04/04/13

FAGUNDES

DATA DA EXPEDIÇÃO: 25.08.2012
DESTINO: Estação Fagundes
LOCALIZAÇÃO: Município Cravinhos – SP
COORDENADAS:  21°16’54.60″S 47°44’0.51″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1910
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, servindo de depósito particular
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Claudinéia de Marchi, Dog e Junior

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Fagundes está localizada praticamente atrás de uma grande empresa de agronegócio na região de Cravinhos. Está conservada, cercada e é hoje uma propriedade particular. Encontrá-la foi difícil, pois nunca consegui referências confiáveis sobre a sua localização, até que um dia resolvi ir até as redondezas de onde ela teoricamente estaria, e utilizando a minha técnica infalível (tentativa e erro), consegui achá-la. É um prédio bonito, no padrão Mogiana, de tijolos aparentes, já um pouco alterado, mas ainda bem mantido. As alterações ao que me pareceu, se resumiram a duas coberturas laterais, que trouxeram os dois lados do telhado quase até o chão, lembrando um chalé. Acho, que para conseguir mais espaço interno para armazenagem. Fagundes está no meio de um grande canavial, e é como uma ilha, ficando bem visível quando a cana está baixa. Como não entrei, não consegui ver as placas e lousas, mas não duvido se ainda estiverem lá, e olha que Fagundes foi desativada em meados da década de 50 hein! Com uma terra vermelha de doer, a cada rajada de vento eu era “tingido” enquanto andava por lá. Completavam o cenário, a Néia na caminhonete, o Dog e o Junior, meu dois Schnauzers latindo que nem loucos…. Fagundes estava no antigo Ramal de Jandaia entre as estações de Bifurcação e Arantes (também visitadas por nós) e sua principal função era o escoamento da produção cafeeira, muito forte na região de Cravinhos e Ribeirão Preto naquele tempo. Dela seguimos para a “Figueira do Arantes”, aonde se encontram os restos da estação Arantes, já demolida… >>

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

ILUSTRAÇÃO DO LOCAL:
Tendo como base as imagens reais de cada local colhidas pelo Projeto Estações Brasileiras, eu desenvolvo uma ilustração que retrate emocionalmente o espírito de cada estação/parada, ou mesmo do seu entorno, no caso de já não existirem mais. A intenção é que sirva de estímulo para a interpretação crítica de cada um, seja de forma positiva, negativa, carregada de saudosismo, ou mesmo de forma contemplativa apenas. Espero que curtam.
FAGUNDES_01

POSTERS VINTAGE:
São ilustrações com base fotográfica, que faço sobre algumas estações que representaram algo para mim. Também tenho feito sob encomenda para pessoas que querem presentear alguém ou mesmo simplesmente tê-las para recordação de algum momento marcante, ou apenas como decoração. Todo o valor obtido com a venda destas telas, é revertido integralmente para custear novas expedições do Projeto. Nada é destinado a mim ou ao meu sustento, para isso: eu trabalho.
COLLECTION_02

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

2Comentários

  1. 28/06/13 às 18:30
    Mauro:

    Realmente uma jóia, perdida como muitas outras. Porém esta está guardada e tem só o tempo a desgastá-la. Torço para que permaneça ali eternamente para que possamos, mesmo que distante, nos maravilharmos com sua beleza. Por isso seu trabalho é muito importante. Parabéns e obrigado por nos mostrar essas maravilhas.

  2. 05/08/13 às 6:37
    marcos antonio silva.:

    o que falar destá estação (ANTONIO FAGUNDES) nome de ator famoso de tv que cenário perfeito sé como sempre ali tivesse a ferrovia ainda em perfeitas condiçoes para operar nesse ramal olhando assim as casas ainda está bem conservada pelo seus atuai propietario ainda bem.seria otimo ponto turistico nessa região plana bastante arvores e vegetação tipica dessa região.por quanto tempo as outra que ai estão a merce da sorte vai durar de tanto abandono boa sorte marcelo.

Deixe seu Comentário