14/11/11

FRANCISCO SCHMIDT

DATA DA EXPEDIÇÃO: 18.09.2011 e 12.10.2011
DESTINO: Estação Francisco Schmidt
LOCALIZAÇÃO: Município Pontal – SP
COORDENADAS: 21° 4’12.23″S 48° 2’15.26″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim (sem uso)
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1906
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Conservado, serve como moradia
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, José Antonio Thomaz e Daniel Franc

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Francisco Schmidt está localizada dentro da Fazenda Vassoural, na estrada que liga Sertãozinho a Pontal. É uma fazenda linda, e o fato dos proprietários permitirem o acesso até a velha estação, já é por si só motivo de reconhecimento. Muito bem conservada, hoje ela por ironia do destino, serve como uma espécie de aeroporto particular, já que há uma pista de pouso bem à sua frente. O local é belo por todos os ângulos, desde a chegada, vindo de Sertãozinho, até a sequência pela linha abandonada que vai até Pontal, tudo inspira belas imagens (vide fotos abaixo). Quando estivemos lá, existiam vários dormentes aguardando a chegada das obras do “Trem da Cana”, um trem turístico que ligará Pontal a Sertãozinho reativando aquele trecho para a população. Ir até Francisco Schmidt é um passeio muito agradável e fácil, caminho asfaltado até a entrada da fazenda e uns 1.000m de estrada de terra para dar um charme na chegada até a velha estação. Num dia lindo, de lá partimos para Pontal e para Passagem, mas essas histórias vão ficar para outra ocasião…

FOTOS DO LOCAL:

 

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

9Comentários

  1. 15/11/11 às 15:55
    Daniel Franc:

    Um dia muito quente, um lugar bonito demais, aventura de descobrimentos…
    Foi um dia muito bem aproveitado por mim, que sou meio leigo sobre o assunto, mas um dia também de muita cultura, e principalmente após a expedição, refrescando-nos com uma gelada…

  2. 21/11/11 às 17:19
    Rodrigo Flores:

    Parabéns Marcelo pelo trabalho realizado! eu estou sem palavras para agradecer o que você fez pela memória ferroviária, retratando por imagens minha região… que Deus ilumine você!

  3. 25/08/13 às 3:38
    marcos antonio silva.:

    estação francisco schmidt.o que ouve desté a sua construção para começar.como sempre a sua desátivação por completo.tanto foi envestido na sua construção olhando nessa reportagens o que podemos ver são várias construção incluindo a estaçãoque ainda segue bém conservada pelo atuais proprietários.nestá região.a velha ferrovia que hojé repousa no esquecimento daqueles que há construirão para que se hojé não leva para lugar nenhum.ainda nestá reportagem como pode desátivar essa ferrovia cortando esse cenário mágnifico de belas paissagens ao seu redor desses trilhos.mais um grande descaso olha ó tanto de máterial deixado para trás próximo a antiga estação.porque mais uma vez de tanto abandono com a nossas ferrovias será que não tém tanta importãnçia nesses segmento chamado ferrovia.ou será que é mais um grande descasos envolvendo apenás enterrese daqueles que ai estão no poder como sempré ferrovia não rodovias sim o que foi mótivo de orgulho hojé é saudade é tristeza.até quando vai ficar assim .será que não existé alquém de fibrá que olhe para nossas ferrovias.que estão em processo de desáparecimento ao longo do tempo.quanto não existi mais recurso para as duplicações nas rodovias ai que vão lembra delas que foi mais uma vez motivó de orgulho.abs marcelo.bom domingo a todos.fica com deus.

  4. 19/04/15 às 22:43
    marcos antonio silva:

    aqui outro tamanho descaso com nossa ferrovia tanto se fez para construir para se levar progresso a diversos lugares que fazia parte do seu roteiro para que hoje esta nessa situação tudo parado a merce da sorte quanto kilometros de trilhos estão parado sem nenhuma utilidade nessa região o que levou sua desativação por completo a velha construção ainda bem esta bem conservada dentro dessa fazenda por qual razão tudo isso esta parado tanto se fez para sua construção e hoje se encontra nessa situação de total abandono caminhos que se levava a varios lugares hoje estão repousando sem vida sem esperança sem progresso a tantos lugares que viu seu surgimento e sua morte nesse segmento que estamos citando estrada de ferro para onde ia a velha esperança sobre trilhos nessa região hoje nada se faz para recuperar esse caminho de tanto kilometros de malha ferroviariaesse e nosso pais com esse transporte que um dia foi a esperança de muitos hoje so resta saudade e descasos abs marcelo

  5. 27/04/15 às 1:21
    marcos antonio silva:

    porque nossa rede ferroviaria virou um grande cemiterio de construções e de trilhos tudo abandonados em muitos lugares que estamos vendo graça a esse trabalho em catalogar o que foi de nossa estrada de ferro por onde existiu em tantos caminhos cheios de obstaculos e dificuldades que se imaginava numa epoca de poucos recursos para se levar progresso e esperança a diversas comunidades que faziam parte em suas margens hoje muitas delas tambem deixaram de existir por esses motivos desativações e abandonos em diversas formas possivel abs.

  6. 27/12/15 às 14:16
    Guilherme Gouvea Baptistella:

    Boa tarde sou do interior São Paulo meu avo tinha um Sitio e eu encontrei uma moeda com essas características escrito ESTAÇÃO FRANCISCO SCHMIDT e do outro lado ARMAZEM DA COMPANHIA AGRICOLA 20$000 VINTE MIL REIS EM GENEROS gostaria de saber algum e-mail que eu possa enviar a foto da moeda para ver se ela e verídica.
    Obrigado

  7. 04/01/16 às 22:00
    marcelo:

    Pode enviar para contato@estacoesbrasileiras.com.br que eu dou uma olhada. Abs

  8. 13/03/16 às 22:46
    marcos antonio silva:

    aqui mais um grande descaso com nossas malha ferroviaria tudo parado hoje dentro de uma fazenda mais ainda bem que sua construção foi conservada por completo mais o transporte ja se foi para sempre quantos percursos havia nesta região enquanto existiu o vai e vem das locomotivas hoje nem sinal das de vida dentro das composições que faziam parte desta região que perdeu seu principal meio de transporte sobre trilhos os trilhos ainda estão la ate quando por qual razão de tantas desativações em nosso estado esse e o legado deixado pela privatizações de nossos governos que pouco se importa com a historia ferroviaria abs marcelo de marcos silva carapicuiba sp.

  9. 15/05/16 às 15:49
    Guilherme:

    Boa tarde sou do interior São Paulo meu avo tinha um Sitio e eu encontrei uma moeda com essas características escrito ESTAÇÃO FRANCISCO SCHMIDT e do outro lado ARMAZEM DA COMPANHIA AGRICOLA 20$000 VINTE MIL REIS EM GENEROS gostaria de saber algum e-mail que eu possa enviar a foto da moeda para ver se ela e verídica.
    Obrigado
    foi passado email
    CONTATO@ESTAÇOESBRASILEIRAS.COM.BR

    mas nao consigo enviar o email da erro

Deixe seu Comentário