11/02/13

EXPEDICIONÁRIA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 18.01.2012
DESTINO: Estação Expedicionária
LOCALIZAÇÃO: Município Pindamonhangaba – SP
COORDENADAS:  22°53’13.60″S 45°32’52.54″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim, em uso
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1916
CONSTRUÇÃO: Estrada de Ferro Campos do Jordão
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, bem conservado, porém fechado e possivelmente servindo de moradia
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Claudinéia de Marchi

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Estive na estação Expedicionária vindo de Campos do Jordão sentido Pindamonhangaba, cheguei até ela a pé, após uma pequena caminhada, já que tinha deixado a “Pretona” estacionada numa P.N. uns 300 metros à frente. É uma estação bonita, está bem cuidada, deve estar servindo de moradia para alguém, pois estava limpa, pintada e com uma cortina florida cobrindo a porta que dá saída para a plataforma. Andei pela região e vi muitas pessoas passando por ali a pé, provavelmente indo e vindo do trabalho pelo leito da linha. Os dísticos estão lá, firmes, fortes e legíveis, as marcações de quilometragem e altitude também, há um estribo entre a linha e o desvio bem em frente da estação, há um banco de madeira bem conservado na plataforma que ainda serve aos trens suburbanos da E.F.C.J. enfim, há vida no local. Gostei de passar alguns minutos ali observando a rotina das pessoas que vem e vão pela linha, mesmo que sem o trem… Expedicionária é um prato cheio para quem gosta do assunto e, claro, estiver lá por perto. Vale uma parada, uma sentada naquele banco e uma refletida nas “coisas da vida”… ah, se vale. De lá, seguimos para Agente Hely…

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

ILUSTRAÇÃO DO LOCAL:
Tendo como base as imagens reais de cada local colhidas pelo Projeto Estações Brasileiras, eu desenvolvo uma ilustração que retrate emocionalmente o espírito de cada estação/parada, ou mesmo do seu entorno, no caso de já não existirem mais. A intenção é que sirva de estímulo para a interpretação crítica de cada um, seja de forma positiva, negativa, carregada de saudosismo, ou mesmo de forma contemplativa apenas. Espero que curtam.
EXPEDICIONÁRIA 01

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

1Comentários

  1. 03/09/13 às 1:21
    marcos antonio silva:

    como podemos começar nesta reportagens sobre a nossas ferrovias que tantos trabalharam para levar o progresso desse pais que ao mesmo tempo não se respeita com o passado de tantas glorias para esses ferroviarios que lutaram deste a sua construção e ao mesmo tempo para deixar em atividades. para os atuais ferroviarios. que hoje atuam.não mais para o governos mais sim para o capital extrangeiros que chegaram aqui no brasil .com tantas promessas de envestimentos nesses segmento e nada foi feito de concreto apenas .foi passado a eles tudo que foi construido com tantos esforço e dedicação.e mais uma vez receberam este patrimonio de graça e ate hoje nada foi feito para recuperar a velha malha ferroviaria.o que eles fazem simplesmente. abandona tudo o que não for de seus interesse.(exemplo as antigas estações ferrovias que tantos anos levaram para ser construidas e em segundo tudo e largado a propria sorte como se fosse para eles uma doença contagiosas) e isso o que vemos nessa reportagens graças ao trabalho seu marcelo e sua equipe que tiveram esse empenho de mostra a verdade de nossas ferrovias que estão ai sumindo com tantos descasos tanto de governo como de logisticas que atuam aqui no brasil .essa e a verdade nesse segmento chamado ferrovias para muitos foi motivo de orgulho e gloria. e hoje quem atua e motivo de lucro e abandono.quando e que alguem do poder publico vai acorda nesse pais de tanta corrupção que envolve poder e capital extrangeiros que chegam no brasil vindo de seus paises em valencia e recebe tudo isso que aqui estamos vendo de graça. o proprio governo empresta dinheiro para esses capital extrangeiros que aqui atua em nossas ferrovias.mandam e desmandam no pais que não lhe pertence mais nos brasileiros não temos opinião para opina nesse segmento. abs marcelo boa sorte.

Deixe seu Comentário