01/10/12

FRADINHOS

DATA DA EXPEDIÇÃO: 03.12.2011
DESTINO: Estação Fradinhos
LOCALIZAÇÃO: Município Altinópolis – SP
COORDENADAS:  21° 7’38.79″S 47°24’6.05″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1946
CONSTRUÇÃO: Estrada de Ferro São Paulo e Minas
STATUS DO PRÉDIO: Demolido
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, José Antonio Thomaz e Vinicius Costa

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Estivemos em Fradinhos num dia quente e úmido, e entrar mato adentro num dia destes, sinceramente não foi muito agradável não. Depois de desbravarmos a Trilha das Águas (Chanflora) na região de Altinópolis/Serrana/Cajuru, a bordo do “Pretinho”, e atolarmos na areia, conseguimos encontrar o local da antiga estação Fradinhos, bem no meio de um horto, que para mim, mais parecia uma plantação de eucaliptos, mas, enfim. Atravessamos porteiras, pulamos cercas, desatolamos o carro (vide mini-filme), seguimos mato adentro sem facão, apenas com um canivete (sim, foi um erro, mas como iríamos saber?), e enfim, encontramos o local. Hoje nada mais existe por lá, nem mesmo a P.N. mostrada no mapa do Google Earth, apenas o leito da linha e o grande recuo onde provavelmente o prédio se encontrava. Andamos por todo o local e encontramos apenas restos de dormentes e alguns tijolos, sendo complicado afirmar se eram ou não da antiga estação. Sua data de construção também foi difícil de ser encontrada e a de demolição idem. Hoje Fradinhos é apenas um local tomado pelo mato, num leito férreo privilegiado por belíssimas paisagens como é o caso da E.F.S.P.M. Caso alguém tenha mais relatos ou documentos sobre Fradinhos, basta me enviar que atualizo o post. De lá, fomos tomar umas cervejas no Empório Multmix em Ribeirão Preto, pois o calor judiou muito da gente, e não somos de ferro né? Rerere.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

1Comentários

  1. 13/08/13 às 8:39
    marcos antonio silva:

    mais uma estação de longo percuso desativada entre são paulo e minas gerais.nada restou

Deixe seu Comentário