07/08/12

EUGÊNIO LEFÈVRE

DATA DA EXPEDIÇÃO: 17.01.2012
DESTINO: Estação Eugênio Lefèvre
LOCALIZAÇÃO: Município Santo Antonio do Pinhal – SP
COORDENADAS: 22°49’33″S 45°37’43″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1916
CONSTRUÇÃO: Estrada de Ferro Campos do Jordão
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, em uso e muito bem consevado
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Claudinéia de Marchi

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Ah, eu sou fã de Eugênio Lefèvre. Seja pela imponência e sonoridade do nome, seja pela beleza do local ou pela riqueza histórica, o motivo pouco importa, o que vale mesmo é o sentimento. Eugênio Lefèvre é a estação da cidade de Santo Antônio do Pinhal, mas fica um pouco longe da cidade (uns 5 quilômetros), o que não é grande problema, pois andar por aquela região é um enorme prazer contemplativo. Eu já fui até lá por algumas vezes, ora de trem, ora de carro, mas em todas, o roteiro foi sempre o mesmo, aproveitar ao máximo a linda vista do mirante, das estufas de orquídeas, e até mesmo da pelada que sempre rola no campinho ao lado da estação. Em Eugênio Lefèvre, compramos alguns artigos de decoração na lojinha ao lado da estação, saboreamos o delicioso bolinho de bacalhau acompanhado pela não menos deliciosa Baden Baden (produzida na região) e aguardamos a chegada do trem turístico que vinha de Campos do Jordão repleto de gente. Lá, vimos cada detalhe, o girador em ação (vide mini-fime), a casa de força que fica bem ao lado da estação, enquanto o pessoal descia da automotriz e seguia para o mirante e as compras. De lá, seguimos morro acima, até a parada Pagé…

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

4Comentários

  1. 08/08/12 às 2:20
    david mancano:

    …Parabens,continuem nesse caminho flolclorico pela historia das nossas ferrovias de outrora…

  2. 09/09/12 às 22:33
    marcelo:

    Adorei o “folclórico”. Abs e obrigado.

  3. 17/08/13 às 3:32
    marcos antonio silva.:

    está em vista está muito bém conservada para transporte turistico destá região olhando em volta tudo bem conservado até existé um bar com vários aperitivos com por exemplo bolinhos de bacalhau.que legal. séria importante sé todas fosse assim na sua conservação não apenas entulhos esquecido no meio do mato para se esconder de nós o descaso de tantos anos de abandono desses que ai estão no poder abs.

  4. 26/08/13 às 13:17
    Antônio Motta:

    Parabéns pelo site e pelas informações que estão muito claras, ótimo para quem quer visitar a cidade de Santo Antonio do Pinhal.

Deixe seu Comentário