais.por capriço ou descaso de tantos politico que só pensam em lucra. é a população fica no esquecimento nesse meio de transporté que foi orgulho no passado nestá estação que foi um dia quanto foi gasto na sua construção tanto na ferrovias como na suas instalações que faziam partédesse ramal.olhando em voltá como podemos classificar esse belo cenário que fazia parté dessa bela construção.é hojé como podemos ver tudo foi desátivado por completo desté seus trilhos que ningué jamais um dia podesse imáginar na sua desátivação por completo o que restá falar um pouco mais dessa magnifica estação de tantos sonhos sorrisos esperança para que. tudo ficou parado no tempo.por completo.alegria de tantos acabou o sonhos que virou tristeza nesse meio de tranporté.que foi motivo de tantas pessoas. tudo ficou no esquecimento por falta de vontade desse politicos que falam demais mais infelismente só pensam em seus interesse.até breve marcelo fica com deus.até a proxima postagem de marcos silva.

  2. 23/11/13 às 23:26
    marcos antonio silva.:

    boa noite. mais um coméntário sobre está estação qual o nome de uma árvore.olhando em volta destá estação desátivada. como podemos classificar belo cenário em sua volta .não dá para acredita depois de 79 anos de atividades levando sonhos é esperança a tantos lugares desconhecidos.só quem viveu nestá epóca de atividades que possa falar como erá o dia a dia nesse ramal.de tantos sonhos não só para os trabalhadores que viveu é trabalhou juntos com os passageiros é moradores destá regiões.como esses morádores recebeu a nóticia que essa bela estação iria ser desátivada por completo nestá epóca.fico imáginando esses morádores sem esse meio de transporté nestá região.alquém do governo pensou nesses morádores é passageiros eu acredito que não.tudo que eles fazem é para seu próprio interesse como politicos.não importando com esse patrimonio de todos naquela epóca não muito distante.a nossa malha ferrovia virou para esses politicos um péssimo meio de transporté.qual interesse de desátivar esse ramal nestá região.alguma coisa foi feita na calada da noite para se chegar a essa decisão com o fim desse meio de transporté que cada vez mais está acabando.tudo está sendo jogado nas rodovias como forma de ganhar em altos pedágio em seu trajetos de locomover. é mais acordo com as montadores para ganhar mais imposto sobre produtos industrializados no estádo por isso está a forma de acabar com a malha ferroviaria em nosso estado que foi grande em malha ferroviaria. hojé o que restá está nas mãos de grupos logisticas junto com o nosso governos estaduais é federal.o sonho de muitos ferroviarios que trabalhou é que trabalha nesté setor está acabando para dar lugar a rodovias.esté no meu ver é o fim de tantos sonhos é gloria chamado ferrovia a esperança está nos trilhos. desculpe pelo longo coméntarios mais está é a forma de se espressa para quem algue do outro lado vejá é reflitá sobre esse meio de transporté que está acabando é sendo lapidado com o passar dos anos.fica com deus marcelo.até mais de marcos silva.

Deixe seu Comentário