28/03/13

FRANCA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 04.02.2012
DESTINO: Estação Franca
LOCALIZAÇÃO: Município Franca – SP
COORDENADAS: 20°31’58.89″S 47°24’46.21″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1887
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, servindo à prefeitura e também de terminal rodoviário
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Vinicius Costa, Pedro Gandra de Carvalho, Fábio F. Rivaben e Fernando F. Rivaben

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Chegamos em Franca ouvindo uma “pregação” ao vivo numa rádio local, que de tão fervorosa, e espalhafatosa, beirava um número circense (beirava…) e depois de alguns minutos ouvindo aquela gritaria invocando divindades, finalmente chegamos na estação de Franca e pudemos ver de perto a situação atual daquele trecho da Linha do Rio Grande. É um prédio comprido, bonito, com um estilo diferenciado (Art Nouveau?), com dísticos legíveis, compostos por uma família tipográfica bastante moderna para a época, tem uma plataforma enorme, coberta por telhas metálicas e suportada por inúmeras mãos francesas pintadas de vermelho vivo, destacando-se no meio daquele lugar acinzentado e semi-abandonado. Mas tem um arremedo de caixa-d’água de um lado do prédio, que hoje é usado por uma companhia rodoviária como terminal. Trilhos, há muito já não existem. Hoje o entorno da estação é um local movimentado, pois uma grande avenida ocupa o local do antigo pátio de manobras, está repleto de bancos e empresas diversas, enfim, completamente urbanizado. Andamos por lá, vimos promessas de inclusão digital por meio de uma placa do governo (vide mini-filme e fotos), embora achássemos que aquele local é quem devesse ser incluído novamente na vida das pessoas, servindo a algo maior, mais importante e mais nobre do que apenas um “abrigo de mendigos” ou grande provedor “wi-fi”. Enfim, de lá, seguimos para Restinga… >>

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER FRANCA

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

1Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: PROJETO ESTAÇÕES BRASILEIRAS | Corredor Cultural de Franca em 22/08/2014

3Comentários

  1. 29/08/13 às 4:32
    marcos antonio silva.:

    1887 desté a sua construção o que ocorreu de verdade na sua desátivação nos tempo de hoje.por qual mótivo.esse comentários nessa estação é ferrovia sé basea na verdade a respeito dos maquinista que naquela epóca não tinham tantas tecnólogia como no tempo de hoje.voltando no passado os trens praticamente não tinha tanto conforto como nos dias atuais não tinha na verdade ném muitas estruturas naquela epóca. os trens não tinha se quer proteção para os maquinista e seus auxiliares para alimentar a maquina tudo na epóca erá manual.mais erá feito com amor é carinho por aqueles que amavam esse trabalho de ser ferroviarios.tanto se levou para sua construção.com tanto esforço é luta daqueles homens que desbravaram tantos lugares.que ao mesmo tempo se pegava várias doenças como málaria é muito eram picados por cobras venenosa ao abrir esses caminho para a ferrovia chegar a tantos lugares distante é ao mesmo tempo isólados da civilização para que tudo isso se hoje vemos tantos descasos com nossas ferrovias é estações tudo abandonados esquecido pelo poder público. para que não venha ser mostrado para nós brasileiros o que foi mótivo de tanto orgulho hoje só restá saudade de tempos que não volta mais.voltando no quisito estaçoes é ferrovias. está o que parece apesar dos anos que se passaram ainda está relativamente bém conservada.hoje virou um terminal rodoviário é mais servindo a prefeitura.mais ao seu redor vimos também nessa reportagens pessoas dormindo naquela que já foi a plataforma de tantos embarque é desembarque de muitos passageiros que passaram nessa antiga estação hoje está em atividade mais em outro segmento como no transporte de passageiros por rodovias é não pela tão sonhada ferrovias que tantos trabalhadores viram o seu crecimento para levar o progresso a cidades do interior é regiões.é o que restou foi apenas saudade de tempos que nunca mais volta. abs marcelo.

  2. 05/01/16 às 19:41
    Lucas Junior Pereira da Silva:

    Olá,
    Que ideia sensacional reunir em um site o estado das estações ferroviárias do Brasil. Sou muito simpático a esta ideia e gosto do assunto. Sou nascido e criado em Franca e atualmente moro em Jacareí no Vale do Paraíba, gostaria de saber o que posso fazer para colaborar com o projeto? Já que é assunto que aprecio.
    Nesta semana estarei de viajem do trem de passageiros de Belo Horizonte até Vitória-ES, poderia lhe enviar fotos de algumas estações, caso consiga tirá-las
    abraço

  3. 05/01/16 às 21:45
    marcelo:

    Olá Lucas, pode me enviar as fotos sim, porém elas serão publicadas a medida em que as estações forem sendo visitadas por mim e pela equipe. Costumos publicar as contribuições na seção Galeria, que acaba servindo de base para as próximas expedições. Se puder, o que mais me ajuda, é o mapeamento da localização exata delas, isso seria ótimo. Abs, obrigado e continue por aqui!

Deixe seu Comentário